NAMETAG DAY, Dia do Crachá ou Humanização?
No dia 1/06/2013, “New York City” faz o
NameTag Day – é um evento para estimular as pessoas a utilizarem um tag com seu
nome ao andar pela cidade. Lembrei-me da época de criança, quando íamos às
excursões pela escola e tínhamos que estar identificados para não nos
perdermos.
O objetivo desta ação é fazer com que as
pessoas interajam espontaneamente, quebrando uma barreira inicial e
fortalecendo o elemento humano da experiência. No museu, eu deixava de
ser a menina loirinha travessa que corria pelos corredores, tinha muito mais
peso quando a professora chamava meu nome – Claudia, não corra! O mesmo
acontece quando somos servidos por um garçom no restaurante, parece que ficamos
mais próximos a ele, quando reconhecemos que ele tem um nome. E o inverso
também é verdadeiro, quando chegamos em um local público e somos reconhecidos
pelo nome, saímos inconscientemente do patamar de reles indivíduos para uma
posição de destaque.
Dizem que é uma estratégia de quebra-gelo,
mas eu diria que é muito mais que isto. (...) Esta é uma realidade do nosso dia-a-dia e
percebemos que os cidadãos norte-americanos querem vivenciar mais esta
experiência. Se as pessoas gostam disto, podemos explorar cada vez mais este
lado personalizado na relação empresa-cliente. Fazer com que a relação fique
mais humanizada e afável. Tratar cada pessoa pelo seu nome, dar um sorriso, ser
cortês, tirá-la do atendimento padrão – Pois não, senhor? – Para, – Olá
Fernando, o que você precisa? Fazer com que a relação entre marca e consumidor
seja mais espontânea, diminuindo as distâncias e fortificando o lado humano do
processo de atendimento e vendas. Vamos humanizar nossas relações.