quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DOUTOR RISADINHA MOSTRA "POR QUE SORRIMOS?"

Turminha do Riso, conheçam agora esta interessante matéria sob o título "Por que nós sorrimos?" que encontrei, postada em 30/jan/2011 por Luciana Galastri, que foi extraída do site Lifes Little Mysteries. Eu particularmente entendo que rimos para extravar nossas emoções, assim como choramos, gritamos, xingamos e até batemos, mas como Defensor do Riso que sou, prefiro e recomendo Gargalharmos, motivo pelo qual fundei em São Paulo o Clube da Gargalhada justamente para proporcionar esta verdadeira catarse! Ele fica na R. Leite de Morais, 42 - s/ 17 ao lado do Metrô Santana. Venham conhecê-lo!

 
Por que nós sorrimos?

Humanos são animais sociáveis, e, assim nosso bem estar depende de nossa habilidade de cativar os outros. Uma de nossas melhores ferramentas para isso é o sorriso. Mas você já se perguntou o motivo?

Afinal, por que mostrar os dentes é sinal de felicidade ou simpatia? Pesquisadores que analisaram imagens de cérebros, buscando as raízes neurológicas de um sorriso.

Eles descobriram que sorrisos pertencem a diversas “variedades” – sorrimos por prazer, por alegria, para mostrar simpatia e isso todos sabem. Mas o que não sabemos é que, neurologicamente, eles são muito diferentes e isso se reflete até na anatomia do sorriso. Um sorriso envergonhado, por exemplo, é diferente do que um sorriso espontâneo após uma piada.

Uma outra descoberta significativa é que o sorriso dos outros ativa áreas do nosso cérebro que nos estimulam a sorrir também. Quando vemos um sorriso falso, subconscientemente, também conseguimos sentir a diferença.

No entanto, outra pesquisa da Universidade da Califórnia mostrou que, mesmo que subconscientemente consigamos distinguir um sorriso verdadeiro de um falso, essa percepção dificilmente chega aos níveis maiores de consciência e as pessoas acabam não interpretando direito a sinceridade do sorriso.
http://hypescience.com/por-que-nos-sorrimos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário