quarta-feira, 9 de março de 2011

DOUTOR RISADINHA apresenta o Bloco Carnavalesco GARGALHADA

Turminha, boa tarde! Vejam que legal esta iniciativa de inclusão social com alegria! A matéria foi postada em 04 de março e fala sobre o inusitado Bloco Carnavalesco do Rio de Janeiro, chamado Bloco Gargalhada. Dessa eu gostei!


Bloco Gargalhada - INCLUSÃO SOCIAL COM ALEGRIA NO CARNAVAL

Muitos poderão ouvir os sons, a música, as vozes, ver as cores, as pessoas e tudo o que estiver acontecendo e ainda poderão sambar, pular, brincar e desfilar usando suas próprias pernas. Outros não. Não ouvirão os sons, não verão as cores e andarão sem sair do lugar. Mas todos poderão se divertir muito e desfrutar da alegria de sair em um bloco de carnaval: no Bloco Gargalhada – que há sete anos vem promovendo a inclusão de deficientes na festa de Momo.

Fundado em 2004, no tradicional bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, o Bloco Gargalhada surgiu com a proposta de ser um baluarte da alegria e descontração e hoje se transformou em um modelo de inclusão social numa festa onde os deficientes – sejam surdos, cegos, cadeirantes e outros – recebem pouca atenção (ou nenhuma) às suas necessidades especiais.

O Bloco Gargalhada foi a primeira agremiação carnavalesca a colocar um Interprete de LIBRAS, Linguagem de Sinais (e continua sendo a única) em todos os seus eventos – inclusive no desfile - possibilitando a verdadeira integração e participação de deficientes auditivos. Em 2010, oito ritmistas surdos sairam na bateria tocando ganzás e este ano em parceria com o grupo Anjos de Visão vai ampliar a inclusão e receber foliões cadeirantes, cegos, anões, deficientes intelectuais, entre outros.

Queremos ir mais longe no nosso genuíno processo de inclusão. Juntamos novas competências ao nosso bloco e, além das Gargalhetes surdas, do nosso webdesigner que também é surdo, teremos a estréia de um compositor cego que compôs a marchinha do bloco em parceria com Cheila Felton, Produtora de Eventos Solidários e coordenadora do grupo Anjos de Visão. Teremos ainda mais uma gargalhete cadeirante – explica Yolanda Braconnot, presidente do Bloco Gargalhada.

A advogada Debora Prates está ansiosa para cair na folia pela primeira vez depois que perdeu totalmente a visão, há quatro anos. Ela desfilará com um inseparável amigo: o seu cão guia. Estou super animada e sei que vai ser muito divertido - afirma.

O Bloco Gargalha desfila no domingo dia 6/3, às 16 horas, na Avenida 28 de setembro. A concentração será na Associação Atlética Vila Isabel possibilitando a integração dos foliões sócios do clube com os demais componentes, em um local seguro e agradável, com facilidades de alimentação, banheiros e sem a exposição durante esse período ao sol. Haverá também almoço ao som de marchinhas de carnaval. Cerca de mil foliões de todas as idades, com e sem deficiência estão sendo esperados.

Como tema, o Bloco Gargalhada escolheu o deputado palhaço Tiririca – a grande piada séria de 2010, que também foi convidado para participar da festa. O refrão da marchinha é: HA, HÁ, HA!!! HI, HI, HI!!! TO NO GARGALHADA, PRA FAZER VOCÊ SORRIR!!!

E quem quiser chegar, é só gargalhar... Para conhecer a história completa do bloco
visite : http://www.blocogargalhada.com/
http://www.mixculturainformacaoearte.com/2011/03/inclusao-social-com-alegria-no-carnaval.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário