segunda-feira, 14 de abril de 2014

Portugal também comemorou em 1º de abril o Dia Internacional da Diversão no Trabalho

Olá Pessoal, tudo bem com vocês? Gostaria de compartilhar neste mês, o artigo da minha colega que está em Portugal, Eveline Carvalho Cunha, postado em seu blog no dia 1º de abril, também destacando o Dia Internacional da Diversão no Trabalho e o Mês Nacional do Humor. Confiram abaixo na íntegra:

Abril é mesmo um Mês muito especial! 

Você sabia que hoje, dia 01 de Abril é o Dia Internacional da Diversão no Trabalho? E que Durante todo o mês comemora-se o "Mês do Humor"?  Por isso, aproveite para implementar em sua empresa e em sua casa, atividades que envolvam o humor e o riso e anote os resultados. Perceba o quanto fará seus colaboradores e a sua família mais feliz!

Divertir-se é viver de forma saudável e com qualidade de vida. Sentir-se bem e estar bem reflete-se automaticamente em nossa produtividade. 

Por que será que muitas empresas e líderes ainda não perceberam que um ambiente harmónico, bem-humorado e alegre é capaz de promover maior alegria, dedicação e motivação ao trabalho? 

Para lembrar desta questão importante Larry Wilde, americano, diretor do Instituto de Humor Carmelo criou, em Abril de 1976, o mês Nacional do Humor com o objetivo  de alertar a consciência pública sobre a forma como a alegria e o valor terapêutico do riso podem melhorar a saúde, aumentar a autoconfiança, a produtividade e a capacidade de comunicação, criar o espírito de equipa, ter sucesso e enriquecer a qualidade de vida das pessoas.

Larry Wilde dizia: "Por que usar o humor na vida diária? A resposta é simples. Porque você obtém resultados imediatos. Não é preciso talento ou habilidade especial, nenhuma força física, você não é obrigado a ter um mestrado ou uma licenciatura. O humor faz você se sentir bem e é divertido."

A equipa da Playfair criou em 1996  o Dia Internacional da Diversão no Trabalho (dia 01 de abril) um dia alegre e brincalhão, mas absolutamente sério, com  a intenção de aumentar a consciencialização sobre os benefícios de uma atitude lúdica no ambiente de trabalho.

Neste dia da Diversão no Trabalho ou durante o mês (bom é ser todo o ano!) o importante é usar a criatividade e realizar atividades diferentes na empresa: 
·                     dançar com a equipa de trabalho; 
·                     sessão de cinema;
·                     murais divertidos com textos bem-humorados e recados para os colegas; 
·                     usar acessórios e roupas engraçadas;
·                     levar o cão para o trabalho; 
·                     oferecer mimos e elogios aos colegas de trabalho;
·                     realizar jogos e brincadeiras para fortalecer a cooperação e a união da equipa;
·                     surpresas em e-mails engraçados;
·                     jornais internos com matérias relacionadas aos benefícios do humor, otimismo e alegria;
·                     lanche partilhado;
·                     reunir a equipa para trabalho voluntário;
·                     terapia do riso e "corrente de sorrisos"... entre muitos outros... 

A Playfair adverte: "somos defensores do humor não-tóxico, ou seja, o humor que não humilha, não é sarcástico, nem discrimina pessoas, raças ou grupos."  

E então? Por que alinhar com a proposta de Diversão no Trabalho?

Vivemos tempos difíceis onde a insegurança e o medo diante dos aspectos práticos da vida (sobrevivência, emprego, relacionamentos) afetam de forma negativa a vida emocional dos indivíduos, a saúde e as relações entre as pessoas.

Observamos, neste contexto, o aumento significativo dos casos de depressão e o uso de antidepressivos de forma indiscriminada; bem como o aumento de absentismo laboral devido aos transtornos psicológicos e níveis elevados de sintomatologia de Stress. 

O stress sai muito caro para ser ignorado e em Portugal é a terceira maior causa de baixa no trabalho. Este cenário, alerta-nos para a necessidade das empresas  intervirem de maneira mais eficaz na prevenção e promoção de saúde de seus colaboradores.  

Para preencher esta lacuna surge a Gestão do Humor nas Empresas! Interessante não é? 

O Humor e o riso são ferramentas eficazes para a gestão do stress. Ajudam a passar do estado simpático (stress/alerta) para o estado parassimpático (descontraído, relaxado). 

"O Riso relaxa o corpo e a mente, fortalece o sistema imunológico e baixa o nível de cortisol combatendo melhor o stress e as insónias, melhora a circulação e a pressão arterial e libera endorfina, hormona que promove uma sensação de bem-estar geral” (Lambert, 1999)

Uma pesquisa realizada em dezembro de 2006, com 50 profissionais de TI em Bangalore, na Índia encontrou uma redução significativa nos níveis de stress pela redução dos níveis de cortisol na saliva. 

 "O impacto psicológico de Yoga do Riso: Resultados de um programa de um Mês de Yoga do Riso em uma empresa em Melbourne" 

Daniel Goleman, em entrevista ao The New York Times, afirmou que "o humor pode ajudar na resolução de problemas, bem como contribuir para melhor criatividade nos negócios". 

David Abramis, psicólogo da Escola de Administração de Empresas na Universidade Estadual da Califórnia em sua pesquisa com 382 pessoas de diversos locais de trabalho, descobriu que "aqueles que sentiam que seu trabalho era divertido obtiveram melhor desempenho e melhor se relacionavam com seus colegas de trabalho, diferente daqueles que estavam satisfeitos com seus empregos, mas não o sentiam tão divertido." 

Estamos a entrar em uma nova era: as corporações estão contratando Consultores do Humor!  Ainda bem!  

"O riso é a força mais potente e construtiva para aliviar as tensões geradas pelo trabalho".  

Uma gestão baseada na filosofia da alegria, do humor e do riso é capaz de promover inúmeros benefícios para a empresa, colaboradores e clientes. O prazer no trabalho é essencial para o crescimento criativo, o desenvolvimento inovador e um empreendimento feliz. 


WORKSHOP IDHEALL 31/05 - META S.M.I.L.E.: um novo método para atingir seus objetivos - com Marcelo Pinto

Olá Pessoal, tudo bem? Convido todos vocês à participarem comigo deste Workshop que será realizado no dia 31 de maio de 2014 das 9 as 13hs na FITEL - Fundação Instituto Tecnológico de Logística em Campinas.

Neste workshop iremos conhecer como planejar de maneira simples, alegre e descontraída, porém eficaz, as metas que nos levarão à alcançar nossos objetivos pessoais e profissionais. E teremos também contato com uma nova forma de administrarmos nosso tempo com A.L.E.G.R.I.A., o que nos ajudará a alcançar essas metas mais rapidamente. Minimizar a sensação de pressão e estresse que geram desgaste no processo da busca de nossos ideais, é o fator que nos aproxima da conquista dos objetivos. 

Os benefícios que poderão usufruir são: compreender uma maneira descomplicada de como estabelecer metas simples, reduzindo o estresse e desgastes no seu acompanhamento, além de minimizar a desistência na busca dos objetivos, mantendo, acima de tudo, a motivação no processo. Administração mais inteligente do tempo de maneira eficaz e descontraída, melhorando o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.