terça-feira, 28 de abril de 2009

SÃO PAULO COMEMORA PELA PRIMEIRA VEZ O DIA MUNDIAL DA GARGALHADA

A primeira vez que esta comemoração ocorreu foi em 1998 quando o médico indiano Dr. Madan Kataria, precursor dos Clubes do Riso, reuniu aproximadamente 12 mil pessoas no Jockey Club de Mumbai, para comemorar o primeiro Dia Mundial da Gargalhada, que passou a ser realizado todos os anos, no 1º domingo de maio, com o objetivo de levar a paz ao mundo por meio de muita gargalhada.

Foi em 2.000 que aconteceu a primeira grande comemoração fora da Índia, quando na cidade de Copenhague, Dinamarca, reuniram-se mais de 10 mil pessoas para celebrar o Dia Mundial da Gargalhada.

O primeiro Clube do Riso, foi fundado pelo Dr. Kataria em 13 de março de 1995, num parque em Mumbai, Índia. No Clube do Riso, a risada é provocada sem motivo e sem necessidade de piadas. Daí vem o seu slogan: “Finja, Finja até que Atinja”. A grande pergunta é: Mas como rir sem motivo e quem lhe fará gargalhar?

Para responder esta pergunta, o Dr. Madan Kataria, juntamente com sua esposa Madhuri Kataria, professora de yoga, desenvolveram a técnica do Hasya Yoga (Hasya, em sânscrito, significa gargalhar) que tornou-se o Yoga do Riso, com atividades de gargalhadas simuladas.

Segundo Kataria: “Essa prática do riso passa progressivamente de um exercício de sons ho-ho, ha-ha-ha para outros tipos de risadas simuladas. É o que chamo de meu coquetel de risadas. Rir nesses clubes do riso é a forma mais pura de dar risada, porque não há nenhum motivo especial para que isso aconteça. Não é um riso dirigido aos outros, mas sim a nós mesmos, pois aprendemos a rir de nós mesmos.”

Atualmente existem mais de 6.000 Clubes do Riso espalhados por vários países do mundo, como Índia, Portugal, Austrália, Alemanha, Canadá, Dinamarca, Noruega, Itália, França, Holanda, Suécia, Suíça, Estados Unidos, Reino Unido, Hungria, Dubai, Malásia, Singapura, Hong Kong, China, entre outros, e a partir de 2004 no Brasil, em Belo Horizonte, sendo o 1º Clube do Riso da América do Sul. Vejam como funciona: http://www.youtube.com/watch?v=tmAQ8jk1dh8

Agora temos também o Clube da Gargalhada no Estado de São Paulo, sob a liderança do Doutor Risadinha, certificado pelo Clube da Gargalhada do Brasil (na semana passada - vide última dose de minha trajetória) e pela Escola do Riso de Portugal.

A comemoração está programada para o dia 03 de maio de 2009, no Parque do Ibirapuera, das 10h30 às 11h30hs, no gramado entre a Marquise e o Auditório, próximo ao restaurante e ao lado do monumento da FAB. O acesso à pé será pelo portão 10 e de carro pelo portão 3. Confiram a programação no link abaixo http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente/parques/progrmacao

Compareçam para comemorar com muitas gargalhadas esta importante data mundial.

SORRIA E TENHA UM BOM DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário