sábado, 11 de dezembro de 2010

Doutor Risadinha tem o prazer de lhes apresentar Teresa Adão, estudiosa portuguesa sobre o Riso

Pessoal, pessoal!! Vejam que entrevista super interessante publicada em Portugal com uma colega estudiosa do Riso, chamada Teresa Adão com o tema “O humor é o meu prozac”. Aproveitem:


Nasceu há 57 anos em Viseu, mas aos 19 escolheu Moimenta da Beira para viver e trabalhar. Hoje é professora de Português no Agrupamento de Escolas da Vila. Paralelamente estuda o humor até à exaustão. “O Lado Sério do Humor” é o titulo da sua tese de mestrado. “O Humor e a Capacidade de Liderança na Gestão Escolar”, resultou da uma pós-graduação que já chegou a Hong Kong, e está a terminar o doutoramento de onde há-de sair o estudo “Humor e Cognição” a partir da análise de skets dos “Gato fedorento”. Esta dedicação torna Teresa Adão pioneira no estudo do humor em Portugal.

É uma pessoa bem disposta?
Sempre fui. Nasci numa família de pessoas bem dispostas, os meus tios estavam sempre a dizer piadas, a minha mãe tinha um humor muito fino e acho que transmiti isso aos meus filhos.

Deve alguma coisa ao humor ou é o humor que está em dívida para com a professora?
O humor é o meu prozac, porque é graças ao humor que procuro dar a volta a situações difíceis da minha vida.

É uma apaixonada pelo humor?
Sou. Consegui deitar mão do humor para fazer o que cientificamente quero fazer. Portanto, acho que sou uma privilegiada, consigo a brincar fazer um trabalho sério, ou melhor, consigo divertir-me com o trabalho sério que faço.

O ser bem disposta teve influência neste caminho científico de estudar o humor?
Teve. E a outra vantagem é que o humor é um campo que está por explorar, há muito poucos trabalhos feitos neste campo.

Como surgiu a oportunidade de estudar o humor?
Foi através de um congresso em Bolonha. A minha orientadora de mestrado falou-me desse congresso, eu estava na fase de escolher um tema para a dissertação e agarrei o tema do humor. Como fiz o mestrado em sociolinguística, virei o humor para o campo da sociolinguística. Depois, fiz uma pós-graduação, peguei também no humor e adaptei-o. Queria fazer o doutoramento no campo da psicolinguística porque acho que não há nada que se possa fazer hoje em que se possa pôr de lado a cognição ou o funcionamento do cérebro, e foi uma maneira que arranjei de aplicar também o humor.

E está a fazer um trabalho pioneiro em Portugal?
Sim. Eu estou a trabalhar com duas orientadoras, uma no campo da psicolinguística, a professora Ana Oliveira da ESE (Escola Superior de Educação de Viseu) e a professora Isabel Ermida, do Minho, que me está a orientar na parte do humor. Em Portugal, somos apenas três pessoas a estudar o humor nesta base. Há uma senhora na Universidade de Aveiro que trabalha o humor, mas no campo do cinema.

O nome da tese de mestrado “O Lado Sério do Humor” significa que o humor não é uma galhofa?
Não é. Aliás, não há humor inocente. Miguel Esteves Cardoso diz que o sentido de humor dos portugueses não tem graça nenhuma, ou seja, nunca é só para fazer rir, tem sempre outros objectivos. O humor é uma forma de, por exemplo, de fazermos uma demonstração a alguém, é uma forma de darmos um conselho, é uma forma quase de criticarmos qualquer coisa.

Isso ficou testado no trabalho que desenvolveu?
Sim. No trabalho que desenvolvi no mestrado, peguei em 88 anedotas e fui estudar os temas e como é que essas anedotas estavam construídas. Do que é que nos rimos? Conclui que uma anedota é também um texto com os mesmos processos discursivos e os mesmos mecanismos de um texto normal, só que, além do texto normal, tem determinados mecanismos próprios de um texto humorístico.

Riso, gargalhada e humor são a mesma coisa?
Não. A gargalhada é uma forma de rir. Em relação ao riso, estão estudadas 12 formas de sorrir com significados completamente diferentes. O riso é algo físico e o sentido de humor tem mais a ver com a cognição. Nós podemo-nos rir e não estar a achar piada.

Pode haver humor sem rir?
Isso é mais difícil, porque o riso é uma exteriorização da nossa apreciação. Quando apreciamos o humor em termos cognitivos, compreendemos, inferimos, mentalmente percebemos qual era a situação e rimos. Embora estudar o humor não seja uma risada. Estudar o humor é uma coisa séria, têm que se aplicar modelos cientificamente provados.

Quando diz às pessoas que está a fazer um estudo sobre o humor as pessoas sorriem?
Mais do que sorriem, riem-se. Não é o tal riso de apreciar o humor, é o riso de expectativa. E quando digo que estou a trabalhar com os sketch do “Gato Fedorento” começam logo a rir.

Na tese defende que o riso tem propriedades profilácticas e terapêuticas. Quer explicar melhor?
O humor como nos obriga a exteriorizar os nossos sentimentos, liberta-nos da pressão e permite o distanciamento. No campo da medicina o humor está também a ser explorado.

Na pós-graduação, em que envolveu directores e coordenadores de escolas do distrito de Viseu, a que conclusões chegou?
Um líder que tenha um bom sentido de humor faz um melhor trabalho em termos de liderança, isto é, é mais bem aceite pelos seus colaboradores e consegue chegar com o seu projecto mais longe.

Para o doutoramento “Humor e Cognição” está a trabalhar com os “Gato Fedorento”. A escolha não foi inocente.
Não. Escolhi o “Gato fedorento” porque é um grupo que conseguiu uma popularidade estrondosa, é um fenómeno e tem outra característica que me levou a escolhê-los, que é serem multifacetados no trabalho que produzem.

Que análise está a fazer concretamente neste trabalho?
Primeiro eliminei as pessoas que não tinham sentido de humor, segundo uma escala. Depois peguei nos sketch que amavelmente me cederam, misturei-os com textos escritos por mim completamente neutros para não serem alvo de qualquer apreciação humorística. O meu objectivo é provar que, em termos cognitivos, de processamento de informação nós funcionamos todos da mesma maneira.

Para ouvir entrevista completa acesse http://www.jornaldocentro.pt/?p=3764

Nenhum comentário:

Postar um comentário