sexta-feira, 6 de julho de 2012

DOUTOR RISADINHA na 12ª JORNADA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO DA BAHIA


Olá Pessoal, tudo bem? Gostaria de convidá-los para participar da 12ª JORNADA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA que acontecerá em Salvador durante os dias 26 a 28 de julho. Eu estarei palestrando no 3º dia (28/07 - Sábado) das 16h15 às 17h45 sobre o tema: "Gestão do Bom Humor no Ambiente Escolar". Maiores informações podem ser obtidas no link e banner abaixo.


DOUTOR RISADINHA APRESENTA: O GÁS DO RISO


 Rodrigo Oliveira em 01 de julho no blog Ao Pé da Vida, que foi extraído da Revista Como Funciona, com o título O Gás do Riso Desvendado

Antes porém gostaria de compartilhar com todos uma matéria que apresentei no Programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA que apresentei ao lado das Endorfinas com o título: 

Doutor Risadinha fala sobre o Gás do Riso


Acompanhem agora o artigo postado pelo Rodrigo:

O gás do riso, ou óxido nitroso, é um gás incolor com odor e sabor doce cujo uso principal é como anestésico em cirurgias. No entanto, devido às suas propriedades únicas, também é utilizado para outros propósitos. Seu uso como estimulante, de onde vem seu apelido, causa um curto período de insensibilidade à dor, euforia e tendência a uma leve histeria (riso) em quem o inala.

O gás possui este efeito por atuar em um grande espectro de canais iônicos dependentes de ligantes no sistema nervoso central do usuário e por inibir, parcial ou completamente, as correntes via receptor NMDA (o principal receptor do cérebro para o controle da memória). 

Apesar de o óxido nitroso ainda ser vendido para fins recreativos, pesquisas científicas descobriram que ele pode exercer efeitos neurotóxicos no córtex cingulado posterior e no córtex retrosplenial do cérebro (áreas envolvidas na consciência e na memória), e que seu uso prolongado pode levar à morte.