Oi Pessoal, tudo certinho neste
Domingão? Então para melhor nosso dia, compartilho hoje um texto bem legal da
Sara Dias Oliveira para o site português Notícias Magazine publicado em
16/08/18, com o título: “A ciência confirma: chefe bem-humorado, trabalhadores
eficientes”. Este artigo vem bem à calhar, pois na próxima 5ª feira (23/ago) a partir das 9hs, estarei apresentação a palestra “Liderança Positiva: como se tornar um líder
inesquecível”, na Employer RH com a organização do EncontRHo pela Editora Fênix na região da Av. Paulista.
Segue o convite abaixo:
Confiram a íntegra do artigo:
O
mau ambiente no trabalho é contagioso. O stresse espalha-se como um vírus. E o
humor do líder interfere no desempenho dos colaboradores. Patrão feliz,
funcionários mais produtivos.
Os sentimentos andam no ar e as
relações interpessoais moldam estados de espírito. No trabalho não é exceção.
Os trabalhadores interagem no mesmo espaço, partilham metros quadrados e horas
de vida, durante anos e anos, e uma nuvem negra em cima de um escritório é
contagiosa. O contrário também se aplica. A boa disposição espalha-se
rapidamente. Há estados de espírito, bem sabemos, que se propagam sem abrir a
boca, sem uma única palavra.
O sistema nervoso reage quando se
sente o stresse ou a má disposição de alguém. A negatividade entranha-se e
custa a sair. A tensão espalha-se como um vírus. E a relação causa-efeito entra
em ação. Trabalhadores com má disposição, carrancudos, de mal com a vida,
transmitem esses sentimentos aos colegas. A probabilidade de contágio é
bastante alta. E o mau ambiente pode ser uma sina sem fim.
“Os níveis de cortisol, hormona que ajuda o
organismo a controlar o stresse, aumentam em 25% das pessoas que olham para
alguém bastante tenso.”
Vários estudos confirmam esta
realidade. A Universidade de Harvard, por exemplo, demonstra que ter um amigo
feliz aumenta em 25% a probabilidade de ser feliz. O Monell Chemical Senses
Center, em Filadélfia, verificou que o mau humor passa rapidamente de uns para
os outros. E a Ordem Oficial dos Psicólogos de Espanha assegura que diversas
investigações comprovam que o clima no trabalho é contagioso. O ambiente pode ser
contaminado pelo stresse de apenas um funcionário e um espaço de trabalho pode
receber o rótulo de unidade tóxica. Há até pesquisas que adiantam que o salário
não é a primeira razão para deixar um emprego, mas sim o relacionamento
interpessoal no local de trabalho.
O humor do chefe é muito
importante. Os seus comportamentos também. O chefe é como uma cabine de
eletricidade que transmite energia aos seus funcionários. Chefe feliz,
funcionários eficientes. Chefe bem-disposto, trabalhadores mais produtivos. Chefe
de bem com a vida, trabalhadores mais recetivos às ordens. Por isso é que a
saúde do patrão nunca é de descurar. A sua saúde emocional é essencial.
“A União Europeia estima que o stresse custe
cerca de 20 mil milhões de euros, incluindo dias de trabalho perdidos e custos
de saúde associados.”
A ciência dos humores tem o que
se lhe diga. O cérebro não é um órgão isolado, mas sim permeável ao ambiente
que existe ao redor. O ser humano depende das conexões com outras pessoas e o
humor ressente-se com tudo isso. A ciência também diz que ter um amigo feliz
aumenta em 25% a probabilidade de ser feliz.
E não se
esqueçam de me ajudar na divulgação desta matéria, tornando-se também,
SEGUIDORES do blog Espaço do Riso, para acompanhar tudo o que rola sobre os
benefícios que o Riso e Bom Humor proporcionam à nossa saúde e relacionamentos
pessoais e profissionais.
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Abraços, SORRIA E TENHA UM BOM DIA ®