quinta-feira, 27 de maio de 2010

O Blog ESPAÇO DO RISO está concorrendo ao TOP BLOG 2010 na categoria Saúde. Não deixem de votar!

Olá pessoal, tudo belê? Minha participação no programa Casos de Família, apresentado pela Cristina Rocha no SBT na última 6ª feira (21/maio) foi show de bola, ou melhor, “show de riso”. Estou me esforçando para conseguir disponibilizar para todos vocês um link do programa. Tenhamos fé!

Estou também com fé em conquistar neste ano o prêmio do TOP BLOG, na categoria Saúde. Conto com o voto de todos vocês e seus redes de relacionamento. Aproveitem também para tornarem-se seguidores do Blog ESPAÇO DO RISO e assim, receberem as notícias antecipadamente. Valeu !!!

No programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA apresentado pelo Doutor Risadinha na última 2ª feira, 24/maio, a partir das 10hs (http://www.demaistv.com.br/ ) recebemos mais um divertido convidado: o gente boa, ator e comediante Antonio Celso, que interpreta o personagem Toninho Firmeza e dubla o Pato Donald. Ele falou para nós da relação entre o Riso e o Comediante, além de nos brindar com divertidas interpretações de seus principais personagens. Em breve estará disponível no site www.demaistv.com.br/sorriaetenhaumbomdia . Teve ainda o Aldão com mais uma de suas Piadas de Salão, acompanhado de mais três tipos de riso forçado junto com as Endorfinas: O Riso do Avião, do Basquetebol e do Cantor de Ópera. Em breve vocês também poderão conferir isso tudo no Youtube. Não percam e ajudem-me a divulgar!!!

E por fim, convido à todos para acompanharem nos links do Youtube abaixo listados, a história de como surgiu o Doutor Risadinha e seu livro Sorria, você está sendo curado:

Doutor Risadinha entrevista o próprio Doutor Risadinha
http://www.youtube.com/watch?v=5cPYuIj-N00

Doutor Risadinha fala sobre o livro Sorria, você está sendo curado, de sua autoria
http://www.youtube.com/watch?v=RYZI89xz-Vk

Legal!!! Então agora vamos acompanhar o que saiu na internet sobre o Riso nestes últimos dias:

Postados em 23/maio


Ação realizada no Dia do Abraço em Santo André supera expectativa
A Rua Coronel Oliveira Lima, em Santo André, foi tomada por 11 jovens, ontem à tarde, que faziam o seguinte pedido: "Me dá um abraço?" Diferentemente do esperado, boa parte dos ambulantes que estavam no local sorria de volta e corria para receber o afago.

A ação, conhecida como flash mob - que consiste na união de pessoas em um ponto específico para despertar a atenção de outros -, foi organizada via internet pela estudante Jéssica da Silva Alves, 15 anos, para comemorar o Dia do Abraço - celebrado ontem - e superou expectativas (...).

Com duração de pouco mais de duas horas, o movimento causou curiosidade nos que trabalhavam nas lojas e nos que passeavam pelo local. (...) "Achei muito legal, porque hoje em dia todo mundo fica de cara amarrada e essa é uma forma de trocar alegria, fazer amizade e conhecer pessoas", disse o artesão Valdir Araújo, e o gari Manuel de Souza também não recusou a gentileza e revelou: "Receber este abraço fez meu dia melhor, trouxe paz e alegria." (Por Thuane Ianelli Do Diário do Grande ABC)
http://www.dgabc.com.br/News/5812139/acao-realizada-no-dia-do-abraco-em-sto-andre-supera-expectativa.aspx

Herói da resistência - Palhaço Paçokinha mantém viva tradição do artista que vive do riso alheio
Paçokinha sorri e, deixando o romantismo de lado, decreta: ‘O palhaço e o circo jamais se acabarão’. Sem registro em carteira, mas palhaço de profissão e de coração. Quando durante a infância Luiz Carlos Batista, 41 anos, montava seu circo improvisado sob um guarda-chuva aberto no quintal, jamais imaginou que encarnaria o palhaço Paçokinha e teria a arte circense como companheira de uma vida.

Nascido em Botucatu, Luiz veio com a família para Sorocaba para acompanhar o pai. (...) O negócio de Luiz sempre foi arrancar risadas. Em 1984 ele conseguiu seu primeiro emprego sob a grande tenda. Sozinho no palco, ele era o comediante que entretinha contando piadas e fazendo sátiras musicais, mas faltava algo. Foi só anos mais tarde que a verdadeira vocação surgiu, quando Luiz cobriu o rosto de tinta e se redescobriu como artista.

Palhaço, às vezes, vira peça de museu. Em 1992 Paçokinha decidiu investir em seu grande sonho: o projeto Circo na Escola, que leva a arte circense a estudantes. Durante o trabalho, encontrou crianças que, aos cinco ou seis anos de idade, estavam tendo contato com um palhaço pela primeira vez. (Por Assis Cavalcante/Agência BOM DIA)
http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/20862/Palhaco+Pacokinha++mantem+viva+tradicao+do+artista+que+vive+do+riso+alheio

Rir é o melhor remédio
Soltar uma gargalhada pode aliviar o stresse e, até, a tensão acumulada. É por esta razão que, hoje em dia, muitas empresas estão a apostar nas sessões de ioga do riso, como forma de aumentar a produtividade e o rendimento dos seus funcionários.

Não tem efeitos secundários, nem contra-indicações conhecidas e é totalmente gratuito. Falamos, pois, do riso. Esse mecanismo tão espontânea e contagiante que está ao alcance de qualquer um. E para que o riso tenha efeito, basta apenas soltar uma boa gargalhada. Foi a pensar no "cinzentismo" do dia-a-dia que Madan Kataria – um médico indiano de Medicina Geral e Familiar -, em conjunto com a sua esposa (monitora de ioga), criou, em 1995, o primeiroclube do riso em todo o mundo.

(...) O estudo científico (Unconditional laughter and Workplace efficacy), realizado em 2007, nos Estados Unidos, testou o grau de eficácia dos funcionários sujeitos a uma sessão de ioga do riso, durante 15 minutos, ao longo de 15 dias consecutivos. Passadas três semanas de sessões diárias, verificou-se que os participantes tinham melhorado o "perfil de consciência das suas capacidades". E, três meses após a última sessão, os investigadores concluíram que os efeitos positivos do ioga do riso se mantinham.

Um outro estudo científico (Unconditional laughter and Workplace stress), realizado no ano passado pela SVYASA University Research Institute, na Índia, testou os efeitos do ioga do riso no combate ao stresse. Os testes fisiológicos, bioquímicos e psicológicos demonstraram uma redução do stresse laboral e uma melhoria da eficácia no trabalho.

Empresas com sentido de humor. (...) Contudo "há ainda uma cultura avessa ao riso e rotulada como ridícula". Aliás, os provérbios populares mostram isso mesmo: "Quem ri por nada e sem ter razão ou é tolo ou está para o ser." Mas, como para grandes males, grandes remédios, a solução passa por "derrubar tabus e barreiras para atravessar a porta do ridículo". Porque, prossegue, "o principal é alcançarmos o puro bem-estar físico e emocional".

Os efeitos do riso no organismo. "No essencial, o riso oxigena o corpo, razão pela qual se sente o calor a entrar. Mas, claro, que há também uma acção física: o riso favorece a respiração, melhora a actividade cardíaca e bombeia o sistema linfático. Este último tem como função eliminar as toxinas do organismo." (Por Andreia Pereira)
http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/2/cnt_id/3219/?textpage=1


Postado em 21/maio


Projeto Sorria
(...) Esse é um projeto de uma Igreja de Brasilia, que veio com a ideia do pastor JB Carvalho, que quando veio dos EUA, para o Brasil teve uma visão de uma canção, onde pessoas muito felizes cantavam e câmeras passavam gravando. (...) Então o ministro Dito Rodrigues, Compôs essa música SORRIA, uma música que fala de alegria, regozijo, vitória, perseverança e atitude. (...) (Por Wellas Diniz).lho
http://wellas.blogspot.com/2010/05/projeto-sorria.html


Postado em 20/maio


O riso como via de acesso ao criativa transformador (texto sagrado do Delarismo) – parte 2
(...) H. Adorno já afirmou que o riso sereno ou terrível marca sempre o momento em que desaparece um temor. Afirmou Platão, em A República, que ”um acesso excessivo de riso quase sempre produz uma reação violenta” (ibidem, p.4). De fato, ainda é difícil definir o senso de humor, embora Shopenhauer já tenha afirmado que a única qualidade divina de um homem era o seu senso de humor. Por outro lado, sabemos que o ser humano é um ser lúdico, ele é apenas completamente humano quando está brincando, um importante anseio humano é o de jogar.

(...) Charles Williams, no seu livro All Hallow’s eve (apud Luke, 1992, p.16) considerava que “aqueles que apreciam e compreendem, penetram no riso, no coração das coisas. A humildade está intimamente relacionada com senso de humor”. Há muitos tipos de riso, ele pode ocultar uma rejeição destrutiva ou o desprezo, e quando nos rendemos a isto perdemos o senso de humor, que sempre fortalece a compaixão, onde todas as nossas dores e alegrias se tornam inteiras. Ressentimentos, humilhações, culpas, etc. podem ser aceitos com dor e conhecidos também como ocasiões para o riso que cura.

(...) Quando Jesus Cristo diz que “aquele que não receber o reino de Deus como uma criança pequena, nele não entrará” (São Marcos, 10:15), estava se referindo a esta sabedoria divina do riso. Jung considerava que, além da ética essencial, além da beleza da ciência, filosofia, psicologia e teologia, além de todos os esforços da humanidade para compreender o bem e o mal, ainda restava uma porta final para encontrar a liberdade: o caminho para a brincadeira espontânea, não imatura, mas inocente, do espírito feminino. Segundo Luke (1992, p. 17), sem isto não haverá “qualquer criação que conheça a eternidade, depois da longa jornada de retorno, na dimensão do tempo. Ela está e sempre esteve brincando no mundo, na alegria da Criança escondida em cada um de nós”. É quando se encontra a liberdade de todas as convenções e não se importa mais em mostrar as deficiências, como um palhaço. O Tolo ou a Criança dentro de nós nunca é ingênua, pois é a própria sabedoria brincando no mundo.

(...) Neste ponto, afirmamos que Moreno e Jung se encontram num mesmo diapasão: ambos percebem no riso a afirmação de um princípio criador. (...) Segundo Bakhtin, o riso renascentista está ligado ao novo, ao futuro, ao nascimento, a abrir caminhos. A figura do palhaço nos leva a enxergar o mundo de modo diferente, mais móvel, intenso e imaginativo. (fonte: Psicodrama do Palhaço – por wodouvhaox)
http://pipa55.blogspot.com/2010/05/o-riso-como-via-de-acesso-ao-criativo_20.html


Postado em 19/maio


Faltam pouco para o II Festival Nacional de Humor de Maranguape
O II Festival Nacional de Humor de Maranguape/CE, acontecerá 27 a 30 de maio, na Praça Capistrano de Abreu. O humor vai em busca do povo: seja no cortejo pelas ruas da cidade com o Grupo Garajal, seja com as apresentações do Mixirico na rodoviária e mercado municipal.

A programação se espalha pela cidade promovendo o acesso gratuito da população através de diversas atividades. Haverá Sessão do Riso no Teatro Municipal e Oficinas de “Confecção de adereços de humor com sucata”, “Expressões do riso”, “Criação de Personagem” e “Caricatura, charge e cartum”.

O Festival é também uma oportunidade para novos talentos apresentarem-se para o público. A mostra competitiva contempla as modalidades: comédia em pé (stand up commedy), mímica e palhaços. As apresentações serão individuais, em dupla ou em trio.

O Festival nasceu para homenagear um dos mais ilustres filhos de Maranguape, o humorista, compositor, escritor, pintor, radialista, comentarista, ator e diretor Chico Anysio. Confira a programação completa, vídeos e fotos da edição anterior no site: http://www.festivalnacionaldehumor.com.br/ (Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Maranguape)
http://www.vermelho.org.br/ce/noticia.php?id_noticia=129583&id_secao=61


Postados em 16/maio


BRINCADEIRA QUE É LEVADA À SÉRIO
(...) “O treinamento do palhaço é considerado o mais difícil do teatro. Nosso papel é fazer nascer esse palhaço neles. Fazer com que exponham o lado ridículo e aprendam a rir disso”, sintetiza a atriz e professora Ângela Finardi.

Desde 2004, ela já formou mais 100 “palhaços” no curso de extensão em Palhaçoperapia oferecido pela Univille. O foco são estudantes de medicina e da área da saúde, mas volta e meia surgem outros interessados. “O profissional de medicina está em um patamar elevado. Quando ele mostra o seu ridículo e conhece tão de perto a dor do outro, ele se humaniza”, dia a professora. (...)
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2905246.xml&template=4187.dwt&edition=14700§ion=885

MÉDICO-PALHAÇO FAZ A DOR PASSAR
Todas as sextas-feiras, alegria toma conta dos corredores do Hospital Infantil Jeser Amarante Faria. (...) Ali estão crianças muito abatidas pela dor e pelo sofrimento, mas que merecem ser medicadas com um componente que a ciência ainda não conseguiu fabricar: a alegria.

(...) A professora e pediatra Selma Cristina Franco, coordenadora do curso, vê a atividade como benéfica para os pacientes e para todos que freqüentam o ambiente hospitalar. Segundo ela, a Palhaçoterapia tem conquistado bons resultados em Joinville/SC. (...)
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2905247.xml&template=4187.dwt&edition=14700§ion=885

BOM HUMOR PARA LIDAR COM A MORTE
(...) O médico Marcelo Rech de Faria (29) foi um dos fundadores do curso de Palhaçoterapia em Joinville. A idéia surgiu em um trabalho de faculdade e continuou até a sua conclusão, quando muitos outros acadêmicos já seguiam os passos dele. (...)

Hoje, Marcelo trabalha no setor de oncologia infantil e precisa lidar com a morte com uma freqüência maior do que gostaria. “Parte do meu trabalho é estar ao lado da criança enquanto ela está morrendo. É saber dizer para os pais que ela está indo, que é hora de se despedir. Se eu não tivesse participado do projeto, não saberia ou não conseguiria lidar direito com isso”.

A paixão pela medicina só aumentou porque Marcelo conseguiu aprender, fora dos bancos escolares, a fazer rir. E um dos seus legados, a “Palhaçoterapia”, foi peça chave na formação. “O foco do projeto é fazer os alunos acreditarem que o riso melhora o tratamento. Mas também é abrir discussões para assuntos que não aparecem na faculdade, na esperança que as coisas mudem”, conta ele.
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2905248.xml&template=4187.dwt&edition=14700§ion=885


Vocês estão notando como o Riso, a Alegria e o Bom Humor têm estado presente na pauta de quase todos os dias desde que começamos com o Blog ESPAÇO DO RISO? Isso me deixa muito feliz e dá coragem para continuar insistindo na ajuda de vocês para divulgarmos estas notícias cada vez mais para um número maior de pessoas. Conto com vocês!!!

Um Forte Abraço com Coçadinhas do Doutor Risadinha