quarta-feira, 15 de abril de 2015

Doutor Risadinha informa: Uma startup pretende utilizar pulsos elétricos para melhorar o seu humor! Eu prefiro a RISADA!

Olá Pessoal, tudo bem? Hoje compartilho com vocês uma notícia da Carla Matsu, que foi veículada ontem (14/abr) no site IDGNOW do Portal Terra com o título: "Uma startup pretende utilizar pulsos elétricos para melhorar o seu humor". Apesar de eu particularmente preferir a Risada do que o choque, não poderia deixar de compartilhar a íntegra da matéria:

Dispositivo da Thync utiliza eletrodos externos e um app para smartphone. Produto deve ser comercializado ainda este ano

Para os cientistas e engenheiros da startup americana  Thync em breve o seu humor poderá ser "controlado" por leves choques elétricos e tudo isso poderá ser feito na comodidade de sua casa.

Formada por especialistas em neurobiologia, neurociência e eletrônica de instituições como o MIT, Harvard e Stanford, a Thync tem desenvolvido um dispositivo que, uma vez ligado a eletrodos posicionados sobre sua cabeça, pode enviar e receber sinais a partir de um aplicativo para smartphone, da mesma forma controlar a frequência e intensidade dos pulsos.

Para uma reportagem ao MIT Technology Review, o repórter Kevin Bullis testou a nova tecnologia e garantiu que se sentiu mais calmo, assim como alguns colegas de trabalho. Já outros relataram não ter sentido nenhuma diferença.

A Thync garante utilizar correntes elétricas muito baixas e seguras. Uma combinação que permite que pessoas não treinadas possam utilizar o dispositivo.

A nova ferramenta se baseia em uma versão melhorada da técnica ETCC ou estimulação transcraniana por corrente contínua. No caso da tecnologia da Thync, cientistas utilizam pulsos de eletricidade ao invés de corrente constante. Da mesma forma, opera em frequências que não estimulam os receptores de dor. Segundo Bullis, ele não sentiu os pulsos do dispositivo da Thync, tampouco qualquer incômodo ou mesmo dor.

Para comprovar o efeito calmante de seu método, a companhia fundada em 2011 publicou um estudo na revista on-line BioRxiv.

No estudo, a empresa relata que 77 de 82 indivíduos relataram que o dispositivo os deixou mais calmos em comparação a outro método, no caso um placebo. Em outra experiência, a startup descobriu que sua técnica reduziu o estresse em 50 por cento em um grupo de 20 voluntários.

Vale ressaltar que o estudo foi conduzido pela própria Thync e que outros pesquisadores de outras instituições ainda não aplicaram testes para avaliar sua eficácia.

Espera-se que uma vez disponibilizado ao mercado, outros cientistas poderão testar o produto.


Segundo a empresa, o dispositivo será vendido ainda este ano e a expectativa é que ele possa ainda ser usado para fins médicos, como transtornos de ansiedade e outras condições. Além do efeito relaxante, o Thync ainda permitirá um efeito oposto, no caso, estimulante.