segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Doutor Risadinha também concorda que o Riso alimenta nossa Alma

Olá Turminha do Riso! Feliz 2011 para todos vocês! Como estivemos sem contato nestas duas últimas semanas, vamos retomar algumas das melhores postagens desde o Natal, beleza? Então, comecemos por esta que foi postada no próprio dia 25 de dezembro de 2010 por Cidinha de Souza em seu blog
http://cidocanews.blogspot.com/2010/12/riso-tambem-alimenta-alma.html sob o título:

Riso também alimenta a alma

“Apenas entendo que o riso é a mais certeira prova da alma. Olhai para uma criança: só as crianças sabem rir com perfeição, por isso são fascinantes. É abominável a criança que chora, mas a que ri alegremente é um raio do paraíso, é o futuro do homem quando ele, finalmente, se tornar tão puro e ingênuo como uma criança”. O trecho diz respeito ao livro O adolescente, do escritor russo Fiódor Dostoiévski, referente à mportância do riso para o espírito da pessoa. Cristão ortodoxo, o escritor se notabilizou por personificar alguns dos principais sentimentos do homem em personagens dos mais variados tipos da Rússia do século XIX.

O teólogo Fábio dos Santos faz coro à prerrogativa do escritor russo, entendendo que Dostoiévski retrata, com estas palavras, o poder do riso na formação espiritual de uma pessoa. “O riso tem a capacidade de formar o espírito de uma pessoa. Através do sorriso, é possível observar a essência da alma de alguém”, diz. “Pessoas que não são sinceras consigo próprias dificilmente conseguem dar um sorriso franco, aberto, que permita ao seu interlocutor perceber toda a graça da vida”, observa.

Para Santos, o riso representa um significado tal qual a caligrafia, só que essa escrita se observa “na relação humana”. O riso seria então a leitura do estado de espírito de uma pessoa. “É o riso que permite desvelar coisas que, por vezes, são ocultadas do olhar de alguém. Apenas pelo sorriso nos são apresentadas algumas das emoções mais belas e sinceras do ser humano”, completa.

PROFUNDO. Como diz a velha máxima, pode fazer muito bem à alma. Santos destaca ainda que o riso ou o sorriso não estão apenas na boca de uma pessoa. “Sorrir faz parte de algo maior”. Diante desse contexto, os olhos, que sempre foram a chama da alma, podem transmitir essa sensação única despertada pelo riso. “Com a alma acesa, o brilho da vida está aceso. As pessoas devem refletir sobre a importância do olhar, respirar fundo e buscar uma sintonia de amor. Sorrir não tem a ver apenas com a gargalhada. Um olhar pode sorrir aos outros e alimentar a alma, principal função de um bom sorriso”.

Mirian Goldenberg: “Marca do brasileiro está no corpo: jeito de andar, de sorrir, de tocar”

Nenhum comentário:

Postar um comentário