sábado, 11 de abril de 2009

O RISO PASCAL

Sabemos que a Igreja Católica sempre tratou do Riso com excessivo rigor e por tal motivo que foi com muita surpresa que descobri a existência de uma festa tradicional que perdurou na Igreja por mais de mil anos, conhecida pelo nome de ‘Risus Paschalis’ ou como preferirem de “Riso Pascal”. Portanto, gostaria de compartilhar com todos vocês, esta curiosa matéria que nos será apresentada por teólogos respeitáveis.

Consta que esse costume surgiu na Baviera no século XV, mas é encontrado já em 852 em Reims, na França, e se estendeu por todo o Norte da Europa, Itália e Espanha, até 1911 na Alemanha. O padre, para celebrar a alegria da Ressurreição sobre a Morte, contava anedotas durante as celebrações, que ao final se utilizavam da moral da estória para realizar suas pregações com muito humor, assumindo a cultura dos fiéis em sua forma popularesca, plebéia e obscena.



Entretanto, para expressar a vida nova inaugurada pela Ressurreição, dizia esta tradição, nada melhor que apelar para a fonte de onde nasce a vida humana: a sexualidade com o prazer que a acompanha.

Segundo o teólogo Leonardo Boff, esta festa chamada Risus Paschalis significa a presença do prazer sexual no espaço do sagrado, na celebração da maior festa cristã, a da Páscoa, e para ilustrar esta tradição positiva da sexualidade, ele menciona a teóloga italiana Maria Caterina Jacobelli, que com grande erudição, estudou este fato em sua obra chamada "O Riso Pascal e o Fundamento Teológico do Prazer Sexual" (Il risus paschalis e il fondamento teologico del piacere sessuale) publicada na Brescia, Itália, em 1990.

Nesta obra, Maria Jacobelli afirma que “para ressaltar a explosão de alegria da Páscoa em contraposição à tristeza da Quaresma, o sacerdote na missa da manhã de Páscoa devia suscitar o riso no povo. E fazia-a por todos os meios, mas sobretudo recorrendo ao imaginário sexual. Contava piadas picantes, usava expressões eróticas e encenava gestos obscenos, dramatizando relações sexuais. E o povo ria que ria”.

Entretanto, como houve abuso por parte de muitos padres, ao contarem as piadas picantes envolvendo desnecessariamente o tema da sexualidade, acabaram por violar assim a Palavra de Deus, fazendo com que esta tradição fosse proibida por Clemente X e no século XVIII por Maximillian III e os bispos da Baviera.

Muito interessante não é? Uma pena que pelo fato de alguns padres não saberem considerar os limites do humor, a Igreja acabou por perdeu o Riso Pascal, pois seria muito divertido presenciarmos missas nas quais os padres se mostrassem divertidos e contadores de piadas, que ao meu ver não necessitariam de ser picantes, mas que trouxessem a descontração para este momento de paz e saúde espiritual. O que acham?

E enquanto vocês pensam sobre isso, desejo à todos uma Feliz e Divertida Páscoa, com muito chocolate, o doce da alegria. SORRIA E TENHA UM BOM DIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário