terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Doutor Risadinha apresenta A Meditação do Sorriso Interno

Pessoal, tudo beleza? Vem que pérola encontrei na internet: A Meditação do Sorriso Interno. Achei muito legal e pela primeira vez que ouço algo à respeito. Por isso, não poderia deixar de compartilhar com todos vocês. Ela foi postada no sábado (18/12/10), por Ely Britto no blog http://poesiasbh.blogspot.com/2010/12/meditacao-do-sorriso-interno.html . Confiram que interessante e experimentem. Depois me digam o que acharam, valeu?


Meditação do Sorriso Interno

Um poderoso instrumento para se atingir um profundo relaxamento.

Há milhares de anos atrás, velhos sábios na antiga China, sentaram-se em silêncio para observar a natureza e o corpo humano e desvendar os seus mistérios. Suas descobertas formaram uma cultura e ciência únicas no mundo. Fazem somente 70 anos que os ocidentais perceberam quanto temos que aprender com esta sabedoria milenar transmitida pelos livros clássicos chineses. A Medicina Chinesa, a acupuntura e as práticas de prevenção de doenças através de exercícios simples, surgem milhões de adeptos em todo o mundo ocidental.

A Alquimia Interna Chinesa é uma das menos conhecidas, e uma das mais eficientes, por ser a origem, junto com os conhecimentos do I Ching. Isto se deve ao caráter hermético destas técnicas e a ordem tácita de mantê-las em segredo que perdurou por muitos mil anos.

A Meditação do Sorriso Interno é uma das primeiras práticas reveladas por Mantak Chia. Estudei com ele na Tailândia durante 6 meses, após ter praticado seu sistema durante três anos.

Os hospitais dos países mais avançados já estão utilizando a força do riso, para ajudar no restabelecimento de seus pacientes, mesmo sem conhecer a Alquimia Interna Chinesa. Grandes pesquisadores em todo mundo se debruçam sobre o poder das emoções positivas na conservação da saúde e da longevidade. Sabe-se que o simples ato de abrirmos os lábios em um sorriso movimenta 73 músculos da face e envia ao cérebro um comando de bem estar e segurança.

Todos conhecemos o poder e a força de um sorriso genuíno, e as respostas positivas daqueles a quem o dirigimos. O que nos falta aprender é como construir um sorriso interno que leve aos órgãos vitais do corpo, esta mesma sensação de bem estar, relaxamento e confiança, tão necessários à saúde do corpo e do espírito.

A Meditação do Sorriso Interno deve ser praticada todos os dias ao acordar, para receber seus inúmeros benefícios: aprender a amar a si mesmo e aos outros, transformar emoções negativas, aumentar a vitalidade e relaxar profundamente. Esta prática diária ativa o sistema imunológico e alivia o estresse tão comum nos dias de hoje.

Procure praticar esta meditação bem cedo pela manhã sentado para o Leste, onde o sol nasce.

A prática da Meditação do Sorriso Interno


Importante: sente-se na ponta do assento da cadeira, bem ereto, com a coluna alongada. Os pés devem estar bem apoiados no chão. Coloque parte do peso do corpo nos pés. O queixo deve estar apontado para o chão, o pescoço bem reto. Coloque a palma da mão direita sobre a palma da mão esquerda, e descanse as mãos no colo. Vire os olhos e os ouvidos para dentro. Sente-se bem calmo.

Mantenha grande parte de sua atenção nos pés enquanto faz esta meditação, para evitar náuseas ou desatenção.

Enquanto passeia sua atenção pelos órgãos gire seus olhos em espiral em volta do órgão como se acariciasse cada um deles.

Homens: Gire os olhos no sentido horário.

Mulheres: Gire os olhos no sentido anti-horário.

Comece sempre a Meditação do Sorriso Interno com o movimento de cavalgar: balance sua coluna para os lados a partir do osso do assento e do sacro. Sorria internamente e balance cada vértebra desde a base até o crânio. Sinta sua coluna relaxada e morna, absorvendo uma luz dourada. Balance a coluna para frente e para trás inclinando levemente a cabeça. Sinta-se como um bambu oco. Quando você inclina a cabeça empurrando o queixo contra o pescoço, você sente a cabeça conectada à vértebra lombar.

Antes de terminar o movimento de cavalgar, sorria do topo da cabeça até o início da coluna e dali de volta até a parte de cima da coluna.

O movimento de cavalgar e sorrir para a coluna é um exercício muito importante para relaxar a coluna e o sistema nervoso. Para relaxar é fundamental começar pelo relaxamento da coluna. Enquanto a coluna estiver rígida e tensa o relaxamento não acontece.

