segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Doutor Risadinha apóia o Palhaço e seu poderoso Nariz Vermelho.

Turminha do Riso, encontrei uma postagem que é uma jóia rara, e portanto não poderia deixar de compartilhar com vocês. Ela foi escrita por Paulo Amaral, que é Professor de História, ator e palhaço, com a colaboração de Bolívar Marini e Pedro Amaral. Recebe o título de "Um aplauso e uma gargalhada!" para comemorar o Dia Nacional do Palhaço (10/dezembro). Ela foi postada no próprio dia 10 e gostei muito pelo fato de fazer justiça ao Palhaço e levantar uma bandeira que venho defendendo há anos, sobre a injustiça de usar a imagem do Palhaço atrelada à escandâlos e coisas erradas, inclusive sobre a utilização do nariz vermelho como forma de protesto, quando na verdade o seu poder é muito maior e positivo. Confiram a leitura e depois me digam se tenho ou não razão. Abraços, SORRIA E TENHA UM BOM DIA.


Um aplauso e uma gargalhada!

No dia Nacional do Palhaço, comemorado em 10 de dezembro, um aplauso e uma gargalhada a este personagem tão antigo quanto o próprio teatro, que durante séculos se transforma para fazer de um ato um momento de alegria. Um aplauso e uma gargalhada a este que na Europa dos tempos médios foi o bobo da corte, e com ironia, graça e simpatia, alegrou, mas também disse as verdades a uma corte hipócrita e devassa. Um aplauso e uma gargalhada à coragem do palhaço, pois é preciso muita fibra para enfrentar a rabugice, o mau humor, o destempero e o desrespeito de alguns que acham que ser palhaço é ser bobalhão, ignorante, tonto, simplório, idiota...

Neste dia, um aplauso, uma gargalhada e uma reflexão: Palhaço não é político corrupto, pois este é aquele que se deixou corromper e age ilegalmente por conta dos próprios interesses; O único interesse do palhaço é o seu semelhante. Palhaço não é adjetivo para denegrir a imagem de ninguém, pois ser palhaço é ser alegre, inventivo, performático e espontâneo. Tampouco são palhaços aqueles que lutam por direitos junto aos governos e instituições. É justa a luta, é justa a reivindicação, é correta a manifestação democrática, mas o nariz de palhaço não deve ser o símbolo que marca estas lutas. Por que o nariz do palhaço é algo quase divino, é ele que reflete o olhar do ser humano por trás do artista. E o nariz é o significante, o código que inter-relaciona o artista e o seu público. Nessas manifestações as pessoas utilizam o nariz do palhaço para expressar que estão sendo enganadas pelo governo ou por alguma instituição. Isso não representa o palhaço, por que o palhaço não é aquele que é enganado.

Neste dia, nossa saudação aos palhaços doutores que alegram crianças e adultos enfermos em leitos de hospitais pelo mundo afora. Aos palhaços dos circos, do teatro, da televisão, dos filmes, da rua, nossa homenagem em forma de reverência: Palmas e Gargalhadas!
http://www.alegrete.com.br/alegretenovo/modules/news/article.php?storyid=1588

Nenhum comentário:

Postar um comentário