segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Doutor Risadinha implora: Sorria, por favor!

Olá Turminha do Riso, tudo beleza? Compartilho hoje com vocês um artigo interessante postado por Eduardo Santgos ontem (11/dezembro) no blog português da Fátima Missionária, sob o título "Sorria, por favor!". O texto está bem interessante e em linha com o que defendo no meu site http://www.doutorrisadinha.com.br/ . Confiram:

Sorria, por favor


Não podemos fugir aos problemas do dia-a-dia, mas temos a possibilidade de os encarar e tentar resolver com bom senso e se possível, sem azedume. Talvez até possamos ter a coragem de sorrir, vamos fazer um esforço dando ânimo aos outros e a nós próprios?

Há quem diga: "A vida não está para brincadeiras" e em muitos aspectos, devido ao grau de dificuldade, é uma realidade que se sente. Se o presente já é difícil, como será o futuro? ... Comecemos pela nossa postura no dia-a-dia. ... Faça um esforço, sorria e depois pense. Primeira coisa positiva, já se sente com outra disposição, certo? Está a contribuir para ter um dia mais saudável, quem diria!

Está comprovado que bom humor e optimismo vacinam o nosso corpo contra todo tipo de doença. O funcionamento do corpo melhora e várias dores diminuem visivelmente, assim dizem os entendidos. Ao sorrir estimula o cérebro a libertar endorfina e serotonina - substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade que proporcionam uma sensação de leveza e bem-estar, além de activarem o sistema imunológico. Sabia que o sorriso combate a depressão e o stress, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, desintoxica o organismo e espanta a dor? Mais ainda, lembre-se que quando sorri já está a contagiar aqueles que o/a rodeiam, essas pessoas sentem-se bem com a sua presença, não é bom?

De facto, não precisamos de motivos para sorrir, mas se fossem necessários bastaria lembrar pequenas coisas. O nosso sorriso para os outros convida à aproximação; quando sorrimos ou rimos, todos os nossos órgãos se descontraem, logo é um bom exercício e torna-se saudável; o sorriso transmite alegria, confiança com quem convivemos e permite-nos encontrar uma harmonia interior que gera uma sensação agradável; o sorriso é uma arma eficaz contra a antipatia e abre portas a um convívio naturalmente simples. Por outro lado, estando bem connosco próprios, essa sensação é transmitida facilmente aos outros e assim funciona uma cadeia natural de bom relacionamento que poderá levar as pessoas a manter esperança de um futuro melhor. Para o cristão é algo precioso, segundo dizia São Francisco de Sales: "Um santo triste, é um triste santo" para exemplificar que a alegria também agrada ao Senhor e é motivo para que cada um de nós a exerça. Sorrir pode não resolver os problemas, mas ajuda-nos a enfrentá-los com eficácia, portanto não se esqueça de sorrir!