segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

OSHO e Doutor Risadinha jogam no mesmo time: que acha que o Riso é bom para nossa Saúde

Turminha, notem que interessante matéria postada em 30/12/10 por Rui Fragassi extraída diretamente da Fonte: Osho, Corpo e Mente em Equilíbrio, Editora Sextante, 2008. ISBN 978-85-7542-349-3. Vocês merecem este compartilhamento sobre o Poder do Riso em nossa saúde. Aproveitem!


"Rir é o melhor remédio", ditado popular

A sociedade mutilou seu corpo, sua mente - tudo. Deram a você apenas algumas escolhas, deixaram apenas algumas pequenas aberturas e só é possível olhar através delas. Nunca deixam que você veja a totalidade das coisas.

O senso de humor reunirá as partes que foram separadas, colará seus fragmentos, deixando-o inteiro. Não reparou nisso? Quando você dá uma boa risada, de repente todos os fragmentos desaparecem e você se torna uma coisa só. Quando você ri, sua alma e seu corpo se tornam uma coisa só - eles riem juntos. Quando você pensa, seu corpo e sua alma estão separados. Quando chora, seu corpo e sua alma também são uma coisa só, funcionando em harmonia. Lembre-se sempre: todas essas coisas são boas, fazem bem, pois fazem de você um só todo. Rir, chorar, dançar, cantar - tudo isso faz de você um conjunto em que tudo funciona em harmonia.

Sua cabeça pode estar pensando enquanto o corpo continua fazendo mil coisas diferentes. Você pode comer enquanto a sua mente pensa e, então, ocorre uma divisão, algo negativo. Você anda na rua e, enquanto o corpo anda, a sua mente está pensando. Não que esteja pensando na rua, nas árvores que o cercam, no sol, nas pessoas em volta de você - você está pensando em outras coisas, está em um outro mundo.

Mas, ao rir, se a sua risada for de fato profunda - se não for uma pseudo-risada, que só acontece nos lábios -, você sentirá de repente seu corpo e sua alma funcionando juntos. A risada não está só no seu corpo, ela penetra no fundo do seu ser. Surge de você e se espalha por toda a circunferência. Você é um só, quando ri.

Minha definição de saúde é que, quando você não percebe a existência do seu corpo, você está saudável. O mesmo vale para a mente saudável. Só uma mente insana pode ser sentida. Quando a mente está sã, silenciosa, não é possível senti-la. Quando o corpo e a mente estão silenciosos, é possível sentir a alma com mais facilidade, com uma risada. Não há por que ser sério.

Aproveite a vida, ria das coisas ridículas à sua volta. Ria durante todo o trajeto até o templo de Deus. Aqueles que riram bastante (como os fundadores do Tantra) chegaram lá - as pessoas sérias ainda estão perambulando por aí, com a cara amarrada.
http://saudeperfeitarfs.blogspot.com/2010/12/riso-e-saude.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário