sábado, 18 de agosto de 2012

DOUTOR RISADINHA DESTACA A GELOTOFOBIA: O medo de ser motivo de piadas!


Olá Pessoal, tudo bem? Hoje compartilho com vocês uma matéria muito interessante divulgada no último dia 15 de agosto pelas colegas Úrsula e Mari do Clube da Gargalhada, com o tema “O Medo de ser Ridicularizado”. Gostei muito da matéria, pois ela confirma o que eu apresentei na edição de 15/março/2010 do Programa Sorria e Tenha um Bom Dia, sobre a GELIOTOFOBIA: medo de ser o centro das piadas. Acompanhem o vídeo e a matéria à seguir:


Medo de ser Ridicularizado

Um dos temas de destaque na Conferência Internacional para Estudos do Humor foi sobre a gelotofobia que é o medo de ser ridicularizado. Essa palavra tem origem grega: gelo significa rir, gargalhar e fobia significa medo.

Esse conceito foi criado pelo psicólogo alemão, Dr. Michal Titze (1996). Mas, a gelotofobia não é nada divertida para os cientistas, por se tratar do medo patológico de pessoas que temem o riso dos outros.

A pessoa que é portadora de gelotofobia tem reações negativas quando ouve outras pessoas rirem - até mesmo estranhos – mesmo que seja em lugar público, como por exemplo: em um restaurante, pois, segundo estudos, ela acredita que estão rindo dela, mesmo que não haja razões para isso.

Como qualquer outra fobia, o medo de ser ridicularizado pode ter sérias conseqüências negativas na vida de uma pessoa e, segundo Titze, esse temor leva a pessoa ao isolamento social que pode torná-la solitária e desconfiada e, frequentemente, sente-se envergonhada.

Segundo Titze: "essas pessoas nunca aprenderam a apreciar o humor e o riso de forma positiva. Eu vejo esta condição como uma analogia ao Pinóquio, um boneco de madeira. Muitas das nossas emoções se manifestam em nossos músculos. Quando o medo é experenciado os músculos ficam duros e tensos".

Estudos recentes revelam que o bullying pode estar relacionado com a  gelotofobia, porque as pessoas que já foram ridicularizadas no passados podem associar o riso com lembranças de experiências negativas que já sofreram.

O tratamento de gelotophobia está sendo estudado. Mas alguns pesquisadores como Titze encontraram benefícios com as terapias envolvendo o humor.