quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O Poder da Charge e o Desafio "24 Horas de Quadrinhos 2010"

Olá Turminha do Riso, trago para vocês este interessante artigo postado em 14/setembro no Blog do Gutemberg sob o título "A Charge", falando sobre como ela nasce e o grande poder de comunicação que tem. Tem também uma chamada muito legal para o Desafio "24 horas de quadrinhos". Confiram abaixo um resumo e se gostarem, acessem-na na íntegra, através do link ao final.

A Charge

“Rir é o melhor remédio” ensina o senso comum. Contudo, o jornalismo diário não possui muito é um campo mais austero. Por outro lado há uma forma diferente de fazer jornalismo: as charges jornalísticas. É por meio delas que podemos encontrar fatos abordados pelo humor, pela sátira e paródia, com o objetivo de buscar o riso, a reflexão, a crítica acerca dos acontecimentos narrados (ou não) pelo jornalismo convencional.

A charge nasce a partir da notícia. (...) O texto chargístico, além da facilidade da leitura, diferencia-se dos demais gêneros opinativos por fazer sua crítica usando constantemente o humor. (...) O humor é a principal característica das charges. Para a construção desse humor, (...) destaca-se o componente visual, sem o qual seria praticamente impossível pensar o humor gráfico. A presença do “exagero” (aumento desproporcional e intencional de formas, fatos e atitudes) é utilizada como estratégia discursiva. E isso possibilita uma ênfase naquilo que o chargista quer dizer, evidencia aspectos específicos e marcantes daquilo que a obra retrata e isso atinge o leitor com rapidez e maior impacto. Assim, a charge constitui importante modalidade do discurso jornalístico. (...)

A charge é uma crítica política na qual o artista demonstra através de seus traços sua visão em relação a determinados temas utilizando recursos como a sátira. Como o desenho é uma linguagem mais acessível que muitos textos políticos, seu alcance chega a ser maior do que um editorial. A charge é uma crítica humorística de um fato ou acontecimento específico, funcionando como uma reprodução gráfica de uma notícia já conhecida do público, segundo a ótica do desenhista. Tanto pode se apresentar somente através de imagens quanto combinando imagem e texto (título, diálogos). (...)

De 01 de setembro a 03 de outubro na Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro. Tel. 3421-4200) será aberta a Mostra de charges, caricaturas, cartuns e tiras de Hélio Lage.

24 Horas de Quadrinhos 2010. As inscrições para quem quiser participar do desafio custam R$ 5,00 e já estão abertas através do site www.rvculturaearte.com ou mesmo na loja. Criado em 1997 pelo quadrinista americano Scott McCould, o 24 Horas de Quadrinhos é um desafio individual no qual o participante deve criar uma história em quadrinhos de 24 páginas em 24 horas ininterruptas. Famoso desde 2004, quando se tornou um evento mundial, o desafio já foi cumprido por experientes autores como Neil Gaiman e por milhares de amantes da nona arte. Hoje sob a organização da ComicsPRO, a associação americana de comics shops, o 24 Horas de Quadrinhos promete se tornar ainda maior. Quer saber mais? Consulte o site oficial: http://www.24hourcomicsday.com/  
http://blogdogutemberg.blogspot.com/2010/09/charge.html

Aceitam o desafio do Doutor Risadinha ????

Nenhum comentário:

Postar um comentário