sexta-feira, 4 de março de 2011

DOUTOR RISADINHA COMEMORA O CARNAVAL COM MUITO RISO!

Oba! Começa hoje à noite o Carnaval, a Festa do Riso e o Doutor Risadinha aproveita esta oportunidade para destacar mais uma vez a relação do Riso com o Carnaval, que é uma festa de repercussão mundial.

Quando estudamos sobre o Carnaval encontramos várias informações desencontradas, porém, consta que foi a Igreja Católica, em 1545, no Concílio de Trento, quem determinou que o Carnaval não deveria ser hostilizado pelo Clero e deveria ser realizado dias antes da Quaresma, como uma forma de compensação pela abstinência que antecede a Páscoa, motivo pelo qual ele termina antes da Quarta-feira de Cinzas. O Carnaval surgiu no Brasil em 1.723 com a migração portuguesa, que nos trouxe as brincadeiras e festejos carnavalescos.

E segundo o português João Ferreira Duarte, professor da Universidade de Lisboa, “o elemento que unifica a diversidade de manifestações carnavalescas e lhes confere a dimensão cósmica é o Riso, um Riso coletivo que se opõe ao tom sério e à solenidade repressiva da cultura oficial”. O Carnaval institui uma nova forma de comunicação social e de abolição das formalidades e etiquetas.

As pessoas quando brincam o Carnaval, passam a vivê-lo de acordo com sua principal regra que é a Liberdade pura e simples, pois ele é universal e existe para o povo. Assim como o Riso, essa é também a essência do Carnaval: capaz de aliviar as situações mais difíceis e amargas, tornando-se assim, uma verdadeira terapia em grupo.

Muitos estudiosos consideram que o Carnaval é a “segunda vida do povo”; é a “sua vida festiva”, que baseada no princípio do Riso, torna-se a “Festa do Riso”, que trás para o mesmo nível do povo, quem o censura ou domina, apresentando em muitas das vezes, situações invertidas, pois as fantasias permitem que o homem vire mulher, o pobre vire rico, o anônimo vire celebridade, ou seja, o uso da máscara permite a confusão e dissolução de identidades pessoais e sociais.

O Carnaval, principalmente aquele de rua, conforme identifica o filósofo russo Mikhail Bakhtin, “consagra a confraternização geral, universal, onde os preconceitos de raça, cor, condição sócio-econômica e raiz familiar são esquecidos”. Nele reina uma forma especial de contato livre entre pessoas que no dia-a-dia estão separadas por barreiras intransponíveis, tais como, emprego, fortuna, idade, etc. Assim também é o Riso: não escolhe classe social, sexo, raça, sendo um ótimo aglutinador de pessoas.

Marcelo Pinto, conhecido como Doutor Risadinha, nos lembra que o Riso já foi destaque de algumas Escolas de Samba paulistas e cariocas. Em 2005 a Unidos do Viradouro participou do Carnaval carioca com o samba enredo: “A Viradouro é só Sorriso !” e em 2007 a Mocidade Alegre foi declarada Campeã Paulista com o samba enredo: “Posso ser Inocente, Debochado e Irreverente... Afinal, Sou o Riso dessa Gente!!!”, destacando que o Riso é a própria expressão da Alegria; e assim como os cariocas têm o Renato Sorriso como um dos ícones carnavalescos do Riso, neste ano teremos Renato Aragão o “Didi” dos Trapalhões como destaque paulista na Escola de Samba X9.

O Riso também é tema de diversas músicas e marchinhas de Carnaval, das quais, creio que a mais conhecida e consagrada é a “Máscara Negra”, composta por Zé Kéti e Pereira Matos em 1967: “Tanto riso, oh / Quanta alegria / Mais de mil palhaços no salão / Arlequim está chorando pelo amor da Colombina / No meio da multidão...”

É isso aí pessoal, e em comemoração ao Carnaval 2011, o Doutor Risadinha, além de sair na ala Família Reunida da X-9 Paulistana, cujo tema é a Alegria e o Riso, tendo o Didi como destaque, também organizará no Espaço do Riso uma série de palestras sobre os benefícios do Riso. Entre em contato com o Espaço do Riso e inscreva-se!

Serviço: O Espaço do Riso funciona às segundas, quartas e sextas entre às 13 e 18 horas e aos sábados, das 10 às 16 horas. O endereço é Rua Leite de Morais, 42 – sala 17, esquina com a Rua Voluntários da Pátria, próximo do Metrô Santana. Contato pelo tel.: 11-2281-7605 ou através do e-mail marcelopinto@doutorrisadinha.com  ou espacodoriso@gmail.com  .

Marcelo Pinto, é também gelotólogo, palestrante, fundador do Espaço do Riso e do Clube da Gargalhada de São Paulo, consultor para inserção do Riso e da Descontração no ambiente de trabalho e Líder da Gargalhada certificado pelo Clube da Gargalhada do Brasil, pela Escola do Riso de Portugal e pela Diverrisa da Espanha e mantenedor do seu canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/doutorrisadinha  , do Blog Espaço do Riso: http://doutorrisadinha.blogspot.com/  e também do site: http://www.doutorrisadinha.com/  .

Nenhum comentário:

Postar um comentário