sábado, 29 de setembro de 2012

Doutor Risadinha apresenta o Grupo Terapia do Riso e a Trupe do Nariz Solidário


Booommm Diiiaaa Turminha do Riso Saudável! Vamos hoje dar uma salva de palmas para o grupo 'Terapia do riso' que melhora saúde de pacientes do Hospital Ronaldo Gazolla, conforme foi noticiado em 13/set/2012 por Tiago Frederico no site do Jornal O Dia. Acompanhem abaixo, a íntegra da matéria:

Há dois meses no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla do Rio de Janeiro, a Trupe do Nariz Solidário já coleciona grandes histórias para contar, como explica o paciente Marcos Bastos, que atribui sua melhora à "besterologia" aplicada em grandes doses durante as visitas dos palhaços à unidade.
"Quando acordei no CTI e abri os olhos, a primeira coisa que eu vi foi a 'Doutora Alegria'. Pensei logo: que barato! Se morri, estou no céu! O CTI é um lugar muito triste, estamos privados da companhia de quem a gente ama; e, de repente, descobrimos que tem outra fonte de calor", conta Marcos.

Hoje, longe do Centro de Tratamento Intensivo, o paciente recebe a visita dos 'Doutores Palhaços' em uma enfermaria. Marcos garante que é muito mais do que diversão, é um incentivo extra para sua recuperação. "Eles não despertam só o riso. Sempre têm uma palavra amiga, um conforto, uma música. É um trabalho lindo", garante.

De acordo com o Dr. Marco Aurélio Pereira, diretor médico adjunto do HMRG, é comprovado cientificamente que os estados emocionais negativos comprometem o sistema imunológico. Se o indivíduo não buscar recursos para lidar com esse desequilíbrio, iniciará um processo psicossomático. Doenças surgirão como manifestação ou agravamento do quadro de saúde. "Quando você está rindo de verdade, está trabalhando com a contração de todos os músculos da face, ativando toda a circulação sangüínea e proporcionando ao corpo um grande bem estar. Alegria não tem contra indicação, muito pelo contrário. Aqui no Ronaldo Gazollaa, a prática já deu muito certo", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário