sábado, 29 de setembro de 2012

Marcelo Pinto, o Palestrante do Bom Humor convoca todos à celebrarem neste Domingo, dia 30 de Setembro, o Dia da Secretária


30 DE SETEMBRO: UM PRESENTE PARA A SECRETÁRIA SORRIDENTE
Marcelo Pinto
(Palestrante do Bom Humor, também conhecido como Doutor Risadinha e autor do livro Sorria, você está sendo curado)

“Ela chega tão meiga e tão bela / Puxa as cortinas e abre as janelas,
Sempre com a mesma delicadeza,
E depois na sua sala ao lado atende o telefone e anota os recados,
E coloca sobre minha mesa,
Está sempre muito sorridente trata bem todos meus clientes,
Para ela não há sacrificio,.....”
(Secretária -  Amado Batista)

Minhas amigas secretárias, o dia 30 de setembro é muito especial, por comemorarmos o Dia da Secretária. E descobri que a origem desta data tem duas versões:

A primeira conta que ocorreu em 1867 com a invenção da máquina de escrever por Christopher Sholes, tendo sua filha Lilian Sholes, testado este invento, tornando-se a primeira mulher a datilografar em público. Como a data de aniversário de Lilian era 30 de setembro, no centenário de seu nascimento, as fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações com concursos para escolher a melhor datilógrafa. Como os concursos se repetiam todos os anos, na mesma data e com a participação de muitas secretárias, o dia passou a ser conhecido como o 'Dia das Secretárias'.

De acordo com a segunda versão, São Jerônimo, homenageado em 30 de setembro, tornou-se o santo protetor das secretárias. Ele estudou gramática, retórica e filosofia em Roma e tornou-se secretário do papa Damaso, que governou a Igreja Católica de 367 a 384. Qual das duas versões você prefere?

Mas foi com o surgimento das associações de classe que a data tornou-se popularizada como forma de reconhecimento da profissão, tendo sido regulamentada em 1985 pela Lei 7377. Em São Paulo, o Dia da Secretária foi oficializado pela Lei 1421/77. Existe também o Dia Internacional da Secretária, que é comemorado na última quarta-feira de abril.

“Nas duas faces de Eva / a Bela e a Fera / um certo Sorriso / de quem nada quer / sexo frágil / não foge à luta  ...” (Cor de rosa choque – Rita Lee).

Aproveitando esta merecida comemoração, para quem não foge à luta e que tem no sorriso sua marca registrada, gostaria de informar, em primeira mão, que estarei representando o Brasil no 1º Congresso Europeu da Ciência e Práticas do Riso que acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro em Lisboa, Portugal, ao lado do Dr. Patch Adams, personagem central do filme o Amor é Contagioso e precursor do Movimento de Humanização do Ambiente Hospitalar e do Dr. Madan Kataria, médico indiano fundador do movimento mundial dos Clubes do Riso, o qual represento em São Paulo. Nesta oportunidade estarei tratando da amigável relação da Mulher com o Riso. Confiram no link: Confiram no link:http://congressodoriso.com/pt/conteudo/programa/oradores-confirmados/marcelo-pinto.html#bio .

Vocês sabiam que, segundo a psicóloga Mariana Funes, a risada das mulheres têm uma freqüência mais elevada (cerca de 502 hertz) do que os homens (cerca de 276 hertz). Eu acho que é porque as mulheres são mais predispostas ao riso, pois as estatísticas mostram que:
i) 30% das mulheres riem às gargalhadas 2 ou 3 vezes ao dia, contra os homens que não chegam a 20%;
ii) 93% das mulheres respondem com um riso a outro riso, contra apenas 67% dos homens;
iii) 72% das mulheres riem instantaneamente pelo riso de outras pessoas, contra 56% dos homens; e,
iv) as mulheres riem muito mais quando estão na presença dos homens e estes dizem mais piadas na presença das mulheres.

Uma Boa Notícia. O Riso Emagrece: uma pesquisa realizada na Univ. Vanderbilt, EUA, que constatou que 10 a 15 minutos de boas risadas queimam aproximadamente 50 calorias (equivalente a uma barra média de chocolate), ou seja, 2 kg por ano.

Outra Boa Notícia. O Riso Rejuvenesce: algumas secretárias vivem dizendo que não dão muitas risadas porque senão ficam cheias de rugas. Isso já era, pois está comprovado que o movimento muscular facial e a irrigação sanguínea que o riso e o sorriso produzem é que desenrrugam.

Comuns na Europa e nos EUA, as injeções de ácido polilático ajudam na produção de colágenoE para estas poucas secretárias que tem dificuldades para dar umas gargalhadas, eu termino com uma Ótima Notícia: já existe no mercado dermatológico, um produto da neurocosmética, à base de extratos de plantas com ação semelhante à da endorfina (hormônio da alegria), chamado fitoendorfina, que visa melhorar o estado de ânimo da pele, ajudando a retardar o seu envelhecimento. Que beleza, heim!

É por isso que eu recomento: SORRIA E TENHA UM BOM DIA E LUCRATIVO DIA.

Para mais informações visitem o Site: www.palestrantedobomhumor.com.br 



Doutor Risadinha apresenta mais Benefícios do Sorriso

Olá Pessoal, tudo bem? Compartilho hoje a postagem realizada em 27/09/2012 pela Sheila Rigler, colunista do Jornal Paraná On Line com o título: Os benefícios do sorriso. Confiram abaixo:


Médicos consideram o riso tão saudável quanto a prática de exercícios. De acordo com eles, uma gargalhada é como uma "malhação interna", pois faz com que a sua pressão sanguínea baixe, diminui o stress e ainda ativa o sistema imunológico.

Voluntários de uma pesquisa assistiram 20 minutos de comédia ou de números de stand-up e seus hormônios relacionados ao stress e até mesmo ao colesterol diminuíram um pouco. A gargalhada, então, pode prevenir doenças cardíacas e ajudar no tratamento de diabetes, pois a quantidade de endorfina que é liberada no corpo é similar à que recebemos após o exercício.

E nos relacionamentos isso também é muito importante. Frequentemente percebo nas entrevistas que faço com as pessoas na agência que ninguém quer ter ao seu lado uma pessoa mal humorada, pessimista e de mal com a vida. Rir muitas vezes é a melhor solução para encararmos as surpresas que a vida nos apronta.

Doutor Risadinha recomenda: Não percam o RISOLÓGICO 2012 !


Turminha, tenho hoje uma excelente dica para vocês, principalmente, para os que moram em Curitiba e região. Conforme foi postado em 26/set/2012, inicia em 4 de outubro a próxima edição do Risológico, realizado por Seven Entretenimento. Confiram mais detalhes abaixo:

Mostras Paralelas no Risológico 2012

A edição 2012 do Risológico, novo festival de humor no país, que acontece pelo segundo ano consecutivo em Curitiba traz novidades para esta temporada. O evento, que chama atenção por reunir diversas manifestações do humor nacional, realiza de 04 a 07 de outubro no Teatro Regina Vogue uma mostra paralela “Riso Encena” com apresentações de alguns dos principais grupos de improviso de Curitiba. Além disso, de 05 a 07 de outubro, a Escola do Ator Cômico será palco de diversas oficinas durante o festival. A curadoria do “Riso Encena” e das oficinas quem assina é o paranaense Andrei Moscheto.

Neste ano, o palco principal, onde se revezam grandes nomes do humor nacional, conta na curadoria com o apoio do renomado ator, diretor de teatro e redator da TV Globo, Claudio Torres Gonzaga.

Outra área que deve chamar a atenção é o “Humor na Internet”, que ganha também nesta temporada apoio na curadoria com o comediante carioca Marcos Castro.

A estrutura do Risológico conta ainda com o Palco Alternativo, espaço destinado aos jovens talentos do stand-up que estão despontando no Brasil. Paralelamente às apresentações, os espectadores conferem ainda os trabalhos de expoentes do universo dos cartoons no país, no “Espaço Cartum”. Também acompanham a transmissão ao vivo do programa humorístico Boa da Pan, no “Humor na Rádio”. O público poderá ainda fazer uma verdadeira viagem no tempo ao assistir a diversos trechos de quadros e programas de TV que marcaram época no humor nacional, no espaço “Humor na TV”, que presta uma homenagem aos principais programas humorísticos da história da televisão brasileira.

A programação do Risológico será das 19h30 às 22h50, no dia 05, das 16h30 às 22h50, nos dias 06 e 07. Para acompanhar toda a programação, siga @risologico no twitter ou acesse o sitewww.risologico.com.br.

Dessa vocês vão gostar: Sorrir Emagrece !


Pessoal, vocês vão adorar esta matéria postada por Mayara Alves no dia 19/set/2012 no site da Nova em MdeMulher.abril.com.br, com o título: Sorria: você está magra. Confiram:

Você fica na salada enquanto suas amigas se deliciam com uma lasanha? Elas estão sempre com o corpo em cima e você vive lutando com a balança? Veja como mudar isso.


O riso libera a serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar, que pode te ajudar a manter o corpinho em dia.

Quando você sorri, seu organismo produz uma poção mágica - e emagrecedora! - chamada serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. "Menores níveis dela aumentam a ansiedade e a compulsão alimentar", afirma a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro. Por isso, quando o nível da substância está baixo, cresce o risco de ataques à geladeira. Depois de levar um fora ou ser desprezada numa entrevista de emprego, por exemplo, você tem uma vontade incontrolável de estabelecer um novo recorde olímpico: devorar uma caixa de bombons em milésimos de segundo. E detona todo o esforço de semanas de dieta.

É seu estômago buscando consolo numa bomba calórica para ajudar seu cérebro a produzir o tal neurotransmissor. "Já quando a substância está nas alturas, a alimentação passa a ser usada apenas pela necessidade nutricional, e não para suprir emoções negativas", diz a psiquiatra Helena Masseo de Castro, de São Paulo.

Sim, se está contente, você come menos! É o círculo virtuoso da mulher magra. Se apostar no mix certo de alimentos (apetitosos!), você vai estimular a produção de serotonina e viver com um sorriso no rosto - por estar com o astral lá em cima e por exibir curvas de babar. De acordo com a nutricionista funcional Andrezza Botelho, de São Paulo, a substância é formada por um aminoácido chamado triptofano, presente em todos os tipos de proteína, além de na banana, no cacau e nos cereais.

Mas não basta encher o prato de carne; é preciso investir em carboidrato também. "Quando você consome só proteínas, elas acabam sendo usadas como fonte de energia. Se consumir massas junto, os carboidratos fazem esse papel e a proteína fica livre para a produção de serotonina", diz o nutricionista Daniel Percego, de São Paulo.

Em tempo: ficar de jejum por muitas horas derruba drasticamente a quantidade dessa turma no organismo, deixando você para baixo, ok? A seguir, as escolhas que vão fazê-la desfilar feito deusa.

Bons sonhos
A serotonina também regula o sono. Por isso, ela é naturalmente liberada em maior quantidade no fim da tarde. E, adivinhe, quem sonha a noite toda fica mais... magra. Isso porque, ao dormir, o corpo libera maior quantidade de leptina, um inibidor de apetite, e menor quantidade de grelina, conhecida como o hormônio da fome.

Doutor Risadinha apresenta como Estimular e Trabalhar o Riso


Olá Turminha Risonha! Hoje compartilho com vocês a postagem realizada no dia 16/set/2012 por João Paulo Marques no seu blog, com o título “Como estimular e trabalhar o SEU riso”. Confiram:

Porque faz falta a muitos, inclusive a mim. Porque falar mal é sempre mais fácil do que falar bem. Porque não correm bons tempos nos dias de hoje e, por isso mesmo, temos que agarrar as coisas boas e elas andam por aí. Para isso, basta estar atento a elas ou procurá-las.

Por isto tudo e por muito mais , resolvi copiar, traduzindo, ajustado, acrescentando um ponto que pode dar um conto, de uma parte de um artigo do "El País". Trata-se de uma tradução de autor. O artigo chama-se " Frente a la ansiedad, risas", mas que ainda não está "achável" na WWW.

Seguem as dicas que o artigo propõe:
- Rodear-se de gente divertida, que contagie pelo optimismo e tenha "ganas" (gosto deste ganas) de viver. Estar a falar constantemente de problemas e só deles, NÃO é solução.
- Desinibir-se e deixar-se levar pelas coisas boas. Não tenha medo ou vergonha de se rir às GARGALHADAS.
- Procure "material" divertido. Livros, séries, textos, etc. Há muita coisa por aí. Se não se lembrar de nada, procure os Monthy Python
- Delicie-se com as lembranças positivas da sua vida. Recorde-se da sua ÚLTIMA GARGALHADA. Verá que se vai sentir melhor.
- Contemple-se a si e aos seus problemas através de uma LENTE DE HUMOR E DE OPTIMISMO. Será que esses problemas são tão importantes e relevantes? Amanhã ainda serão? Talvez não.
- Observe as situações pelos OLHOS DE UM OPTIMISTA.

Quando só se fala por aí de crise e os dias de sol que vão vir serão mais curtos e menos prováveis, fuja do pessimismo e do mau humor e ria...ria muito.

Descubra o palhaço que há em si. Afinal rir é um bom remédio e custa bola.

Doutor Risadinha apresenta o Grupo Terapia do Riso e a Trupe do Nariz Solidário


Booommm Diiiaaa Turminha do Riso Saudável! Vamos hoje dar uma salva de palmas para o grupo 'Terapia do riso' que melhora saúde de pacientes do Hospital Ronaldo Gazolla, conforme foi noticiado em 13/set/2012 por Tiago Frederico no site do Jornal O Dia. Acompanhem abaixo, a íntegra da matéria:

Há dois meses no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla do Rio de Janeiro, a Trupe do Nariz Solidário já coleciona grandes histórias para contar, como explica o paciente Marcos Bastos, que atribui sua melhora à "besterologia" aplicada em grandes doses durante as visitas dos palhaços à unidade.
"Quando acordei no CTI e abri os olhos, a primeira coisa que eu vi foi a 'Doutora Alegria'. Pensei logo: que barato! Se morri, estou no céu! O CTI é um lugar muito triste, estamos privados da companhia de quem a gente ama; e, de repente, descobrimos que tem outra fonte de calor", conta Marcos.

Hoje, longe do Centro de Tratamento Intensivo, o paciente recebe a visita dos 'Doutores Palhaços' em uma enfermaria. Marcos garante que é muito mais do que diversão, é um incentivo extra para sua recuperação. "Eles não despertam só o riso. Sempre têm uma palavra amiga, um conforto, uma música. É um trabalho lindo", garante.

De acordo com o Dr. Marco Aurélio Pereira, diretor médico adjunto do HMRG, é comprovado cientificamente que os estados emocionais negativos comprometem o sistema imunológico. Se o indivíduo não buscar recursos para lidar com esse desequilíbrio, iniciará um processo psicossomático. Doenças surgirão como manifestação ou agravamento do quadro de saúde. "Quando você está rindo de verdade, está trabalhando com a contração de todos os músculos da face, ativando toda a circulação sangüínea e proporcionando ao corpo um grande bem estar. Alegria não tem contra indicação, muito pelo contrário. Aqui no Ronaldo Gazollaa, a prática já deu muito certo", explicou.

Doutor Risadinha apresenta a Relação do Riso com o Choro !

 Olá Pessoas Risonhas! Hoje trago para vocês um excelente artigo publicado em  06/09/2012 por Efe no site IPCDIGITAL, com o título Chorar também é bom - Saiba a importância do riso e do choro para a saúde”.

Achei legal este artigo pois me remeteu ao capítulo do meu livro SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO CURADO e à entrevista que realizei no meu programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA. Vejam à seguir:



Vejam que legal também a entrevista que concedi ao programa Análise Direta sobre a Relação do Riso com o Choro:




Agora confiram o artigo com o título Chorar também é bom - Saiba a importância do riso e do choro para a saúde”.

O riso e o choro têm muitas coisas em comum - fisiologicamente falando. O riso libera endorfinas, que aumentas os níveis de células T, e reforçam o sistema imunolóligo do organismo.

Uma coisa parecida acontece com o choro. Chorar nos faz liberar adrenalina, um hormônio que segregamos em situações de estresse, e noradrenalina, que atua como neurotransmissor e tem efeito contrário ao da adrenalina.

Quando choramos, eliminamos estes hormônios, o que produz uma sensação de desafogo e tranquilidade.

O choro é a melhor válvula de escape para qualquer emoção intensa e que nos sobrecarrega em um dado momento. Quando começamos a chorar, as emoções são libertadas como se as tivéssemos fechadas dentro de uma panela de pressão.

O pranto é parte da aprendizagem e do desenvolvimento humano, mas conforme nos tornamos adultos achamos que as lágrimas são “coisa de criança”, e somente nos permitimos chorar em muito poucas ocasiões.

O estresse, a tristeza, a dor psíquica e física, a alegria, os nervos, a angústia, a emoção etc., são sentimentos que podemos traduzir em lágrimas.

Quando o fazemos, nos sentimos muito melhor, mas se afogamos o pranto só conseguimos aumentar a pressão e o desequilíbrio interior.


Doutor Risadinha apresenta mais uma atividade dos Terapêutas do Riso


Tudo bem Turminha? Vamos juntos parabenizar o grupo Terapeutas do Riso que iniciaram ontem um trabalho no Hospital Estadual da Criança, conforme foi divulgado em 5/set/2012 no site baiano Saude.ba.gov.br. Confiram:

O grupo apresentou os projetos que serão desenvolvidos no hospital e realizou atendimentos cômicos.

Os corredores e leitos do Hospital Estadual da Criança (HEC) se encheram de alegria na manhã de ontem com a chegada dos Terapeutas do riso, grupo que há 14 anos utiliza o teatro, a música, técnicas do palhaço, truques de mágica e malabares para realizar consultas divertidas com os pacientes.

As consultas cômicas serão realizadas às terças-feiras, e os médicos-palhaços prometem diagnosticar felicidade e receitar muita alegria.  Os “doutores” Bacural, Ciranda e Charanga apresentaram para a equipe de colaboradores do HEC os principais projetos que serão desenvolvidos na unidade, entre eles, está o HCinema, previsto para ser lançado no mês de outubro, durante as comemorações da semana da criança. O projeto, que já é um sucesso no Hospital da Criança das Obras Sociais Irmã Dulce, vai promover sessões de cinema uma vez por mês.

Risoterapia
No norte e nordeste, os Terapeutas do riso foram pioneiros com o trabalho da risoterapia, que transforma tudo em brincadeira e deixa o ambiente hospitalar mais leve, mais humano. 

Vocês querem mais Motivos para Gargalhar?


Tudo bem Turminha do Riso? Vejam que artigo legal foi postado pela Daniella Rolim em 05/set/2012 no site “segs.com.br” com o título Mais motivos para rir e gargalhar!

Segundo cardiologista, o riso pode ser comparado a uma atividade física

Dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. E, para os que ainda tinham dúvidas com relação ao poder do riso, uma boa notícia! Ele faz muito bem à saúde e ao coração. Dr. Francisco Ramos Farina, cardiologista da Amhpla (CRM 28610), explica que além daquela sensação de bem estar, o riso pode ser comparado a uma atividade física que trabalha os músculos da face, tórax, abdome e membros inferiores, auxiliando o organismo a melhorar suas funções.

“Quando damos risada são ativados diversos grupos musculares do corpo, levando a uma aceleração da frequência cardíaca e um leve aumento da pressão arterial, o que melhora a oxigenação das células. Além disso, há uma vasodilatação com queda da pressão arterial e, consequentemente, uma sensação de relaxamento”, afirma o especialista.

Dr. Farina conta que durante o processo do riso há ativação de mecanismos endógenos de produção e liberação de hormônios. “A endorfina, que é o hormônio natural do relaxamento, tem sua produção aumentada quando damos risadas. Por outro lado, há diminuição na produção dos hormônios que causam estresse, como adrenalina e cortisol, prevenindo de infartos e derrames cerebrais. Há ainda aumento na produção do colesterol bom (HDL), que é um protetor contra doenças cardiovasculares”.

Outros benefícios do riso ressaltados pelo especialista são: prevenção de rugas, melhora na ventilação pulmonar, na digestão e no trabalho do fígado, e aumento na produção de células de defesa (linfócitos B e T). “Por este motivo é muito importante os trabalhos voluntários que estimulam o humor, por todos estes benefícios que ele traz aos pacientes. É uma ótima forma de exercitar o coração, em todos os sentidos”.

Prescrição

Para o cardiologista, não há dose certa diária de risos e gargalhadas. “O importante é rir! Quanto mais você ri, mais exercício físico estará fazendo”. Ele indica, ainda, algumas recomendações de estudiosos no assunto:

- Cada minuto de riso diário equivale a 45 minutos de relaxamento;

- Rir durante 15 minutos, todos os dias, queima até 40 calorias. Isso significa que ao longo de um ano você pode perder dois quilos, só dando risada;

- Rir de 100 a 200 vezes ao longo do dia equivale a um esforço cardiovascular de 10 minutos de corrida, o que também faz bem ao coração.

Doutor Risadinha celebra em 28/ago o Dia do Voluntariado

Pessoal, confiram abaixo o programa gravado por mim no Sorria e Tenha um Bom Dia, em homenagem à todos os grupos de Voluntários que tanto beneficiam nossa sociedade. Uma salva de palmas à todos eles:

DOUTOR RISADINHA comemora o DIA NACIONAL DO VOLUNTARIADO


Há há há há há / mas eu tô rindo à toa / não que a vida esteja assim tão boa / mas um sorriso ajuda a melhorar / ah ah ah”. (Rindo a Toa – Falamansa)

É isso aí pessoal, já está cientificamente comprovado que o Riso ajuda a melhorar nossa saúde, a atenuar nossos sofrimentos e com base nisso é que cresceu o movimento de humanização do ambiente hospitalar, onde se encontram o maior número de grupos de voluntários que hoje, dia 28 de agosto, comemoram o Dia Nacional do Voluntariado, instituído pela Lei 7352/85.

Traçando uma breve linha no tempo, lembramos que em 1543 foi fundada na vila de Santos a Santa Casa de Misericórdia, primeiro núcleo de trabalho voluntário no Brasil, em 1997 foi criado o CVSP – Centro de Voluntariado de São Paulo, em 1998 foi promulgada a Lei do Voluntariado nº 9.608 e em 2001 o Brasil destacou-se entre os 123 países participantes do Ano Internacional do Voluntário, criado pela ONU.

Mas o que eu gostaria de destacar neste dia é a presença do Riso no trabalho voluntário, pois além do Doutor Risadinha, várias outras iniciativas adotaram o Riso em seus nomes, tais como os Doutores do Riso, S.O.S. só riso, Plantão Sorriso, UTI do Riso, Amigos do Riso, Big Riso, Cia. do Riso, Pediatras do Riso, e mais os Palhaços em Rede registrados no cadastro dos Doutores da Alegria, que só em São Paulo indica a existência do Grupo Só Risos, Plantão Sorrisos, Fisioterapeutas do Riso, Mensageiros do Riso, Operação de Riso, Medicina do Riso, dentre outros. (http://www.doutoresdaalegria.org.br/nufo/formacao_rede_resultado.asp)

E por falar nos Doutores da Alegria, precisamos esclarecer duas confusões que se faz: primeira que eles não são voluntários, mas profissionais remunerados que passam por um processo seletivo rigorosíssimo e segunda que eles não se baseiam na história do médico norte-americano Hunter Patch Adams, mas sim no projeto da Clown Care Unit, grupo de artistas especialmente treinados para levar alegria a crianças internadas em hospitais de Nova Iorque, cuja trupe foi integrada por Wellington Nogueira, quem fundou em 1991 os Doutores da Alegria.

Esta última confusão se deve ao fato do médico Patch Adams também se vestir de palhaço para levar alegria e saúde aos pacientes que visita, mas ele próprio faz questão de destacar que sua iniciativa não está baseada no poder do Riso mas sim no poder do Amor, daí o nome do seu filme “O Amor é Contagioso”, que estimulou a humanização do ambiente hospitalar e a criação de grande parte dos grupos acima citados.

Porém, não podemos nos esquecer que voluntários não são apenas aqueles que visitam hospitais, mas como é definido pelo CVSP: “Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade” em todos os aspectos. (http://www.voluntariado.org.br/)

Assim sendo, existem diversas formas e oportunidades de voluntariado: realizando ações individuais como os advogados que atendem na Assistência Judiciária Gratuita; participando de campanhas como doação de sangue e distribuição do Sopão; participando da Associação de Pais e Mestres da escola de seus filhos, da associação de moradores do seu bairro, dos Finais de Semana de Jovens com Cristo de sua comunidade; trabalhando em Organizações Sociais, ONGs, etc.

DICA. E para você que vive dizendo que gostaria de fazer um trabalho voluntário, mas não encontra tempo ou oportunidade para realizá-lo, tenho uma excelente notícia: os seus problemas acabaram, pois descobri que existe uma nova modalidade, o voluntariado online - uma forma de voluntariado que, ao invés de ser realizado presencialmente na organização promotora, é feito em casa, no trabalho ou em outro local com acesso à internet. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Voluntariado_online)

O voluntariado online iniciou nos EUA na década de 70 e teve sua difusão a partir de 1995 através da ONG Impact Online. Hoje é praticado no mundo todo e no Brasil vem sendo difundido desde 2008, quando do lançamento do site www.voluntariosonline.org.br que é chancelado pela UNVolunteers. Dentre as oportunidades de voluntariado online disponíveis no Brasil, temos: tradutores para diversos idiomas, web designers, advogados, publicitários, analistas de sistemas, etc. Para mais informações, consulte também o site dos Voluntários em Ação (http://www.voluntariosemacao.org.br).

 

E para finalizar, como gosto de inserir músicas no fechamento dos meus artigos, encontrei uma pérola que não poderia deixar de dividir com vocês. O Instituto Faça Parte, fundado em 2001 com a missão de promover a cultura do voluntariado e visando fortalecer este movimento criou a música “Todo Mundo Tem Algum Talento”, cuja letra mostra como ser voluntário e fazer a diferença na vida de alguém.

 “Todo mundo tem algum talento em algum tempo,
Mas às vezes falta um pouco de movimento.
Sai do lugar, levanta daí, o que você sabe fazer / Faz falta por aí.
Se você sabe ler, leia./ Se você sabe cantar, cante.
Se você sabe ensinar, vender, pintar, curar, pedir, se levante ....

Então vem, / Faça parte! / Então vem, / Faça a sua parte./ Bota a mão na massa / Não espere / Vá e faça também.... (Todo Mundo Tem Algum Talento - Sergio Valente e PC Bernardes).

Vocês poderão conhecer e ouvir a íntegra deste verdadeiro Hino do Voluntariado, nas versões popular, rock e forró cantadas por Daniel, Fábio Jr, KLB, Rogério do Jota Quest, Falamansa, Elba Ramalho e outras estrelas da nossa música. Confiram em http://www.facaparte.org.br/musicas.asp .

É isso aí Turminha do Riso! Agora o Doutor Risadinha convoca vocês para uma salva de palmas à todos os voluntários e recomenda: SORRIA E TENHA UM BOM DIA ®

Doutor Risadinha apresenta mais razões para incluirmos a Risoterapia em nossa rotina


Pessoal, vejam que artigo legal foi postado em 27/ago/2012 por Daiane França em seu Blog “Saladcreations.com.br”:

O riso ajuda a promover a saúde mental, por isso, pessoas dotadas de bom humor costumam ter menos problemas emocionais do que as pessoas sentem dificuldade em rir.

O bom riso é aquele que vem de forma natural. Saber rir até de si mesmo é saber levar a vida com muito mais prazer então inclua a risoterapia no seu dia a dia:

1-Cultive sempre o bom humor
2- valorize-se
3-Tenha sempre atitudes positivas
4-Ame o próximo como a si mesmo
5- Fale de assuntos e temas alegres
6- Viva de consciência tranquila
7-Cultive e pratique o bem
8- Dê um sentido positivo e de qualidade á sua vida  (Patch Adams)

Doutor Risadinha divulga mais 14 boas razões para Rir sem culpa


Pessoal, tudo legal? Tenho a satisfação de compartilhar com vocês, hoje, o excelente artigo postado em 21/ago/2012 no site português sobre saúde, que nos dá 14 boas razões para rirmos sem culpa. Ele tem o título:

Rir Faz Bem Para a Saúde


Rir auxilia pessoas com depressão e síndrome do pânico. O riso faz bem ao coração, enquanto a depressão aumenta os riscos de problemas cardíacos e de mortalidade.

14 razões que provam que vale a pena sorrir:

1. Sorri! Somos a única espécie  da terra que pode gozar desse prazer. O ser humano é fantástico!

2. Quando ris, relaxas todos os músculos e respiras fundo, o que estimula a circulação sanguínea e faz com que te sintas tranquilo.

3. Um ataque de riso tem o mesmo efeito de uma massagem. É como se te desligasses de tudo. E se estás estressado relaxa, soltando uma boa gargalhada.

4. O riso é um reflexo da nossa personalidade. Segundo o seu tom e duração, pode relevar se estás nervoso, estressado, ou bem disposto.

5. Depois de comer uma bela fatia de bolo de chocolate, há que rir! O riso aumenta as contrações dos músculos abdominais, o que favorece a digestão.

6. Quando estiveres a ver um filme de terror, ria! É que o riso também é bom para libertar a ansiedade e a angústia.

7. Sabias que o sorriso favorece a beleza exterior? As expressões da tua cara tornam-se mais doces e atractivas se sorrires, e claro não te aparecem tantas rugas!

8. Quando nos rimos, transmitimos confiança a quem nos rodeia e aproxima-nos dos outros. Portanto, já sabes, pratica muitas sessões de risoterapia... e estás garantido!

9. Se queres chegar a avô, para poderes contar histórias aos teus netos, ri! O sorriso prolonga a vida. Um sorriso são mais duas horas de vida.

10. O riso previne doenças, porque após uma gargalhada a respiração torna-se mais profunda, o que contribui para uma redução da tensão arterial, uma melhor oxigenação do sangue e aporte de nutrientes ao organismo.

11. Estimula o cérebro, porque a atividade desencadeada pelo riso coloca ambos os hemisférios cerebrais em ação. Isto liberta a mente da tensão e stress psicológico e torna-a mais desperta para o que a rodeia, assim como para reter informação.

12. Rir liberta-te e é vital para o ser humano, funcionando como o comando «reiniciar no computador». E são as crianças quem ri mais livremente, com dez «Ah» por segundo, cerca do dobro do que emite um adulto.

13. O riso exercita o corpo. Se o sorriso se limita aos músculos da face, uma boa gargalhada fortalece outros pontos do organismo. É o caso do diafragma e da zona abdominal onde os benefícios são vastos, tanto a nível do tónus muscular como até na melhoria da digestão ou trânsito intestinal.

14. Rir é bom e isso vê-se na balança, pois queima calorias. Aumenta o gasto energético do organismo, o metabolismo e acresce, em cerca de 20 por cento, o ritmo cardíaco.

Bastam dez minutos de gargalhadas para eliminar cerca de 40 calorias. Este valor equivale apenas a um quadrado de chocolate mas já é um começo.

Doutor Risadinha divulga novidades sobre o Grupo Risadinha que atua no Distrito Federal


Turminha, vejam que matéria interessante foi publicada em 21/ago/2012 no site Mais Comunidade, com o título: Palhaços treinam para levar humor a hospitais públicos do DF.


Você já ouviu falar na arte da palhaçaria? Você sabe o que é um ‘clown’? Originário no século XVI, este vocábulo significa ‘colono’, ‘rústico’, ‘torpe’, ‘indivíduo desajeitado e engraçado que faz o público rir’. Exemplo: palhaço. No Distrito Federal alguns desses se reúnem no Grupo Risadinha e levam o ridículo a sério.

Os componentes desse grupo se dedicam a visitar hospitais, tornando o humor um lenitivo à dor. Fazem rir pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde, independente da condição de cada um. Mas para isso treinam muito. Estudam, são bacharéis e licenciados em artes cênicas pela UnB. Os treinos acontecem às quartas feiras à tarde, no clube da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas da União.

“Para ser palhaço tem que ter vocação. Treinamos técnicas de comicidade e improvisação por meio de expressões corporais. Sem compromisso com o acerto, estamos na contra mão do sugestivo mundo utilitário. Procuramos ‘desdramatizar’ o ambiente hospitalar levando alegria e esperança aos pacientes”, explica Ana Flávia Garcia, palhaça Geléia, diretora artística do grupo.