segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Doutor Risadinha sempre defendeu que bastam 15 minutos de boas risadas por dia para mudar nossa vida para melhor. Agora temos mais estudos que confirmam isso!

Pessoooaaalll !!! Vejam que matéria super interessante encontrei. Ela foi postada por Elisabete Silva em 27 de Dezembro de 2010 no site português http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1743188&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%253A+DN-Ciencia+(DN+-+Ciencia) sob o título "15 minutos de riso mudam a vida " e trata de vários estudos sobre o Riso, tendo inclusive um deles sido apresentando num vídeo intitulado "Cérebro feliz: o riso e o sentido de humor.", que foi circulado em diversos blogs e sites. Confiram neste link do respeitado site último segundo http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/video+mulheres+riem+mais+que+homens/n1237897664335.html .

Agora a matéria na íntegra sob o título "15 minutos de riso mudam a vida ":

Com 15 minutos de riso por dia ganham-se quatro anos e meio de vida. Mas há mais. Para mostrar que rir é mesmo o melhor remédio, um estudo indica que as pessoas que combatem o stress com o riso têm menos 40% de possibilidade de sofrer um enfarte ou um derrame e têm menos dores nos tratamentos dentários. E ainda não se pode esquecer como o riso contribui para o emagrecimento: 15 minutos equivale a menos 40 calorias.

"O humor e a felicidade são genuinamente humanos", explicou, citada pelo El Mundo, Natalia López Moratalla, professora de Bioquímica da Universidade de Navarra, que liderou o estudo. Acrescentou ainda que ao prolongar-se os sentimentos negativos, o corpo humano começa a "esgotar--se", prejudicando o organismo.

Este estudo foi apresentando num vídeo intitulado "Cérebro feliz: o riso e o sentido de humor." E se este indica que rir faz bem à saúde, um outro, da Universidade de Stanford, nos EUA, centrou-se nas vantagens do emagrecimento. Com os mesmos 15 minutos, pode perder-se até 40 calorias. A investigação indica ainda que rir 100 a 200 vezes por dia implica o mesmo esforço cardiovascular de dez minutos de corrida.

Para um homem, a chamada "piada fácil" serve para rapidamente rir. Já as mulheres analisam mais. O resultado é o mesmo, o processo cerebral é que é mais longo, segundo Natalia López Moratalla. "Primeiro usamos as áreas do cérebro que processam as palavras e tentam perceber que aquilo que ouve ou lê não faz sentido. Nesta primeira etapa, praticamente não há diferenças entre homens e mulheres", referiu. É na segunda de três fases que se revela a diferença. O feminino percorre mais áreas do cérebro até entender a razão para rir.

As mulheres utilizam a parte do cérebro que processa os sentimentos. A detecção do "erro" (que dá origem à piada) é recompensado com uma agradável emoção. E tudo graças à dopamina, também conhecida como hormona da felicidade. As mulheres dão mais atenção aos conteúdos semânticos, comparando com dados memorizados. Segundo Natalia López Moratalla, é por isso que se diz que as mulheres preferem o "humor inteligente".

Enquanto as mulheres fazem uma ligação entre o conhecimento e a emoção para depois rir, o homem separa as duas áreas, evitando a análise à piada, fazendo com que riam com mais facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário