domingo, 8 de julho de 2012

Doutor Risadinha destaca: Sorrisos ajudam pacientes cardíacos!


Fala aí Turminha, vejam que legal este artigo postado em 02 de julho no site Surpresaria com o título  

Sorria! Faz bem para sua saúde

Quem não se lembra de Robim Williams em Patch Adams? No filme, o ator interpreta um estudante de medicina que descobre o poder do riso na recuperação dos doentes. Na vida real, os Doutores da Alegria levam a sério – com muito humor – a brincadeira de fazer os pacientes sorrir. Os Doutores distribuem alegria a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde há mais de 20 anos. Batizada de ‘besteirologia’, a terapia, segundo o grupo, deve ser aplicada diariamente até que o paciente não saiba mais como ficar triste.
“O comediante é como uma aspirina. Só que funciona duas vezes mais rápido”
(
Groucho Marx)

Outra terapia que chama a atenção é a Risoterapia. O tratamento consiste em resgatar a ‘criança interior’ dos adultos. O objetivo é tornar o riso mais espontâneo e frequente para estimular o bom humor diante de novos desafios e na busca de um olhar mais agradável diante da vida. Afinal, sorrir torna tudo mais leve, já percebeu?
Os Doutores e os terapeutas do riso tem razão. Trabalhos científicos revelam que uma dose diária de sorrisos faz bem à saúde e pode ser um remédio eficaz para prevenir e ajudar na recuperação de doenças. O assunto é levado tão a sério pela medicina que conferências sobre a Ciência do Sorriso são realizadas periodicamente em todo o mundo. Em uma delas, o Dr. Wei Jiang, da Duke University, demonstrou em seu estudo que entre mil pacientes cardíacos, 44% apresentavam maior risco de morte pela falta de um único remédio: o sorriso.
As pesquisas demonstram ainda que o sorriso diário ajuda a baixar a pressão arterial, reduz os estresses hormonais, aumenta o relaxamento muscular e acelera o sistema imunológico. O sorriso também produz endorfinas – os antidepressivos naturais em nosso corpo responsáveis pela sensação de bem-estar.
Além disso, sorrir não faz bem só para o corpo, como faz bem para a alma. O livro Coffe Break, da Happy Science, dedica um capítulo inteiro ao poder do sorriso. Por meio de sua leitura, é possível saber que emitimos vibrações de diferentes comprimentos de onda. Quando sorrimos, o comprimento de onda muda imediatamente, como se mudasse de canal. A vibração emitida pelo corpo passa a ser muito suave. A nossa aura é a prova: quando sorrimos, ela cresce imediatamente. Esta é uma lei. Basta sorrir que a aura aparece mais nítida. 

“É fácil sorrir quando somos elogiados.
Difícil é não perder o sorriso quando somos recebidos com maldade.
Contudo temos de fazê-lo com dedicação” (Ryuho Okawa)
E, o que é melhor: sorrir não tem custos nem contra-indicações, é contagiante e para a vida toda! E já que o assunto de hoje é este, nada melhor para terminar o post do que uma boa risada! Contagie-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário