sexta-feira, 5 de agosto de 2011

DOUTOR RISADINHA CONCORDA: SORRIA, VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO!

Pessoas do Riso, tudo beleza? Trago agora para vocês uma excelente matéria sobre a importância do Sorriso no Trabalho, que foi postada em 04/08/2011 pela jornalista Michelle Thomé no site http://www.cbncuritiba.com.br/site/texto/colunista/Michelle+Thom%C3%A9/24/noticia/2860  sob o título:

Sorria, você está trabalhando

O sorriso é uma risada sem ruídos (pelo menos teoricamente!) e tem conotação de alegria e gentileza. Neste contexto e para fins didáticos, nesta reflexão deixo de lado as variáveis do sorriso, como o sorriso amarelo, o sorriso maroto...

Eis a questão: por que o sorriso anda tão escasso no ambiente de trabalho? Durante algumas semanas fiz esta pergunta a colegas e amigos e as justificativas se alternaram entre a constante necessidade de passar a imagem de profissional crível e sério e o receio de parecer tolo e sem conteúdo. Outras respostas: “Não dá tempo nem de respirar. Sorrir então...”, “Não tenho motivos para mostrar os dentes”. E teve um semblante sisudo que me devolveu a indagação “Por que está perguntando para mim? Eu pareço ser mal-humorado? Alguém te falou alguma coisa?”

Dezenas de pesquisas atestam que as mulheres sorriem mais que os homens durante o trabalho – e fora dele. Estas generalizações são questionáveis e reforçam o binarismo homem/mulher. Porém, estereotipadas ou não, até as campeãs de sorriso estão sendo engolidas por telas de computadores e de smartphones das 8h às 18h (num horário bem otimista e sorridente) deixando que a atmosfera rígida do local de trabalho impere.

Autora de estudos de gênero, a escritora e linguista norte-americana Deborah Tannen afirma que as mulheres tendem a sorrir mais do que homens porque das mulheres culturalmente espera-se que sorriam com mais frequência do que se espera dos homens. Mas é claro que isto não quer dizer que toda mulher sorri, nem que todo homem não sorri. Tannen também demonstra com depoimentos que se a mulher sorrir pouco, ela é vista como uma pessoa antipática e severa, já os homens que não sorriem não costumam encontrar reações negativas.

Um rápido clique nos sites de busca traz centenas de citações a favor do sorriso, do tipo "Você sabia que para franzir a testa usamos 32 músculos e, para sorrir, apenas 28? Sorria nem que seja por economia!" Fisiologia à parte, quem sorri atesta que tem ganhos entre os colegas, clientes e fornecedores. “Parece que o sorriso encurta o caminho, chama a atencão do outro e gera empatia”, definiu uma defensora da prática.

E para você fica o convite de tirar sua própria conclusão, principalmente se estiver incrédulo dos benefícios do sorriso no horário do expediente. Faça um test drive por pelo menos um período de trabalho e sorria:

• ao entrar no elevador;

• ao dar bom dia;

• ao cruzar o olhar com um conhecido na catraca;

• ao sentar próximo pela milésima vez daquele colega de outro departamento que ainda não decorou o nome.

Acredito que o dia fluirá melhor e que poderá se surpreender com as reações positivas que irá provocar.

Have a good smile!


Acompanhem esta e outras interessantes matérias sobre o Riso, acessando o Blog ESPAÇO DO RISO no http://doutorrisadinha.blogspot.com/ 

ATENÇÃO! – O Espaço do Riso não têm como objetivo diagnosticar ou tratar qualquer tipo de doença ou problemas físicos. Os artigos do blog são tirados da própria internet, jornais e revistas. "Eles não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário