domingo, 21 de junho de 2015

Doutor Risadinha alerta: O Bom Humor Contagia e o Mau Humor Contamina o Ambiente de Trabalho

Olá Pessoal, tudo certinho? Neste domingão, compartilho com vocês um artigo bem legal, publicado em 19/jun/2015 pela Reginah Araújo na coluna Carreira e Sucesso do site da Catho, com o título "O bom humor e o mau humor são contagiantes?". Gostei do artigo pelo fato dela constar a Gestão do Humor, termo que cunhei e faz parte de minhas palestras. Só um detalhe antes de compartilhar o artigo é que o mau humor não contagia, ele contamina! 

A Revista Época traz uma reportagem muito interessante sobre o bom humor que é, segundo a publicação, um dos mais democráticos estados de espírito. Quando estamos ao lado de pessoas positivas, alegres, de bem com a vida nos sentimos mais felizes.

“Ele não exige fatos nem um ponto de vista determinado para existir. Não é preciso ser otimista, nem mesmo ouvir boas notícias, para ter bom humor. Claro que coisas boas e um estado de espírito positivo são terreno fértil para ele. Mas o bom humor é uma entidade independente, que pode ser preservada na adversidade e nos ânimos mais soturnos”.

Existem duas categorias de pessoas, as âncoras que são as mau humoradas e que tem a tendência de nos levar para baixo, caso permitamos é lógico, e as pessoas motores que são aquelas que nos alavancam em torno de nossos objetivos, que nos motivam a seguir em frente e a olharmos as coisas mais leves e entusiasmadas.

Eu prefiro mesmo conviver com as motores, e você?

As empresas querem encontrar estas pessoas e percebem o quanto é difícil esta busca. A grande maioria diz que é bem humorada desde que não a tirem do sério. Pôxa, aí fica fácil! Quero mesmo ver manter a felicidade, a paz de espírito, o entusiasmo em qualquer situação e manter sua equipe e familiares motivados à sua volta.

As pessoas ranzinzas acabam produzindo menos, morrendo mais cedo, atraindo pessoas negativas à sua volta e perdendo cargos de liderança. O empresário Paulo Baptista proprietário do Restaurante Cabo Grill em Cabo Frio conta sua história.

“Era muito exigente comigo mesmo, encarava as coisas de uma forma ríspida e caso as coisas à minha volta não saíssem como eu havia previsto, isso bastava para que tirassem minha alegria”. Paulo, como a maioria das pessoas, acreditava que os outros tinham o poder sobre sua vida. Na verdade ninguém te tira do sério, só mostram que você tem facilidade em perder o autocontrole.

Os problemas acontecem diariamente e de formas diferentes, ganha mais alegria quem sabe tirar proveito do fracasso e encarar as adversidades com mais flexibilidade. Paulo Baptista participou de um curso de liderança que permitiu que ele se conhecesse melhor e entendesse seus desafios pessoais.

Conta que conheceu um outro Paulo, mais alegre, e se surpreendeu durante os três meses de treinamento quando os colegas de curso riam muito do seu humor fino e deixava todos à sua volta mais alegres e soltos. Claro que agora Paulo terá que continuar nesta jornada se quiser realmente ser diferente, mais leve e permanecer com a personalidade agradável no trato com as pessoas.

Na jornada de trabalho o mau humor é o calcanhar de Aquiles dos gerentes. Conflitos acontecem em grande parte por problemas de mau humor. Com isso, departamentos inteiros sofrem com queda de desempenho e falta de boa vontade, por isso, a gestão do humor é um assunto cada vez mais importante para empresas e profissionais que buscam maior efetividade em suas funções.

Em pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM), constatou-se que o mau humor dos colegas de trabalho é o motivo mais comum entre as causas de estresse no trabalho. A coordenadora da pesquisa, a psicoterapeuta Myriam Durante afirma que os dados da pesquisa indicam que as empresas possuem um ambiente nocivo à saúde de seus colaboradores. E que a maioria destes problemas se resolveria com BOM HUMOR. Bom humor é sempre o melhor remédio!

Veja duas dicas para melhorar seu humor:

- Centros de estudos, como o Food and Mood Institute, na Grã-Bretanha, revelam que determinados alimentos são capazes de modular a fabricação de neurotransmissores — substâncias químicas responsáveis pela comunicação das células no nosso cérebro. Isso significa que, de certa forma, é possível controlar determinadas sensações com algumas garfadas.

- Faça o que tenha de fazer e seja mais bem humorado e transmita felicidade para todos à sua volta. Todo funcionário, gestor, líder é responsável pelo clima feliz e leve de seu ambiente de trabalho, um sorriso puxa o outro, assim como a cara feia também chama os conflitos e com atitudes bem simples é possível trabalhar com mais harmonia e felicidade, afinal, ficamos mais tempo no trabalho do que no convívio com nossos familiares.

Quando escrevi meu livro A arte de pagar micos e King Kongs foi justamente para dizer às pessoas pegarem “mais leve”.

Sermos mais espontâneos, crianças e felizes. Todos nós erramos e aceitar de forma mais tranquila e sermos mais tolerantes conosco nos tornará mais perto de uma pessoa agradável e com bom humor.

Conheço a história do homem que ia viajar e resolveu cortar o cabelo. Chegando na barbearia percebeu que o barbeiro era muito mal humorado. Tudo o que o ele dizia, o barbeiro desfazia. Se contava que tinha comprado um carro, modelo tal, o barbeiro falava que automóvel bom era o da marca tal, que ele tinha comprado havia seis meses.

Ao ouvir o cliente dizer que visitara Montevidéu, o barbeiro afirmava que era uma porcaria, que lindo mesmo era Buenos Aires, onde ele esteve no ano anterior. O cliente foi embora e voltou no mês seguinte. E nem bem sentou-se na cadeira, foi contando:

- Estive na Itália e fui conhecer o papa.
- Verdade, como é que foi?
- Eu estava lá na praça de São Pedro, e o papa na sacada, abanando e abençoando todo mundo. De repente, tive a impressão de que ele estava olhando diretamente para mim.
– Tá brincando?
- Não. Ele chamou um assessor e apontou na minha direção. Em seguida, saiu da sacada e apareceu na praça. Abriu-se um corredor no meio do povo, e o papa foi andando para onde eu estava. Ele chegou bem perto de mim, colocou as duas mãos nas minhas faces, me olhou nos olhos e perguntou solenemente:
- Meu filho, que cabelinho mal cortado!

O incrível desta piada é que muitas vezes somos o barbeiro. E o que significa ser o barbeiro? Acabar com os sonhos das pessoas, olhar sempre o lado negativo, ser o do contra em todas as situações.


Tem gente que diz que é cristão e que não faz nada de errado, segue os dez mandamentos. Um dos mandamentos é não matarás, meu amigo e minha amiga, não matarás é não matar sonhos. Muitas vezes a única coisa que temos é um sonho e permitimos que os barbeiros o destruam de forma cruel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário