domingo, 19 de julho de 2009

A importância do Riso na Amizade

Bom Dia, Turminha do Riso,

Hoje trago este artigo sobre o Dia do Amigo que será comemorado amanhã, dia 20/julho. Procuro nele, demonstrar a importância que o Riso tem para iniciarmos uma amizade e até mesmo reforçarmos os laços daqueles que já são nossos amigos. Este artigo já foi publicado 6ª feira passada no site http://www.artistaseartes.com.br/sub_paginas.php?pagina=19110&menu=70 e amanhã logo cedinho, participarei ao vivo com a jornalista Beverli, do Programa Realidade, na Rádio São Francisco Sat, de Caxias do Sul/RS. Valeu !!!! Então vamos lá, porque você é ....

“meu amigo de fé meu irmão camarada / sorriso e abraço festivo da minha chegada / Você que me diz as verdades com frases abertas / amigo você é o mais certo das horas incertas...” (Amigo - Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Caros amigos, eu não podia deixar de abrir este artigo comemorativo do Dia do Amigo, sem mencionar esta famosa canção do Rei Roberto Carlos, ainda mais por ser neste ano que também celebramos seus 50 anos de carreira.

Feita esta homenagem ao Rei, temos curiosamente na Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_amigo), a informação de que o Dia do Amigo foi instituído em Buenos Aires, Argentina em 1979, através do Decreto nº 235 e desde então foi adotado em outras partes do mundo, inclusive aquí no Brasil. E como não podíamos ficar atrás dos argentinos, no Rio de Janeiro também existe uma lei (nº 5.287) instituindo o dia 20 de julho como Dia do Amigo, no Calendário Oficial do Estado (http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/07/10/e100713920.html)..

Legal tudo isso, mas você deve estar se perguntando: Qual é a importância do Riso na Amizade? Quando compartilhamos o riso com outras pessoas descobrimos que temos coisas em comum e daí para uma amizade duradoura é meio caminho andado. Depois para mantermos esta amizade, o riso se mostra como importante aliado que nos ajuda a melhorar e aprofundar o relacionamento com as outras pessoas. Por isso, mesmo as maiores amizades se tornam estranhas sem a troca de pelo menos um sorriso. Já dizia o escritor e estudioso do Riso, Robert Holden que “ter um amigo engraçado compensa todas as dificuldades e obstáculos da vida”.

W. Grant Lee escreveu que “o riso estabelece laços de amizade. Enquanto riem juntas, as pessoas deixam de lado conceitos como ser velho ou jovem, professor ou aluno, chefe ou empregado. Passam a ser simplesmente um grupo, desfrutando juntos a existência”.

“Eu gosto de você / E gosto de ficar com você / Meu riso é tão feliz contigo / O meu melhor amigo / É o meu amor...” (Velha Infância – Tribalistas)

Como diz o cientista Robert Provine, “conviver com os amigos e a Família é a fonte mais rica da gargalhada!”. À medida que a nossa sociedade se torna mais e mais individualista e isolada, o riso vai desaparecendo e, com ele o nosso bem-estar e saúde.

E assim como o Riso, a Amizade também nos proporciona mais saúde. O escritor Tim Sanders afirma que amigos são um importante remédio quando você fica doente. E para embasar sua afirmação ele cita Eugene Kennedy, professor de psicologia na Universidade Loyola de Chicago, que escreveu em 2002, para a revista Prevention, o artigo “O fator amizade” onde diz: “ter bons relacionamentos melhora a saúde e cura depressões” e Redford B. Williams, diretor do Centro de Pesquisa de Medicina Comportamental e professor de psiquiatria da Universidade de Duke, que após examinar 1.368 pacientes durante mais de 9 anos, concluiu que o fato da pessoa ser casada ou ter um bom amigo era um forte indicador de que tinha grandes chances de sobreviver a um enfarte. “Pacientes solteiros ou solitários corriam 3 vezes mais riscos do que os que tinham alguém que se importasse com eles.”

Uma das razões de muitas pessoas terem poucos amigos se dá pelo fato de oferecerem pouco e esperarem muito dos outros. A amizade não é um negócio individual, mas uma troca justa. Não pode haver amizade verdadeira sem reciprocidade. Esteja sempre disponível. Ofereça um ombro amigo.

É natural preferir quem se parece com a gente. A semelhança une as pessoas e reduz os conflitos. Pessoas risonhas atraem amigos risonhos. Bom mesmo é termos amigos que nos estimam, não pelo que temos, mas pelo que somos. Portanto, se cultivarmos em nós qualidades divertidas, atraentes e amáveis, teremos muitos amigos leais. Já está mais do que provado que pessoas consideradas alegres, otimistas e bem humoradas tendem a fazer amizades com facilidade. A diversão é o combustível da amizade.

Outro poderoso fator para a amizade, além da personalidade divertida e risonha, é ter o desejo de derramar em volta de si a alegria e o prazer de ajudar os outros. Há pessoas que espalham a alegria por onde passam e com isso conseguem formar muitos amigos. Procure dizer a todos ao seu redor coisas agradáveis, palavras positivas; pratique ações generosas, sorria, divirta-se e ficará surpreendido ao ver quanto se ampliará seu círculo de amizades.

Uma dica: neste dia sorria para a pessoa ao lado e compre brinquedos divertidos para si e para os seus amigos.

E para finalizar, vamos juntos cantar: “Bom Dia Amigo / Bom Dia Irmão / basta um Sorriso / e cante esta canção ...” (Bom Dia Amigo - Católica)

É isso aí Turminha, assim já falava a canção que "amigo é coisa prá se guardar embaixo de sete chaves e dentro do coração", então meus Amigos e Amigas: SORRIA E TENHA UM BOM DIA.