sábado, 29 de setembro de 2012

Doutor Risadinha divulga novidades sobre o Grupo Risadinha que atua no Distrito Federal


Turminha, vejam que matéria interessante foi publicada em 21/ago/2012 no site Mais Comunidade, com o título: Palhaços treinam para levar humor a hospitais públicos do DF.


Você já ouviu falar na arte da palhaçaria? Você sabe o que é um ‘clown’? Originário no século XVI, este vocábulo significa ‘colono’, ‘rústico’, ‘torpe’, ‘indivíduo desajeitado e engraçado que faz o público rir’. Exemplo: palhaço. No Distrito Federal alguns desses se reúnem no Grupo Risadinha e levam o ridículo a sério.

Os componentes desse grupo se dedicam a visitar hospitais, tornando o humor um lenitivo à dor. Fazem rir pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde, independente da condição de cada um. Mas para isso treinam muito. Estudam, são bacharéis e licenciados em artes cênicas pela UnB. Os treinos acontecem às quartas feiras à tarde, no clube da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas da União.

“Para ser palhaço tem que ter vocação. Treinamos técnicas de comicidade e improvisação por meio de expressões corporais. Sem compromisso com o acerto, estamos na contra mão do sugestivo mundo utilitário. Procuramos ‘desdramatizar’ o ambiente hospitalar levando alegria e esperança aos pacientes”, explica Ana Flávia Garcia, palhaça Geléia, diretora artística do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário