sexta-feira, 22 de junho de 2012

Doutor Risadinha destaca: Sorria e continue saudável!


Olá Turminha do Riso Saudável, tudo bem? Compartilho com vocês o artigo publicado por Stefanie em 30 de maio de 2012, no blog da Saúde, com o título "Sorria, você está sendo saudável!". Ficou muito legal!

Um sorriso no rosto pode realmente fazer a diferença no seu dia e até o daqueles ao seu redor. Além de proporcionar saúde e bem-estar próprio, a gentileza de sorrir muda o estado emocional daqueles que o recebem.

Quem sorri, estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina, substâncias responsáveis pela sensação de prazer, felicidade e bem-estar. Uma boa risada ainda traz vantagens para os sistemas cardiovascular, respiratório e imunológico, prevenindo uma série de doenças!

Em situações que causam dor, como quebrar uma perna, o sorriso pode amenizar o desconforto, pois é um potente analgésico natural, segundo o Hospital Albert Einstein.

Pesquisa divulgada em 2006 pela Escola de Medicina da Universidade Loma Linda, na Califórnia (EUA), comprova que o riso colabora para aumentar a produção e a atividade no organismo das células NK (do inglês, natural killers), responsáveis por destruir vírus e até tumores presentes no organismo.

As vantagens que o sorriso trás vai além de benefícios pessoais e é capaz de afetar a comunidade ao redor do personagem sorridente. O riso pode ser um recurso terapêutico na medida em que altera o estado emocional da pessoa, tornando-a mais favorável a enfrentar situações psicologicamente difíceis, como uma doença grave na família. Esse é um dos motivos pelo qual alguns voluntários se vestem de palhaços e caminham pelas alas dos hospitais tentando arrancar um sorriso dos enfermos.

Se você está sempre sorrindo, as pessoas irão querer sempre ficar perto de você e sua convivência social será muito favorecida. Além disso, um estudo da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, constatou que o sorriso de um desconhecido pode fazer com que as pessoas se sintam mais conectadas aos outros e menos solitários.

O sorriso é tão poderoso que é capaz de reduzir os riscos de um assalto em bancos. O FBI instruiu os seguranças a sorrirem para todos os clientes e, em um ano, a quantidade de assaltos foi reduzida pela metade! Segundo o FBI, quanto mais gentileza, maior a probabilidade do assaltante desistir do crime.

Outros benefícios que um sorriso no rosto pode trazer: te deixa mais bonito, mais feliz, mais criativo, diminui o estresse e a depressão e aumenta o humor.

Mas para tudo isso, o sorriso tem que ser sincero e natural! Com tudo isso, só falta dizer uma coisa: sorria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário