sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Doutor Risadinha adverte: O Riso é uma emoção incontrolável e contagiosa. Confiram nesta matéria.

Turminha do Riso, notem nas matérias a seguir como o Riso é incontrolável e contagioso (duvido que você conseguirá ficar sem ao menos sorrir ao assistir este vídeo). Estas matérias foram postadas ontem (23/09) no blog Território Nenhum e pela BBC.

Sobre o riso. “Rir é viver de maneira muito profunda. Tenho pavor de um mundo que está perdendo o senso de humor.” (Kundera)
Às vezes tenho a impressão de que os macacos também riem, apesar de acreditar que rir é uma atitude fisiológica própria do animal humano. Durante a idade Média esta atitude não era tolerada. O cristão é fundamentalmente uma pessoa séria. Há um trecho de O nome da rosa em que há uma discussão muito interessante sobre o riso. Uma discussão que parte da leitura de que Cristo não ria por não haver uma passagem se quer no evangelho em que ele apareça sorrindo.

O riso será explorado na renascença por Rabelais através de duas obras da literatura universal, Gargântua e Pantagruel. Significou algo novo e até revolucionário naquele contexto de final da Idade Média. Rir dos outros e de nós mesmos é uma atitude fundamental. Não o riso do deboche, da piada preconceituosa, da humilhação do outro, mas aquele tipo de riso que nos faz crescer, que nasce do humor inteligente ou até mesmo de coisas banais e engraçadas.

Na minha adolescência já tive vontades de rir dentro da Igreja em várias situações engraçadas. Como é difícil segurar o riso, quanto mais tentamos contê-lo mais ele explode dentro da gente.Interessante como em dados momentos solenes o riso consegue fazer por um momento, aquela cerimônia perder o sentido. O chapéu de alguém que cai sobre o caixão de uma cova que acabou de ser aberta faz o enterro perder o sentido: nasce o riso.
http://territorionenhum.blogspot.com/2010/09/sobre-o-riso.html

E isso é a mais pura realidade. Quanto mais tentamos conter o Riso, mais difícil fica. E para comprovar vejam a reportagem abaixo que foi postada pela BBC:
Ministro suíço tem ataque de riso. Hans-Rudolf Merz tentava responder pergunta sobre importação de carne.
O ministro das Finanças da Suíça, Hans-Rudolf Merz, teve um ataque de riso no Parlamento na quarta-feira. O vídeo com as gargalhadas de Merz já foi assistido por milhares de pessoas na rede mundial de computadores. Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=E5agWxzWTsc

O ministro lia uma pergunta impenetrável sobre a burocracia para a importação de carnes temperadas, quando acabou não contendo o riso. Diante do parlamento suíço, Merz ainda tentou se controlar e voltar a ler, mas acabou gargalhando outra vez. Ele depois admitiu não ter entendido o jargão empregado na pergunta.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/09/ministro-suico-tem-ataque-de-riso.html

É isso aí Turminha, por mais que nos esforcemos, quando o Riso se desperta em nós, fica muito difícil controlá-lo. Por isso que eu sempre recomendo: numa situação assim, devemos nos entregar ao Riso até como forma de externá-lo em sua totalidade e reaver o controle da situação mais rapidamente, devendo brincar e tirar proveito dela, afinal, para que levar a vida tão à sério, não é mesmo?

Abraços com coçadinhas do Doutor Risadinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário