segunda-feira, 28 de maio de 2018

DOUTOR RISADINHA RECOMENDA: NÃO RIA DOS OUTROS, RIA DE VOCÊ MESMO!



Oi Pessoas Risonhas, tudo certinho? Hoje compartilho com vocês uma matéria muito legal publicada na última sexta feira (25/05/18) na seção Vida e Estilo do Portal Terra, com o título:
Rir de si mesmo faz bem para a saúde mental”, apresentando um estudo realizado pela Universidade de Granada e publicado pelo periódico Personality and Individual Differences. Confiram na íntegra:

Fazer piadas de si mesmo em situações constrangedoras pode lhe ajudar a lidar com momentos desafiadores

Algumas situações em nossas vidas podem ser desafiadoras. Decepções e eventos que ocorrem sem que estejamos preparados para encará-los são recorrentes, e muitas vezes, lidar com a situação de forma bem humorada pode ser vantajoso. Um estudo realizado pela Universidade de Granada reforçou isto, apontando que fazer piadas com você mesmo pode garantir uma maior auto-segurança, além de potencializar a felicidade, e melhorar o bem estar.

Ao vermos alguém fazendo piadas consigo mesmo, acreditamos que a pessoa está fazendo isto apenas para disfarçar suas inseguranças. Porém, a verdade é o oposto: Essa habilidade demonstra uma maior força frente às adversidades.

Como o estudo foi feito

Especialistas em comportamento da universidade de Granada, decidiram analisar diferentes tipos de humor, a fim de determinar se o lado cômico das pessoas estava relacionado com a forma que elas lidam com sentimentos negativos, como a dor e a raiva.

O estudo foi publicado pelo periódico Personality and Individual Differences, e contou com a participação de 1,068 espanhóis, com idades de 18 a 65 anos. Eles foram submetidos a cinco diferentes estudos acerca do tema do estudo.

Para analisar os tipos de comportamento humorísticos, foi utilizado um questionário com 32 itens que envolviam a auto-análise. Uma das maiores descobertas após a observação destes questionários, era que o humor auto-depreciativo não tinha necessariamente uma conotação negativo, como se pensava anteriormente.

"Particularmente, nós notamos que uma maior tendência em praticar o humor auto-depreciativo implica em maiores níveis de felicidade e sociabilidade, fatores fundamentais para o bem estar psicológico", disse Jorge Torres Marín, coautor do estudo em entrevista ao periódico. As descobertas do estudo mostram e ilustram como as variadas formas de humor podem beneficiar diversos contextos.

Humor associativo

Este tipo de humor leva em consideração piadas que a maioria das pessoas tendem a achar engraçado. Ele ajuda a fortalecer os laços sociais com o grupo desejado.

Humor auto-estimulante

O uso desse tipo de humor permite que as pessoas superem situações embaraçosas, ao permitir que elas encontrem um lado cômico dentro da situação negativa que estão vivendo.

Humor autodepreciativo

Entretanto, por mais que fazer piadas sobre si mesmo tenha vantagens e seja um sinal de uma maior auto segurança, a ação também tem seu lado negativo. De acordo com as respostas do questionário, piadas auto-depreciativas podem ser um indicador de raiva reprimida.

"Os resultados sugerem que o humor auto-depreciativo, mesmo quando fomentado de maneira positiva ou bem-intencionada, pode também ser um sinal de que a pessoa está mascarando sentimentos ou intenções negativas", conclui Ginés Navarro-Carrilo, coautor do estudo, em entrevista ao periódico.

Portanto, preste atenção se você está fazendo piadas para lidar de maneira mais leve com seus problemas, ou se você o faz para suprimir sentimentos ruins. Caso se identifique com o segundo caso, é recomendável que você expresse seus verdadeiros sentimentos. E caso isto lhe prejudique, procure um especialista.

Solicito à todos vocês que me ajudem na divulgação desta matéria e a tornarem-se SEGUIDORES do blog Espaço do Riso, para acompanhar tudo o que rola sobre os benefícios que o Riso e Bom Humor proporcionam à nossa saúde e relacionamentos pessoais e profissionais.

Sempre que precisar realizar eventos motivacionais, lembre-se de Marcelo Pinto – www.palestrantedobomhumor.com.br ! Desenvolvemos palestras e treinamentos criativos e com uma das melhores relações investimento x benefício existentes no mercado.

Abraços, SORRIA E TENHA UM BOM DIA ®

ATENÇÃO! O Espaço do Riso não têm como objetivo diagnosticar ou tratar qualquer tipo de doença ou problemas físicos. Os artigos do blog são extraídos da própria internet, jornais e revistas. "Eles não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas".