domingo, 27 de dezembro de 2009

Doutor Risadinha comemora o primeiro aniversário do Blog ESPAÇO DO RISO e deseja à todos um divertido ANO NOVO

Olá Turminha do Riso, tudo beleza? Como passaram o Natal? Na minha Família foi tudo muito divertido. Desejo que tenha sido assim também com vocês e que a passagem de ano seja ainda mais alegre, positiva e descontraída. Que 2010 seja, para vocês e suas Famílias, um ano repleto de Paz, Saúde, Sucesso e Diversão plena.

Hoje quero comemorar com todos, o aniversário de 1 ano do blog ESPAÇO DO RISO. E estou muito contente, pois registramos quase 7 acessos diários e a adesão de mais de 2 seguidores por mês. Muito legal, não é? Hoje o Espaço do Riso apresenta-se de maneira sólida com atualizações semanais, tratando exclusivamente do Riso, Alegria, Descontração, Voluntariado e diversos outros temas positivos, tornando-se fonte de informação segura e confiável.

O Blog Espaço do Riso foi também fonte inspiradora para o primeiro Programa de TV chamado SORRIA E TENHA UM BOM DIA ® voltado para matérias e informações positivas, que estreiará no dia 18/janeiro/2010, quando comemoramos o Dia Internacional do Riso e será apresentado na Demais TV (www.demaistv.com.br) pelo Doutor Risadinha a partir das 10hs da manhã, a fim de podermos começar o dia e a semana com uma atitude positiva.

Vamos agora conferir o que saiu na Internet sobre o Riso:

Postado em 26/dez


Brasil Sorridente
A Política Nacional de Saúde Bucal (Brasil Sorridente) foi lançada em março de 2004 para garantir as ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde bucal dos brasileiros.
O Ministério da Saúde ampliará o atendimento de saúde bucal na rede pública de São Paulo. Em todo o Brasil, 38 novos Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs) foram contemplados, com investimento de R$ 3,7 milhões por ano para funcionamento. Com a ampliação, o número de CEOs passa para 809 em todo o Brasil, um crescimento de 709% em relação a 2004, quando havia 100 unidades.
O coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, explica que os centros complementam o trabalho das equipes de saúde bucal, responsáveis pelo primeiro atendimento e acompanhamento da população. Dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de 400 mil dentes deixam de ser arrancados anualmente por conta do aumento da cobertura do Programa Brasil Sorridente.

Postado em 24/dez


Sorrir...
1. Previne doenças
A respiração acelera, os batimentos cardíacos também, será que rir faz mesmo bem à saúde? Especialistas confirmam: após uma gargalhada a respiração torna-se mais profunda o que contribui para uma redução da tensão arterial, uma melhor oxigenação do sangue e aporte de nutrientes ao organismo.
2. Aproxima-o dos outros
O sorriso tem uma função primordial: expressar emoção e criar elos entre as pessoas. Os bebés usam-no desde logo para comunicar, e ao longo da vida, este marca a sua imagem e interfere na forma como se relaciona com os outros.
3. Estimula o cérebro
A actividade desencadeada pelo riso coloca ambos os hemisférios cerebrais em acção. Isto liberta a mente da tensão e stress psicológico e torna-a mais desperta para o que a rodeia, assim como para reter informação.
4. Rejuvenesce
O riso é uma das melhores estratégias para reduzir a ansiedade, mas funciona também como um poderoso anti-idade. Uma gargalhada frequente pode rejuvenescê-lo entre 1,7 e oito anos.
5. Liberta-o
Rir é vital para o ser humano.
6. Exercita o corpo
Se o sorriso se limita aos músculos da face, uma boa gargalhada fortalece outros pontos do organismo. É o caso do diafragma e da zona abdominal onde os benefícios são vastos, tanto a nível do tónus muscular como até na melhoria da digestão ou trânsito intestinal.
7. Combate o stress
O pensamento positivo é o passaporte para uma vida feliz. Como consegui-lo? Sorrindo. Além de ajudar a eliminar o stress, o sorriso pode ajudar na recuperação da depressão.
Sem falar que uma pessoa com um sorriso no rosto fica muita mais bonita. (Por Fah)
http://www.garotasveneno.com/2009/12/sorrir.html

