domingo, 1 de abril de 2012

DOUTOR RISADINHA COMEMORA HOJE (1º DE ABRIL) O DIA INTERNACIONAL DA DIVERSÃO NO TRABALHO. PARECE MENTIRA MAS NÃO É!


Olá Pessoal, tudo legal? Comemoramos hoje, 1º de abril, pelo 14º ano consecutivo em todo o mundo o “Dia Internacional da Diversão no Trabalho”, com o objetivo de conscientizar que o trabalho para ter valor, não tem que ser sofrido, mas sim descontraído. Esta comemoração, que também acontece na Europa, consta do “Chase’s Oficial Calendar of Events”, o calendário mais importante dos Estados Unidos.

No Brasil, diante do sucesso ocorrido nos anos anteriores, voltamos neste ano para destacar uma nova atividade que vem sendo disseminada por mim, O Palestrante do Bom Humor, que é a Gestão do Humor no Ambiente de Trabalho, seja através de um Comitê, do Gestor ou Consultor do Bom Humor. 

Este é o outro desafio meu, que desde o início do ano passado quando abri mão da atividade de Advogado empresarial e Gerente de RH em uma famosa multinacional para me dedicar a esta missão de vida, cujo objetivo é inserir a diversão no ambiente corporativo, integrando-a na estratégia de RH, conscientizando os líderes e colaboradores sobre os seus benefícios e treinando-os nas técnicas de gestão e organização das oportunidades de diversão responsável, independentemente do cenário econômico pelo qual passam.

Não se trata de ensinar as pessoas a contar piadas ou se tornarem comediantes, mas apenas se tornarem mais receptivas e enviarem sinais de que não há problema se existir humor no trabalho. E também porque seriedade é uma coisa e sisudez é outra completamente diferente. Então brincar não significa falta de seriedade. E olha que o bom humor é contagiante! Mas atenção: bom humor não é sinônimo de extroversão e timidez não tem nada a ver com mau-humor.

Por isso que um dos grandes desafios é sabermos ser descontraídos na hora e medida certas para não nos tornarmos pessoas chatas. É tudo questão de bom senso! E por ser difícil fazer isso é que essa “competência” passou a ser valorizada e até essencial para a empregabilidade do profissional, pois se encontra aliada à flexibilidade e habilidade de trabalhar em grupo, gerando grandes vantagens competitivas também para as empresas, que buscam avalia-la já no início do processo seletivo.

A Gestão do Bom Humor tem espaço em inúmeras empresas nos mais variados ramos, em especial naqueles onde se lida com o público e com a criatividade, como por exemplo, TI, aviação, atendimento ao consumidor, turismo, hotelaria, e tantos outros. Outras empresas, no entanto, exigem mais formalidade com o público, e assim podem desenvolver o bom humor em atividades extras como festas, comemorações, confraternizações e outros eventos. O importante é que nenhuma fique de fora e possa conquistar também o status de Melhor Empresa para se Trabalhar.

Conheça agora alguns dos benefícios da Diversão e Descontração no ambiente de trabalho:
  • abre uma importante linha de comunicação entre chefe e subordinado e inclusive com clientes e fornecedores
  • melhora a atenção ao que esta sendo dito
  • ameniza conflitos e cria empatia
  • facilita o trabalho em equipe
  • descontrai as reuniões tornando-as mais criativas
  • estimula a autoestima e o desenvolvimento de hábitos saudáveis. 
  • reduz o absentismo e o presenteísmo
  • aumenta a produtividade e faz crescer os lucros
  • melhora o clima interno da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário