segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Doutor Risadinha apresenta novos estudos sobre o Sorriso de Monalisa

Pessoal, encontrei esta postagem do Célio no final do ano passado que trata de novos estudos sobre o Sorriso de Monalisa. Não sei se ele está de sacanagem, mas vale a pena dividir com vocês, lembrando que logo abaixo postei uma matéria que apresentei no programa Sorria e Tenha um Bom Dia sobre outras interpretações do Riso de Monalisa. Agora deixo para vocês tirar suas próprias conclusões! Vamos lá!


Novo estudo diz: Mona Lisa sorria porque estava ... feliz

Retrato pintado por Leonardo da Vinci, a Mona Lisa atrai pesquisadores de todo o mundo. Alertadas para a possível presença de um mistério interessante, algumas pessoas querem definir e, em seguida, resolvê-lo. O misterioso meio sorriso que vem intrigando os observadores da Mona Lisa durante séculos não é realmente difícil de interpretar, dizem pesquisadores holandeses. Ela estava sorrindo porque estava feliz - 83 por cento feliz, para ser mais exato, de acordo com cientistas da Universidade de Amsterdã.

No que todos viram como uma demonstração da tecnologia de diversão, em vez de um experimento sério, os pesquisadores analisaram uma reprodução da obra-prima de Leonardo da Vinci com a ajuda de um software de "reconhecimento de emoções", desenvolvido em colaboração com a Universidade de Illinois.

O resultado mostrou que Mona Lisa estava 83 por cento feliz, 9 por cento com nojo e o restante com raiva. Ela era inferior a 1 por cento neutra, e não de toda surpresa.

A equipe ainda vai publicar um relatório científico formal. Ele vai se juntar a um monte crescente de estudos que são tão difíceis de classificar como o famoso sorriso de Mona Lisa. Aquele sorriso, alguns cientistas sugerem, não pode realmente ser um sorriso.

Aqui está uma outra amostra de estudos sobre a Mona Lisa - Mona Lisa: Sem dentes

Grande parte do mundo comemora Mona Lisa como uma icônica mulher perfeita. Mas o Dr. Joseph E. Borkowski, da Universidade Georgetown e Faculdade de Odontologia, em Washington, DC, propõe uma conjectura perturbadora. Em seu estudo "Mona Lisa: O Enigma do Sorriso" (.. Journal of Forensic Sciences, vol 37, n º 6, p. 1706-1711), ele explica que:

A Mona Lisa não sorri, ela usa uma expressão comum para pessoas que perderam seus dentes da frente. Um close-up da área labial mostra uma cicatriz que não é diferente daquela deixada pela aplicação de força bruta. As mudanças verificadas na área perioral são as mesmas que ocorrem quando os dentes anteriores são perdidos.
http://www.dihitt.com.br/barra/novo-estudo-diz-mona-lisa-sorria-porque-estava-feliz-

Nenhum comentário:

Postar um comentário