Quando um colaborador está inserido em um ambiente acolhedor, e é
exposto a estímulos como o riso, conversas e atividades que o fazem se manter
distante do estresse corporativo, isso acaba sendo favorável para sua
produtividade.
A humanização do ambiente surge como ferramenta para manter a mente do
indivíduo ligada aos estímulos adequados, isso pode se dar junto de ações,
políticas ou de uma reorganização e ambientação do local de trabalho, proporcionando
um conforto superior.
Sobre a humanização em ambientes corporativos
A humanização em ambientes corporativos pressupõe uma reestruturação da
gestão dos departamentos e modificação da maneira como os colaboradores se
relacionam. O principal objetivo dessa iniciativa é de prover um ambiente de
maior produtividade, interação e colaboração. Prover espaço físico agradável é
um dos primeiros passos para humanização corporativa.
Ao dar início às ações para humanização do ambiente de traalho, é
preciso priorizar o conforto e acolhimento do colaborador, sempre de forma
respeitosa. O primeiro passo deve ser dar mais atenção ao espaço físico, ou
seja, aos móveis corporativos. Eles devem proporcionar sensação de bem-estar,
tanto para o colaborador quanto para clientes e fornecedores.
O ambiente deve ser montado de uma forma que pareça leve, arejado,
alegre, confortável e acolhedor. Após cumprir esse passo, é a vez de criar uma
relação de comunicação eficiente entre as lideranças e demais colaboradores.
Para isso, é fundamental que todos profissionais recebam as instruções
adequadas sore a gestão do humor no trabalho.
Comunicação e inteligência emocional na humanização das empresas
A humanização dos ambientes corporativos deve ser um compromisso para
todos os profissionais, pois se trata de uma ação desenvolvida para lidar, inclusive,
com momentos de estresse. Por isso, a comunicação deve ser permeada por
estratégias específicas, como olho no olho, fala calma, cordialidade e empenho
para compreender como o colaborador está lidando com todo o processo.
A inteligência emocional, neste cenário, visa identificar as emoções
presentes para prover uma melhor comunicação e o entendimento entre os
profissionais da empresa (gestores, lideranças e colaboradores). Por meio da
inteligência emocional se desenvolve empatia pelo próximo, o que é um dos
pilares da humanização corporativa.
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