segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Sorria! Doutor Risadinha está de volta e com uma excelente dica de leitura! Confiram nesta postagem!

Olá pessoal, tudo bem? Depois de um merecido e divertido descanso, voltei com força total e para provar lhes trago no link abaixo uma excelente dica de leitura do Faustão da Rede Globo:

Recomendação para leitura do livro Sorria, você está sendo curado
http://www.youtube.com/watch?v=O3Q6A6wm1RY

E vocês já aproveitaram para votar no Blog Espaço do Riso na conquista do Top Blog 2010? Se você já votou, valeu!!! Se ainda não conseguiu, invista agora apenas 1 minuto e não deixem de votar e de indicar para todas suas comunidades: é muito fácil e rápido. Beleza!

E você que não conseguiu assistir ao último programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA, que foi ao ar em 12 de julho, não se preocupe, pois já está também disponível no Youtube para que você possa divulgá-lo. Nele apresentei o Voluntariado do Riso, o Som do Riso, etc, além de mais três novas técnicas do Riso Involuntário do Clube da Gargalhada de São Paulo em clima de Família, além é claro das divertidíssimas Piadas de Salão do Aldão. Legal!

Ah! Também participei em 22/julho, de uma entrevista ao vivo com a simpática apresentadora Luiza Inês, na Rádio Nacional de Brasília, quando tratamos da importância do Riso em nossa vida. Foi muito legal e divertido e no dia 27/julho, fui entrevistado por Deise Lucidi da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, sobre o meu livro Sorria, você está sendo curado!

E por fim, convido à todos para acompanharem nos links do Youtube abaixo listados, a interessante e divertida palestra da Risoterapia apresentada pelo Doutor Risadinha no programa Sorria e Tenha um Bom Dia de 21/junho/2010, para que seja compartilhada com o maior número possível de pessoas. Portanto sintam-se à vontade para envia-la à toda sua rede de relacionamento:

Doutor Risadinha apresenta a Palestra da Risoterapia
Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=fwmtwzb2_yE
Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=UvMtinM54wY&feature=related
Parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=hee6v8WMorE&feature=related
Parte 4 - http://www.youtube.com/watch?v=qGL1AeAXJSg
Parte 5 - http://www.youtube.com/watch?v=2ayUXAcUWUQ&feature=related

Beleza!!! Então agora vamos acompanhar o que saiu na internet sobre o Riso durante a primeira quinzena de julho:

Postado em 09/julho


Rir é mesmo o melhor remédio
Voltemos ao terceiro princípio de Hipócrates: quando nem os contrários nem os semelhantes curam, o que convém é o que cura. Então procuramos inspiração em tradições milenares. As culturas médicas chinesa e indiana passam a ser referência pois, no mínimo, têm largo histórico de casos clínicos. O corpo humano é sempre o mesmo. As doenças, basicamente, também: elas podem variar em novas formas de manifestação, e até em suas causas, mas sempre estaremos diante dos mesmos quadros de desequilíbrio nos sistemas que regem o organismo.

Então me deparo com algo que não é propriamente uma novidade, (...) a receita de uma prática terapêutica chamada Laughter Yoga, ou Yoga do Riso, que combina técnicas respiratórias com exercícios de riso. A ideia nasceu em 1995, quando um médico indiano, Dr. Madan Kataria, passou a observar os benefícios terapêuticos do riso, e convidou um grupo de 5 pessoas para começar. Hoje ele conta com mais de 6 mil Clubes do Riso em sessenta países. “Essa foi uma ideia única baseada no fato de que todo mundo pode rir para melhorar a saúde. Exercícios de respiração iogues permitem levar mais oxigênio para o corpo e o cérebro, fazendo com que nos sintamos mais saudáveis e energizados. E mesmo quando o riso é forçado, nosso corpo é incapaz de identificar a diferença. Por isso, produz os mesmos benefícios para a saúde, sejam eles fisiológicos ou bioquímicos”, diz o especialista.

(...) A ciência assina embaixo. Um recente estudo realizado por cardiologistas da University of Maryland Medical Center de Baltimore (EUA), é o primeiro a indicar que rir previne doenças cardíacas. Um dado importante identificado é que quem possui doenças desse tipo apresenta menor capacidade para rir, comparadas às pessoas sãs. “Nós não sabemos ainda porque rir protege o coração, mas sabemos que o estresse mental está associado a danos no endotélio, camada celular que forra interiormente os vasos sanguíneos. E essa pode ser a causa de uma série de reações inflamatórias que levam ao aumento dos níveis de gorduras e colesterol nas artérias, culminando num ataque cardíaco”, afirma o médico Michael Miller, diretor do Centro que realizou a pesquisa.

O importante, afirma o cardiologista americano, é rir mais e todo dia. Levar a vida menos a sério, mesmo que isso pareça impossível. Mesmo que, a nossa volta, não existam muitos motivos concretos para isso. (Por Cristina Almeida)
http://decasocomamedicina.wordpress.com/2010/07/09/rir-e-mesmo-o-melhor-remedio/


Postado em 10/julho


A voz do mestre
Certa vez, uma jovem encontra seu mestre e pede que ele lhe mostre como evoluir espiritualmente. O mestre simplesmente diz:

- Eu lhe darei três indicações, desde que você prometa cumprí-las fielmente.

- Claro, eu concordo - respondeu rápidamente a jovem.

- Então, ele diz:

- Sorria sempre, não se preocupe e seja feliz.

A jovem ficou decepcionada. Então era esse o grande segredo? Além do mais, como não se preocupar, se a vida apresenta inúmeros desafios e dificuldades? Seu mestre apontou para o céu, sugerindo-lhe confiar no Todo Poderoso as suas preocupações.

Como ela havia prometido, procurou seguir as instruções à risca. Para sua surpresa, as coisas começaram a mudar. Notou que seu semblante sempre carregado, se modificara. Ela aprendeu também, como um sorriso tem o poder de transformar tudo para melhor.

Sem preocupações exageradas, compreendeu que, quando agia tranquilamente e sem pensamentos negativos, suas chances de sucesso cresciam muito. Quanto a ser feliz, percebeu que antes ela mesma é que atrapalhava sua felicidade com críticas e reclamações, e agora ela passou a confiar mais nas pessoas.

Essas foram as simples lições de um sábio: sorria sempre, não se preocupe e seja feliz. (Por Anita Godoy)
http://correiodeuberlandia.com.br/blog/2010/07/ANITA/48/Est%C3%A1%20Escrito.html


Postado em 13/julho


UFPB realiza 1ª Oficina do Riso do Curso de Medicina
Aconteceu entre os dias 26 a 30 de julho a 1ª Oficina do Riso do Curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba. (...) A Oficina do Riso é uma formação para profissionais e estudantes de saúde em palhaço/cuidador para atuar em ações de promoção da saúde nos espaços de grupos educativos e de convivência, bem como atuar em unidades de saúde e hospitais. O objetivo é favorecer o processo de humanização desses espaços e, por meio da alegria, do riso, desenvolver aspectos da criação de vínculos e de amizade no processo de cuidado das pessoas em adoecimento.

(...) Os objetivos da Oficina são, entre outros, gerar competências em estudantes e profissionais de saúde para atuarem como palhaços/cuidadores utilizando as linguagens da pantomima, do Tony e do Clown em processos de acolhimento aos usuários, em processos terapêuticos com grupos de usuários e espaços de internação hospitalar, orientados pela política de humanização. (Da Redação - com assessoria de WSCOM Online)
http://www.wscom.com.br/noticia/educacao/1+OFICINA+DO+RISO+DO+CURSO+DE+MEDICINA-90134


Postado em 14/jul


Por que a felicidade encontra espaço nas empresas?
(...) As empresas, por exemplo, também se preocupam como o "estado de espíritos" dos seus colaboradores, uma vez que compreendem que pessoas equilibradas emocionalmente são mais produtivas e têm chances significativas de atender as expectativas do negócio. Mas, como trazer a felicidade para o dia a dia do colaborador? Quais os recursos que podem ser aplicados para tornar, por exemplo, o clima mais satisfatório? Que fatores interferem na alegria no ambiente corporativo?

(...) Koji Sakamoto, consultor, palestrante motivacional e autor dos livros "Encontrando um Caminho", com cerca de 60 mil exemplares vendidos no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Japão, Angola, Itália, Alemanha, Inglaterra, e países da América Latina, e do "Seja Lá o que Deus Quiser", voltado para empresários e leitores em geral aborda o tema felicidade com base em Mokiti Okada, filósofo japonês, que foca a mudança da empresas a partir do momento em que passam a se preocuparem em manter acessa a alegria na rotina dos trabalhados.

(...) RH - Trazer a felicidade para o meio empresarial é utopia ou não?
Koji Sakamoto - Não é utopia, basta apenas despertar e desenvolver o grande desejo de ser feliz que está latente no interior de cada ser humano. Hoje em dia o meio empresarial está facilitando para que tudo isso comece a se desenvolver. Estão criando-se condições propícias em todos os sentidos, como instalações mais adequadas, benefícios de várias formas, almejando o bem-estar dos colaboradores. Hoje já é uma realidade em algumas empresas e está se dissipando rapidamente para muitas outras, grandes, médias e até pequenas. Já está surgindo um novo índice de desenvolvimento para um país, não mais apenas pelo Produto Interno Bruto (PIB), mas pela Felicidade Interna Bruta - criada num pequeno país chamado Butão. E Já foram lançadas algumas sementes no Brasil e em diversos países da Europa.

RH - Quais as características de uma empresa contaminada pela alegria?
Koji Sakamoto - É quando reina harmonia, paz e felicidade no ambiente da empresa, por conseguir fazer a felicidade dos colaboradores, parceiros, governo e a sociedade, principalmente no respeito ao meio ambiente. Tudo em função do pleno cumprimento da missão em todas as etapas, pois o grande segredo da felicidade é fazer o próximo feliz.

RH - Quais os principais fatores que estimulam a alegria entre os profissionais?
Koji Sakamoto - Naturalmente um ambiente de paz, harmonia e de entusiasmo acompanhado da evolução da empresa são alguns fatores que influenciam na alegria entre os profissionais. Mas existem outros fatores como o foro íntimo, de estar participando de um projeto que leva muitos benefícios aos parceiros, aos colaboradores e, principalmente, a não agressão ao meio ambiente e a oportunidade de estar participando de um projeto onde se orgulha do que faz por se sentir muito útil. E como fator mais importante, estar cumprindo plenamente a sua missão na sociedade. (...) - (Por Patrícia Bispo)


Postado em 14/jul


Serasa Experian lança índice para medir a felicidade de seus profissionais
(...) Mas, o que é diferente na Serasa Experian, é a preocupação que a empresa tem com o nível de felicidade de seus profissionais. E para fazer esta medição, foi criado o Índice de Felicidade Serasa Experian, uma pesquisa simples, enviada bimestralmente aos profissionais da empresa, com o objetivo de avaliar o quanto os profissionais estão felizes com a Serasa Experian, na área em que atuam e com o líder ao qual respondem.

Para os próximos meses, a ideia da Serasa Experian é cruzar os resultados com os índices de satisfação dos consumidores, receita líquida e faturamento. Será uma maneira de avaliar, com critérios objetivos, o impacto da felicidade nos negócios. (Fonte: Assessoria de Imprensa Serasa Experian)


Postado em 15/jul


O riso
O verão, a luz, as brincadeiras, mesmo nos nossos locais de trabalho parece que algo nos liberta das tensões do Universo e nos faz sorrir. Então, vamos usufruir desse desejo interior e libertar a criança que há em nós e rir de forma saudável e natural.

Vários estudos têm vindo a demonstrar os benefícios e a importância do riso nas nossas vidas. Vamos, então, reflectir um pouco sobre essas ideias.

“Os primeiros estudos sobre os efeitos do humor sobre o corpo foram realizados nos Estados Unidos nas décadas de 1930″. Mas, só em 1979 é que se libertou das teorias e foram sistematizados como estudos científicos.

Ora, riso é uma forma de nos alinharmos com o bem-estar, a consciência e a saúde física e emocional, permitindo-nos:

Relaxar;

Reforçar o sistema imunitário;

Abrir a nossa capacidade de sentir e amar;

Silenciar as preocupações;

Incrementar a criatividade.

De modo geral, os investigadores concordam que os beneficios do riso são:

Fazer com que o diafragma se mexa, aumentando a capacidade pulmonar e melhorando a respiração;

Fortalecer o coração;

Ao fazer vibrar o fígado facilita digestão;

Estimula os rins;

Reduz a hipertensão aumentando a irrigação sanguínea;

Tonifica os músculos;

Fortalece o sistema imunitário;

Reduz a dor – efeito analgésico. (...)
http://www.saberesorrir.com/2010/07/15/o-riso/


Que alegria continuar constatando que o Riso, a Alegria e o Bom Humor vêm se mantendo presente na pauta de quase todos os dias desde que começamos com o Blog ESPAÇO DO RISO? Isso nos deixa muito feliz e dá coragem para continuar insistindo na ajuda de vocês para divulgarmos estas notícias cada vez mais para um número maior de pessoas. Conto com vocês!!!

Um Forte Abraço com Coçadinhas do Doutor Risadinha