A primeira forma da Meditação do Sorriso Interno tem por objetivo energizar a coluna e o cérebro. Iniciamos sorrindo para a bexiga, o útero, os ovários, os testículos e a próstata, gerando com isto muita energia.

Cavalgue levemente sorrindo para a bexiga, útero, ovários, próstata e testículos. Imagine estes órgãos, sinta-os e se conecte com eles. Sinta a conexão destes órgãos com o cérebro. Sinta que eles estão ligados ao cérebro e que dali sobe uma energia pela coluna alimentando seu cérebro. Entre em contato com cada órgão do corpo sentindo verdadeiramente sua presença dentro do seu corpo.

Rins - Imagine o imenso oceano azul e um fogo se acendendo embaixo deste oceano. Visualize uma bonita luz azul evaporando do oceano. Sorria esta luz azul para dentro da bexiga, útero, ovários, próstata, testículos e rins. Sinta estes órgãos se expandirem com esta luz azul. Permita que uma sensação de delicadeza e serenidade se estenda pelo seu corpo inteiro, especialmente no fígado.

Fígado - Sorria para o seu fígado. Imagine seu fígado e estabeleça uma comunicação com ele. Veja o sol iluminando uma floresta. Imagine uma luz verde. Sorria esta luz verde de cura e a qualidade da bondade para dentro do seu fígado. Sinta o fígado se expandir com esta luz verde. Deixe-a irradiar-se para todos os outros órgãos, especialmente para o coração. Sinta que esta luz verde está energizando seu coração.

Coração - Sorria para o coração. Imagine o coração e se comunique com ele. Tome consciência da luz vermelha, um pôr de sol sobre o oceano irradiando uma luz vermelha. Sorria esta luz vermelha com o amor, a paciência e a alegria interna para o coração. Sinta o coração se expandir cheio de luz vermelha e amor. Deixe ela se irradiar do coração para dentro de todo o corpo, especialmente para o estômago, baço e pâncreas. Sinta que a luz vermelha está energizando todos estes órgãos.

Baço e Pâncreas - Sorria para o estômago, o baço e o pâncreas. Imagine-os e se comunique com eles. Imagine os raios maravilhosos do sol do alto verão (sem calor) enchendo estes órgãos com uma luz dourada. Sorria esta luz dourada para dentro do estômago, baço e pâncreas. Sinta uma sensação de calma serenidade e equilíbrio. Permita que esta luz harmoniosa se irradie pelo seu corpo inteiro, especialmente pelos pulmões. Sinta que a luz dourada está energizando o seu pulmão.

Pulmões - Sorria para os pulmões. Imagine-os e se comunique com eles. Sinta e inale a pura luz branca e fresca das altas montanhas. Sorria esta luz dentro dos pulmões, nariz, intestino grosso e na pele. Permita que ela se irradie por todo o corpo, especialmente pelos rins.

Repita duas vezes este ciclo da Meditação do Sorriso Interno. Depois armazene esta energia do sorriso dentro da bexiga, útero e próstata, e permita que esta energia suba pela coluna até o cérebro. Segure esta energia aí, girando os olhos internos em espiral para um lado e depois para o outro. Sinta como a energia do sorriso esta energizando seu cérebro, coluna, nervos, todos os órgãos e glândulas. Sinta os músculos de seu corpo ligados ao sistema nervoso. Descanse. Concentre-se na energia dentro do cérebro e na coluna. Sinta a consciência e a energia se expandindo.

Ao terminar a meditação, faça círculos na altura do umbigo girando as duas mãos (uma sobre a outra) para recolher a energia gerada e armazená-la na cavidade (tan tien) inferior.

Homens: Gire as mãos no sentido horário 36 vezes e anti-horário 24 vezes.

Mulheres: Gire as mãos no sentido anti-horário 36 vezes e horário 24 vezes.

Descanse por uns segundos, relaxando os olhos fechados, atento às transformações internas causadas pela Meditação do Sorriso Interno. Sinta todas as células do seu corpo sorrindo.

Lembre-se: é muito importante sorrir com os lábios durante a prática. No início poderá sentir que é um sorriso falso, mas não deixe que esta impressão interrompa sua prática. Logo irá perceber que tudo começa a ser verdadeiro e que um sorriso interno constante começa a ficar presente em seu corpo, criando ondas de bem estar durante todo o seu dia.

Recebam este artigo como um presente vindo lá da antiga China, para lhe ajudar a construir uma vida melhor para você e para todas as pessoas com quem se relaciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário