quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DOUTOR RISADINHA MOSTRA "POR QUE SORRIMOS?"

Turminha do Riso, conheçam agora esta interessante matéria sob o título "Por que nós sorrimos?" que encontrei, postada em 30/jan/2011 por Luciana Galastri, que foi extraída do site Lifes Little Mysteries. Eu particularmente entendo que rimos para extravar nossas emoções, assim como choramos, gritamos, xingamos e até batemos, mas como Defensor do Riso que sou, prefiro e recomendo Gargalharmos, motivo pelo qual fundei em São Paulo o Clube da Gargalhada justamente para proporcionar esta verdadeira catarse! Ele fica na R. Leite de Morais, 42 - s/ 17 ao lado do Metrô Santana. Venham conhecê-lo!

 
Por que nós sorrimos?

Humanos são animais sociáveis, e, assim nosso bem estar depende de nossa habilidade de cativar os outros. Uma de nossas melhores ferramentas para isso é o sorriso. Mas você já se perguntou o motivo?

Afinal, por que mostrar os dentes é sinal de felicidade ou simpatia? Pesquisadores que analisaram imagens de cérebros, buscando as raízes neurológicas de um sorriso.

Eles descobriram que sorrisos pertencem a diversas “variedades” – sorrimos por prazer, por alegria, para mostrar simpatia e isso todos sabem. Mas o que não sabemos é que, neurologicamente, eles são muito diferentes e isso se reflete até na anatomia do sorriso. Um sorriso envergonhado, por exemplo, é diferente do que um sorriso espontâneo após uma piada.

Uma outra descoberta significativa é que o sorriso dos outros ativa áreas do nosso cérebro que nos estimulam a sorrir também. Quando vemos um sorriso falso, subconscientemente, também conseguimos sentir a diferença.

No entanto, outra pesquisa da Universidade da Califórnia mostrou que, mesmo que subconscientemente consigamos distinguir um sorriso verdadeiro de um falso, essa percepção dificilmente chega aos níveis maiores de consciência e as pessoas acabam não interpretando direito a sinceridade do sorriso.
http://hypescience.com/por-que-nos-sorrimos/

DOUTOR RISADINHA RECOMENDA GARGALHAR COMO FORMA DE EXTRAVASAR NOSSAS EMOÇÕES

Olá Turminha, conheçam esta interessante matéria sob o título "Dar um sorriso falso pode acabar com o seu humor" postada pela Letícia Resende, hoje (22.02.2011) no site do IG São Paulo, que teve como fonte o NewYorkTimes.
Dar um sorriso falso pode acabar com o seu humor


“Sorria, meu bem, sorria!” Mas, sorria de verdade, senão, o sorriso pode trazer tristeza. Pelo menos foi isso que pesquisadores da Universidade do Estado do Michigan constataram. Quando tentamos dar aquele sorriso cortês, em resposta a uma situação social, e não estamos realmente felizes, podemos acabar nos sentindo ainda mais para baixo.

O estudo foi publicado, neste mês, no periódico Academy of Management. Os cientistas participantes da pesquisa acompanharam o dia-a-dia de motoristas de ônibus durante duas semanas. E, como estão acostumados com pessoas simpáticas que os agradecem e desejam “bom dia” quando sobem ou descem do veículo, eles geralmente têm que fingir um sorriso para retribuir a gentileza. Mas, a investigação teve resultados inesperados: o “sorriso amarelo” atrapalha.

Quando o sorriso era forçado ou, segundo os pesquisadores, os motoristas estavam “agindo na superfície”, seu humor piorava e eles tendiam a se distrair no trabalho. Isto acontece porque a pessoa tenta suprimir pensamentos negativos. Contudo, estes pensamentos acabam ficando ainda mais persistentes.

Por outro lado, naqueles dias em que os sujeitos estão felizes ou fazem um esforço maior para realmente “sentir” aquele sorriso, chamado de “agir em profundidade”, seu humor melhora consideravelmente. E tudo porque eles têm pensamentos positivos ou boas lembranças surgem na mente naquele momento. O pensamento positivo, mais uma vez, mostra suas vantagens.

As mulheres são mais sensíveis que os homens a este fenômeno, diz o responsável pela pesquisa, Brent Scott. Ele suspeita que isto seja um reflexo cultural, já que as mulheres se expressam mais emocionalmente, então, para elas, esconder suas emoções pode exigir mais esforço.

Para fechar com outra música: “é melhor ser alegre que ser triste, a alegria é a melhor coisa que existe”. Então, já que é para sorrir, melhor sorrir de verdade. 
http://hypescience.com/dar-um-sorriso-falso-pode-acabar-com-o-seu-humor/