Postado em 23/dez


Mulher ainda é maioria no voluntariado
Embora o trabalho voluntário seja realizado por ambos os sexos, a população feminina se dedica mais. Uma das razões para que mulheres e homens estejam tão díspares no engajamento social é a disponibilidade.
De acordo com pesquisa realizada em 2007 pela ONG RioVoluntário, dos 1.179 voluntários, 76% era mulher, com a maioria estabelecida na faixa de 25 a 34 anos e com nível superior de escolaridade. Passados dois anos, a proporção continua a mesma.
De acordo com a Coordenadora de Projetos e Organizações Sociais do Centro de Voluntariado de São Paulo, Silvia Naccache, não é por falta de solidariedade do sexo masculino.
Uma das razões para que as mulheres e os homens estejam tão díspares neste tipo de engajamento social é a disponibilidade. “O contingente feminino ainda não está inserido no mercado de trabalho como o masculino, então, há uma disponibilidade maior por parte das mulheres que ainda vigora”, afirma a socióloga e psiquiatra pós-graduada em Filosofia da Educação pela PUC-SP, Nilda Jock.
“O homem atual foi criado como o grande provedor da sociedade, ele carrega este estigma”, completa a socióloga. Neste aspecto, as mulheres ganharam maior flexibilidade, mas Silvia Naccache deixa claro que esta relação está se modificando. “Há uma mudança cultural, hoje existe a consciência entre ambos os sexos de que voluntariado é a prática da cidadania”, afirma. (por Renata Losso, especial para o iG São Paulo)
http://delas.ig.com.br/comportamento/mulher+ainda+e+maioria+no+voluntariado/n1237525902586.html

Postado em 22/dez


Uma Boa Gargalhada
Uma boa gargalhada ativa todos os sistemas e aparelhos do corpo físico. Uma simples gargalhada interfere, de forma direta, na vasodilatação e na eliminação das couraças que provocam verdadeira blindagem do caráter. Apenas uma gargalhada elimina a tensão que debilita o sistema imunológico. Uma só gargalhada ativa o hipotálamo que governa a reação do corpo ao estresse. Está em alta o ditado popular: "Rir é o melhor remédio". (Author: Subhashini Arora - extraído do livro "Terapias Quânticas")
http://www.institutovivekananda.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21:uma-boa-gargalhada&catid=2:professores&Itemid=21

Postado em 21/dez


Taboão da Serra agora conta com “doutores da alegria”
Desde junho, a Prefeitura de Taboão da Serra mantém o Projeto Trupe da Alegria, no qual um grupo de artistas especialmente treinados buscam humanizar o ambiente hospitalar, uma versão do conceituado “doutores da alegria”.
Duas vezes por semana os doutores palhaços visitam o Pronto Socorro Infantil, vão passando pela recepção, ambulatórios e leitos, lendo histórias, interagindo com as crianças e trocando lágrimas por sorrisos.
“Essa terapia da risada tem-se mostrado valiosa não só para a manutenção do otimismo entre os pacientes, como para a recuperação mais rápida dos pequenos que estão internados”, argumenta Luciana Uyeda, que coordena o projeto Trupe da Alegria, em Taboão da Serra.
Pesquisas científicas comprovam que o riso e o bom humor estão fortemente ligados ao reforço do sistema imunológico, protegem o coração e aliviam o stress.
Como as crianças se divertem com esses doutores, depois o trabalho dos médicos do hospital fica facilitado, pois se criou um vínculo afetivo com a figura do médico e do próprio hospital.
http://www.jornalnanet.com.br/Blogs/?b=curtas_da_redacao&Post=143

Postado em 20/dez


'Especialistas do Riso' levam alegria a idosos de um asilo de Cariacica
O último domingo (20) antes do Natal foi marcado por muito sorriso e descontração para os idosos do asilo Casa Aliança, em Campo Grande, Cariacica. Voluntários do programa social "Especialistas do Riso" fizeram uma visita aos 'bons velinhos', com direito a Papai e Mamãe Noel, além de distribuição de presentes.
Antes da chegada do grupo, os idosos estavam cabisbaixos e alguns com a expressão fechada. No entanto, bastou a primeira brincadeira por parte dos voluntários - vestidos com perucas coloridas e com maquiagem de palhaço no rosto - para que uma onda de sorrisos começasse a tomar conta do semblante dos idosos.
Após participarem de brincadeiras interativas e de darem boas risadas, todos os 24 idosos do asilo Casa Aliança receberam presentes do Papai Noel. (Por Guido Nunes - gazeta online)
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/12/579358-especialistas+do+riso+levam+alegria+a+idosos+de+um+asilo+de+cariacica.html

Então é isso aí pessoal! Aproveito para solicitar à todos que me ajudem na divulgação desta matéria, do blog Espaço do Riso e do Programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA ®

Abraços do Doutor Risadinha e uma divertida passagem de ano.

Um comentário: