sexta-feira, 1 de novembro de 2019

DOUTOR RISADINHA REFORÇA: DEVEMOS RIR COM AS PESSOAS E NÃO DAS PESSOAS

Olá Pessoas Risonhas, tudo bem? O artigo que separei hoje para compartilhar com vocês foi escrito por Roberto Magalhães com o título “Rir de quem?” e publicado hoje (01/11/19) no site www.jcnet.com.br . Segue abaixo na íntegra para conhecimento e deleite de todos:


“Coisa mais sem graça é gente sem graça. Sem humor, a cara azeda, o astral despenca e, sendo possível, o melhor é guardar distância do mal-humorado. O jornalista Marcelo Tas disse, transbordando humor, que a segunda coisa que nos dá mais prazer - depois do sexo evidentemente - é estar com uma pessoa bem humorada. Pura verdade. Humor rima com amor e, tanto quanto a atração física, é arma poderosa de conquista e sedução. Exatamente por isso, os feios bem-humorados não têm feito feio nas paqueras da vida. Por mais bonita que a cara seja, impossível se encantar com ela se vive lamuriando resmungos broxantes. Vai procurar a sua turma, cara!

O humor, todavia, não é só arma de sedução, é igualmente arma de defesa. Nietzsche dizia que "o homem, por sofrer terrivelmente neste mundo, foi obrigado a inventar o humor". Bem isso. É rindo que melhor enfrentamos as ameaças da vida. Quando acuados estamos, pressentindo o pior, a saída é destampar a garrafa da ironia. É rindo que espantamos o medo. Quem ri daquilo que teme é igual àquele que canta: também seus males espanta.

Muitos chutam o humor por levar a vida tão a sério. Tudo os incomoda e os estressa. Estão sempre esperando o pior. Desde a infância, sabemos que um dia o lobo virá, mas enquanto o Seu Lobo não vem, o melhor é continuar cantando e rindo no caminho da casa da vovozinha. Um dia a casa vai cair. Mas de que adianta mergulhar nos escombros do amanhã?

Sedução e defesa, o humor é também terrível ameaça. Não há quem não tema ser ridicularizado por um comentário irônico. Pudera, a ironia tira as tintas da nossa cara palhaça, rasga-nos a fantasia e nos deixa pelados no meio da sala. Nada pode ser pior do que erguerem a ponta do nosso tapete diante de abutres famintos.

Henry Bergson (1859/1941), filósofo francês, observou em "O Riso" que o humor é atributo essencialmente humano. Verdade. Não se tira a máscara senão do homem, porque só ele (e ninguém mais) é ridículo. Não se pode dizer ridícula uma vaca ou uma cabrita. O adjetivo é roupa humana. Disse mais, é o medo do ridículo que nos limita as excentricidades. Dizendo no popular: o medo segura a franga.

Sábio é aquele que aprende a rir de si mesmo, porque o tolo, não se enxergando, ri apenas do outro. Ao rirmos de nós mesmos, reconhecemo-nos imperfeitos, carentes, inconsequentes, medíocres, enfim reconhecemo-nos humanos. É o bastante para evitar aquela ridícula "selfie" de campeão, no sorridente pódio, com falsa taça na mão.

E para finalizar, não se esqueçam de me ajudar na divulgação desta matéria, tornando-se também, SEGUIDORES do blog Espaço do Riso, para acompanhar tudo o que rola sobre os benefícios que o Riso e Bom Humor proporcionam à nossa saúde e relacionamentos pessoais e profissionais.

Sempre que precisar realizar eventos motivacionais, lembre-se de Marcelo Pinto – www.palestrantedobomhumor.com.br ! Desenvolvemos palestras e treinamentos criativos e com uma das melhores relações investimento x benefício existentes no mercado.

Abraços, SORRIA E TENHA UM BOM E LUCRATIVO DIA ®

ATENÇÃO! O Blog Espaço do Riso não tem como objetivo diagnosticar ou tratar qualquer tipo de doença ou problemas físicos. Os artigos do blog são extraídos da própria internet, jornais e revistas. "Eles não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário