segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DOUTOR RISADINHA AGORA TAMBÉM CONHECE OS TRÊS SANTOS RISONHOS

Olá Pessoal do Riso, tudo beleza? Trago hoje para vocês esta postagem sobre o "Riso" escrito por Osho, e que vem acompanhada de um comentário muito legal do site http://www.dihitt.com.br/barra/riso--osho sobre o "Três Santos Risonhos", que lhes confesso desconhecia, mas que guardam enorme semelhança com a história do Hotei, o Buda Risonho cuja matéria apresentei no programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA e que postei na sequência, para que você possam recordar. Então aproveitem mais esta interessante curiosidade sobre o Riso e venham ao Espaço do Riso conhecer muitas outras. O Espaço do Riso fica na Rua Leite de Morais, 42 - sala 17 ao lado do Metrô Santana.
"Riso - Osho

O riso é eterno, a vida é eterna, a celebração continua. Os atores mudam, mas a peça continua. As ondas se sucedem, mas o oceano continua. Você ri, você muda - e alguém mais ri -, mas o riso prossegue. Você celebra, alguém mais celebra, mas a celebração continua. A existência é contínua, é um continuum. Não há um único momento de quebra nela. Nenhuma morte é a morte, porque cada morte abre uma nova porta, então é um começo. Não há fim para a vida, há sempre um novo começo, uma ressurreição. Se você trocar sua tristeza por celebração, então também será capaz de trocar a morte por ressurreição. Aprenda essa arte enquanto há tempo."


Ouvi falar em três místicos chineses. Ninguém sabe seus nomes hoje, e nunca se soube quais eram seus nomes. Eram conhecidos apenas como "os Três Santos Risonhos", porque nunca faziam nada além disso: eles riam. Essas três pessoas eram realmente belas, rindo com suas barrigas balançando. Era contagioso, pois os outros também começavam a rir. Todos na praça do mercado começavam a rir. Poucos momentos antes era um lugar feio, onde as pessoas só pensavam em dinheiro, mas subitamente esses três loucos chegavam e mudavam a qualidade de todo o mercado. Agora todos haviam esquecido que tinham ido comprar e vender. Ninguém estava mais cheio de ganância. Durante alguns segundos, um novo mundo se abriu. Viajavam por toda a China, indo de cidade em cidade, apenas para fazerem as pessoas rirem. Pessoas tristes, pessoas irritadas, gananciosas, invejosas, todas começavam a rir com eles. E muitos encontravam a chave: você pode se transformar. Contudo, quando estavam em um vilarejo, um dos três morreu. As pessoas do vilarejo se reuniram e disseram: "Agora haverá problemas. Agora vamos ver como eles fazem para continuar rindo. O amigo deles morreu, eles têm que chorar." Mas, quando chegaram, os dois estavam dançando, rindo e celebrando a morte. As pessoas disseram: "Isso é demais. Quando um homem morre, é profano rir e dançar." Eles responderam: "Durante toda a vida rimos com ele. Como podemos lhe dar o último adeus com qualquer outra coisa? Temos que rir, temos que nos divertir, temos que celebrar. Esse é o único adeus possível para um homem que riu durante toda a sua vida. Não podemos pensar nele como um morto. Como o riso pode morrer, como a vida pode morrer?" Então o corpo devia ser cremado e as pessoas do vilarejo disseram: "Vamos lhe dar um banho, como prescreve o ritual." Mas os dois amigos disseram: "Não, nosso amigo disse: 'Não executem nenhum ritual, não troquem minhas roupas e não me dêem um banho. Apenas me coloquem como estou na pira funerária.'Assim temos que sequir suas instruções." Então, subitamente, houve um grande acontecimento. Quando o corpo foi colocado sobre o fogo, aquele velho homem havia pregado a última peça. Havia escondido muitos fogos sob suas roupas, e houve um festival de fogos! Então todo o vilarejo começou a rir. Os dois amigos loucos estavam dançando, e logo todos estavam dançando também. Não era a morte, era uma nova vida.

Doutor Risadinha fala sobre Hotei, o Buda Risonho


Pessoal, postei este vídeo para relembrarmos do Hotei, O Buda Risonho, pois na sequência postei uma matéria que trata de 3 Santos Risonhos, cuja história eu desconhecia, mas que guarda muita semelhança com a do Hotei. O que vocês acham?

Abraços, SORRIA E TENHA UM BOM DIA

DOUTOR RISADINHA CONVIDA SEUS SEGUIDORES DO BLOG PARA RISOTERAPIA GRÁTIS NO ESPAÇO DO RISO

Olá pessoal, tudo jóinha? Para comemorar a abertura do Espaço do Riso eu gostaria de convidar todos vocês que fazem parte do Blog ESPAÇO DO RISO para participarem de uma Palestra Grátis, exclusiva para nossa Turminha (e seus convidados é claro!) no dia 04/dezembro/2010 em duas sessões, sendo uma às 10hs e outra as 14hs, com duração de no máximo 1h.

Está será uma excelente oportunidade para apresentar-lhes o Espaço do Riso, agradecer pessoalmente o apoio que tenho recebido de todos e aproveitar para que vocês que já se conhecem se revejam e para aqueles que ainda não se conheçam tenham esta oportunidade, para todos juntos darmos muitas gargalhadas e colocarmos o papo em dia. Faz um tempão que muitos de nós não nos vemos, não é? Quem vier vai ganhar uma lembrancinha......

Então aguardo a confirmação da presença de vocês através dos e-mails marcelopinto@doutorrisadinha.com ou espacodoriso@gmail.com  ou ainda ligando para a nossa Central de Atendimento (é o Marcão Sorriso! rs rs rs) no nº 11-2281-7605. O Espaço do Riso fica na Rua Leite de Morais, 42 - conjunto 17 - ao lado do Metrô Santana e esquina com a R. Voluntários da Pátria. Bem fácil de chegar!

E você que ainda não é nosso seguidor, mas tem interesse em participar da palestra e conhecer o ESPAÇO DO RISO, nos contate com antecedência e aproveite para já tornar-se um seguidor do BLOG ESPAÇO DO RISO, ficando a par de tudo que rola na internet sobre os benefícios do Riso. Aproveite!
Até lá, abraços, SORRIA E TENHA UM BOM DIA

sábado, 20 de novembro de 2010

Doutor Risadinha recomenda: Sorria no Trânsito!



Pessoal, booommm diiiaaa! Achei este vídeo muito legal (O dia em que um Sorriso parou São Paulo). Apesar de ser uma propaganda, a idéia é genial e gostaria de compartilhar com vocês, pois também acredito no Poder Transformador do Sorriso. Vamos adotar esta prática no trânsito, como Doutor Risadinha sempre tem recomendado? Conto com todos vocês.

Abraços, SORRIA E TENHA UM BOM DIA

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DOUTOR RISADINHA JÁ DEFENDIA QUE O RISO É IMPORTANTE DURANTE O SEXO.

Turminha do Riso, olhem que pesquisa interessante encontrei hoje, postada pela Carina Martins no site do Ig. Trazendo o título “Somos tão felizes no sexo quanto dizemos que somos?” ela aborda uma pesquisa da Harvard que diz que o sexo é o momento em que as pessoas estão mais felizes, e questiona o quanto disso é verdade. Aliás, eu trato no meu livro SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO CURADO, da importância que o Riso positivo tem durante o ato sexual, enquanto elemento desbloqueador de diversos medos e preconceitos. Confiram e agora acompanhem abaixo parte do artigo, podendo acessá-lo na íntegra através do link ao final.


“Felizes mesmo as pessoas ficam quando estão fazendo sexo. O resto do tempo, ou 46,9% dele, preferem nem pensar na atividade que estão executando. Deixam a mente divagar enquanto trabalham, dirigem ou se arrumam, esquecendo o que estão fazendo para pensar em outra coisa (talvez em sexo?). O resultado, indica uma pesquisa feita pela Harvard e divulgada este mês na revista Science, é que o desligamento entre o que pensamos e o que fazemos promove índices altos de infelicidade. Concentrados no que estão fazendo, e felizes, os entrevistados disseram estar enquanto faziam sexo, bem mais do que qualquer outra atividade. (...)”

http://delas.ig.com.br/amoresexo/somos+tao+felizes+no+sexo+quanto+dizemos+que+somos/n1237830713945.html

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

DOUTOR RISADINHA DESTACA O CLUBE DA GARGALHADA NO ESPAÇO DO RISO

Olá Moçada? Vejam que legal a matéria postada hoje (18/11)  no blog http://viverintegral.blogspot.com/2010/11/o-que-e-terapia-do-riso.html por Yuri Vasconcelos, tratando da Terapia do Riso e os Clubes da Gargalhada Mundiais. Se vocês quiserem mais detalhes podem acessar o Canal do Doutor Risadinha no Youtube através do link http://www.youtube.com/user/doutorrisadinha . No Canal do Doutor Risadinha, vocês podem encontrar diversas informações interessantes sobre o Riso. E lembrem-se que no ESPAÇO DO RISO também está funcionando o CLUBE DA GARGALHADA DE SÃO PAULO fundado pelo Doutor Risadinha, líder da gargalhada certificado pelo Clube da Gargalhada do Brasil e pela Escola do Riso de Portugal. Ho Ho Ha Ha Ha.


Então, acompanhem agora esta matéria:

O que é a Terapia do Riso?


É uma terapia que leva ao pé da letra o velho ditado popular que diz que "rir é o melhor remédio".

Inspirada no Yoga, o movimento mundial da risada teve como um dos seus idealizadores o médico indiano Madan Kataria, criador de um dos primeiros clubes do riso (http://www.laughteryoga.org) em 1995. Hoje já exitem mais de 2 mil clubes espalhados por todo o planeta. Seus sócios acreditam que uma boa gargalhada é o antídoto certo para combater a principal doença da autalidade: o estresse.

No início do tratamento a risada é induzida artificialmente, mas depois as pessoas acabam se contagiando com a risada dos outros e ela se transforma em algo natural. As sessões duram de 15 a 20 minutos.

Segundo o clínico geral e homeopata Eduardo Lambert, autor de "A Teerapia do Riso - A Cura Pela Alegria", "esboçar um sorriso ou dar uma gargalhada estimula o cérebro a produzir endorfinas, substâncias químicas com poder analgésico que proporcionam uma grande sensação de bem estar".

Os especialistas afirma que a prática regular deste método terapêutico fortalece o sistema imunológico, melhora o ritmo respiratório, afasta o mau humor, estimula a digestão, alivia dores e combate a depressão. (Yuri Vasconcelos - Pic by http://www.globo.com/)

terça-feira, 16 de novembro de 2010

DOUTOR RISADINHA DESTACA: ESTUDO NORTEAMERICADO CONCLUI QUE PENSAR POSITIVO É UMA DAS 8 ATITUDES DE SUCESSO NO MUNDO CORPORATIVO

Olá Turminha, tudo belê? Lendo a revista Você S/A desta semana me deparei com uma matéria muito interessante e que vem de encontro com o que temos defendido neste Blog, que é o Poder do Otimismo não só em nossa carreira profissional, mas no ambiente corporativo em que vivemos.

Trata-se da matéria "As 8 atitudes de sucesso", produto da pesquisa que a consultoria americana McKinsey conduziu "com mais de 140 presidentes com o objetivo de mapear quais aptidões comportamentais fazem a diferença para que um profissional encontre satisfação pessoal no trabalho e, consequentemente, entregue melhores resultados. Segundo a consultoria, os líderes mais inspiradores têm, pelo menos, duas das cinco seguintes características bem desenvolvidas e reconhecidas por subordinados, colegas e chefes: i) atribuem significado ao trabalho; ii) são otimistas; iii) estabelecem conexões com pessoas diferentes; iv) têm capacidade de engajar os outros e, v) mantém a energia em alta."

Notem que o Otimismo está dentre as 8 atitudes de sucesso, e devemos entendê-lo como "Pensar Positivo". "Encarar as situações de crise com uma atitude positiva rende bons frutos. Os otimistas criam melhores soluções para resolver os problemas do trabalho. Isso porque, segundo o estudo da consultoria, o medo que surge, com o pessimismo faz com que o cérebro crie apenas raciocínios de sobrevivência e pare de exergar as possibilidades reais para contornar situações adversas Quem é otimista se sente mais bem preparado para encarar riscos e liderar mudanças. (...) Mas cuidado: o otimismo é bom desde que seja responsável e distinto da ingenuidade"

CONCLUSÃO DO ESTUDO: 75% DOS GESTORES QUE SE DECLARAM OTIMISTAS SE SENTEM PREPARADOS PARA LIDAR COM MUDANÇAS. O NÚMERO CAI PARA 15% ENTRE OS PESSIMISTAS.

Doutor Risadinha entrevista a cientista Conceição Trucom - Parte 1/4

Doutor Risadinha entrevista a cientista Conceição Trucom - Parte 2/4

Doutor Risadinha entrevista a cientista Conceição Trucom - Parte 3/4

Doutor Risadinha entrevista a cientista Conceição Trucom - Parte 4/4

Doutor Risadinha relembra a Terapia do Riso com Conceição Trucom

Olá pessoal, tudo bem? Vejam que matéria super interessante que encontrei postada em 30/outubro/10 no Blog Vai Gostar de Saber, postado pelo Sergio Rocha. E sabem quem escreveu? A nossa amiga Conceição Trucom. Agora vou aproveitar para transcrever abaixo o artigo sob o título "A terapia do Riso" e na sequência estarei postando, para matarmos a saudades, os vídeos com a entrevista que a Conceição concedeu ao Doutor Risadinha no Programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA. Valeu !!!


A terapia do riso
Em 2001, criei o Projeto Quero Viver num Planeta que Ri, que pontuava a Terapia do Riso como a oportunidade de darmos A grande gargalhada para a vida.

Portanto, este texto faz parte deste Projeto que deseja levar a possibilidade da prática da Terapia do Riso dentro de cada lar brasileiro.

O primeiro ponto a ser colocado aqui é que nossas percepções, sensações, sentimentos e pensamentos são matérias-prima que irão determinar a qualidade das nossas ações.

Ou seja, as nossas atitudes são uma mera cristalização do que percebemos, sentimos e pensamos. Nesta ordem.

Então, cuidar, em meditação, em estado de alerta, de tudo o que entra em nós, sejam os alimentos, percepções, sentimentos e pensamentos, é fazer uso de uma chave poderosa, o segredo do nosso sucesso.

Portanto, cabe a todos nós, sermos o grande alquimista da nossa vida e do planeta, pois, fazendo uso desta chave poderosa, podemos transformar o denso em sutil e assim sublimar.

A Terapia do Riso é uma técnica terapêutica de sutilização, pois ela possibilita o resgate do nosso otimismo, do bom astral, do bom-humor, enfim, do estar de bem com a vida; um estado natural da nossa criança interna, um ser absolutamente espontâneo e sutil.

Assim, a Terapia do Riso tem como propósito essencial facilitar o Resgate da Alma, uma parte absolutamente sutil de nosso Ser. Uma pessoa desanimada está sem anima (Alma). Uma pessoa mau-humorada está densa e desidentificada da sua alma, da leveza, da inspiração.

Segundo Buda, o sorriso começa na alma e o primeiro ponto onde ela toma forma no corpo físico é nos olhos, reconhecidamente as grandes janelas da alma. Então, o otimismo começa nos olhos, mas quando ele chega a ser percebido nos olhos, todo o corpo físico já está sentindo a sua unidade com a alma. Olhos, face e corpo começam a irradiar um brilho, uma luz.

Mas, o bom astral não é apenas um estado de alma, é também uma oportunidade de perceber, sentir e pensar a vida como ela é. Como ela se apresenta ou magnetiza. Cada desafio passa a ser percebido como uma oportunidade para transformar, superar, crescer.

Esta é a grande alquimia da vida: transformar desafios em superação, sublimação.

Sempre gosto de sugerir aos meus alunos a criação de imagens alegóricas, para serem usadas como ícones nas suas mentes criativas e assim recorrer a estas imagens toda vez que desejarem resgatar suas almas, suas crianças internas, suas inspirações: transformações.

A imagem de uma pessoa desanimada ou mau-humorada pode ser visualizada como um fio solto e desencapado, ou seja, oportunidade mínima de fazer contato ou perceber sincronicidades.

Já a imagem de uma pessoa em estado de riso é a de um grande cálice (ver figura), braços para o alto, palmas das mãos em concha para cima, recebendo tudo o que é fluido do universo, e o fundo deste grande Graal sendo o nosso coração.

Assim, a Terapia do Riso é um trabalho que fala dos efeitos terapêuticos e curativos do riso e de como utilizá-lo de uma forma prática na vida diária e cada vez mais possamos experimentar a sensação contagiante de bem estar que nos traz o positivismo e o bom astral.

O poder de cura do riso envolve a conquista de maior autoconfiança e poder de comando da própria vida.

O rir é a forma mais simples que conheço para resgatar o ânimo, a energia pessoal e de nos fazer enxergar o lado positivo, muitas vezes cômico, divertido, hilário, patético, de todas as brigas que temos conosco e com o mundo.

Mas, precisamos estar alerta de não transformar, ou entender a Terapia do Riso como uma panacéia milagrosa, mas afirmar que o riso e o gargalhar constituem um excelente presente da natureza, que na sua prática por 05, 10, 30 minutos diários, desencadeia a produção de substâncias que tanto beneficiam a saúde do corpo físico quanto a alma e o espírito.

Do ponto de vista psicológico, podemos dizer com Gérard Jugnot que o riso é como um limpador de pára-brisa; ele nos permite rodar em frente, chegar em nosso destino, mesmo diante da chuva ou temporal. Não há nada melhor que um filme ou espetáculo humorístico, uma seção de piadas e gargalhadas para retomarmos o fôlego quando a tristeza ou o mau humor nos ataca.

Não se trata de negar as feridas da vida, mas de sobreviver a elas. Como declarou o Dr. Christian Tal Schaller, "a emoção é uma energia que precisa se manifestar no físico através de gritos, choros, danças, risos ou... de uma doença". A Terapia do Riso sugere optar pelo riso do que esperar pela doença.

Aprendendo a Rir

Aprender a rir significa também aprender a curar-se de forma alegre e divertida, de todas as limitações: da falta de confiança, das inseguranças, dos medos, da ansiedade, do estresse, da tristeza, dos estados depressivos e da baixa auto-estima.

E sentir-se cada vez mais criativo, valioso e com força interior, para criar em sua vida o tudo de bom. E, sentir-se cada vez menos ansioso, confiando mais na fluidez da vida, na força do seu semear.

No ato de rir, são ativadas em nosso cérebro, a produção e liberação no sangue de umas substâncias hormonais chamadas endorfinas, que têm o poder de construir uma sensação de bem estar, otimismo, alegria, euforia e felicidade.

Esta sensação não é nada mais que a droga natural da felicidade que está dentro de nós e que todos podemos ativá-la para desfrutarmos o dia e a vida de forma positiva.

As endorfinas podem ser comparadas a prismas, que nos fazem enxergar a vida com mais transparência, cor, brilho e poder, transformando nossas atitudes para conosco mesmos, para com os outros e para com a vida.

Tudo o que acontece de bom nos dá alegria e tudo o que não é de acordo com as nossas expectativas nos causa tristeza e infelicidade. Mas, em geral, estamos tão despreparados (iludidos mesmo) para viver a alegria e a felicidade, tão fechados para as infinitas possibilidades que a vida nos oferece de vitória; com nossas expectativas tão distantes da realidade, que quando vem a sensação de vitória, sentimos medo e acaba durando pouco.

Entretanto, sempre deixamos bastante espaço para os pensamentos negativos, para a bioquímica do denso, do pessimismo. Inclusive, qualquer um tem o poder de nos roubar energia e nos desequilibrar, não é mesmo? Mas, existe um ditado que afirma: O Diabo não entra onde não é convidado!

E a única pessoa que pode fazer este convite é você mesmo!

Pare e pense: quanto doamos de poder aos outros?

Conclusão: Decida-se por assumir a responsabilidade pelas suas percepções, sentimentos e pensamentos; pelo seu poder e alquimia da felicidade e paz internas.

Rir e gargalhar por 05, 10 e até 30 minutos por dia, pela manhã, na frente do espelho ou da melhor forma que você encontrar.

Ou, então, marque grupos de encontro semanal com seus amigos, familiares, colegas de trabalho, enfim ... Comece a comandar a sua alquimia de sutilização e transformação.

Afinal, a proposta é viver num Planeta que Ri e, a partir de toda esta força alquímica que todos produziriam, sublimar este planeta Terra.

(*) Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida.
http://vaigostardesaber.blogspot.com/2010/10/terapia-do-riso.html

sábado, 13 de novembro de 2010

Doutor Risadinha apresenta a pesquisa de Mirian Goldenberg: O Humor é traço na Formação Cultural Brasileira

Oiê Risonhos! É hoje, heim! Olha só mais uma interessante pesquisa elaborada pela antropóloga Mirian Goldenberg, que acabei de encontrar navegando na Internê. Ela foi postada por Sérgio Maggio em 09/novembro e mostra que o Humor é traço da formação cultural brasileira. E sabem do que gostei mais: da conclusão que ela chegou de que 60% das mulheres querem rir mais. Então eu sugiro: Venham conhecer o Espaço do Riso! Confiram a matéria na íntegra:


A polêmica bolinha de papel que voou na cabeça do candidato José Serra durante a campanha para presidente inspirou os sambistas Tantinho da Mangueira e Serginho Procópio. Numa mesa de partido de alto, a canção brotou cheia de malícia e graça. O assunto também virou piada de salão, ou melhor de Twitter, e inspirou humoristas profissionais e das horas vagas. É o humor nosso de cada dia, aquele que converte as mazelas do cotidiano em sonoras gargalhadas. O brasileiro ri de tudo, até dos fatos mais cabeludos. Das cuecas, meias e bolsas carregadas de dinheiro público às mazelas sentimentais, como as mais vis das traições. Somos reconhecido pelo jeito bem humorado de encarar a batalha do dia a dia.

— Nosso corpo é um meio de comunicação importante. A risada, o olhar e o movimento do brasileiro revelam muito sobre a nossa cultura. Mais do que a nossa fala ou escrita. A risada fala de um jeito de ser brasileiro de não levar as coisas muito a sério, de brincar até com os fatos considerados sérios, observa Mirian Goldenberg.

A antropóloga acaba de aplicar 200 questionários e realizar 50 entrevistas em profundidade com homens e mulheres moradores da cidade do Rio de Janeiro — o paraíso da comédia nacional. O objetivo: investigar a cultura da risada. Na pesquisa, ela percebeu que o riso como uma forma de liberdade, uma quebra de barreiras sociais, de incluir diferentes indivíduos. Todos afetados pela piada democrática. No trabalho de Mirian Goldenberg, o carioca funciona como microcosmo de uma nação que ri de si mesma.

Em qualquer lugar do mundo, somos reconhecidos por esse diferencial: pelo nosso jeito de sorrir, pelo nosso gingado, por sermos mais abertos e extremamente fáceis de nos aproximarmos, até fisicamente. Diria que a nossa capacidade de sorrir, mesmo em momentos de dificuldade, de achar os lados positivos da vida, de procurar usufruir as pequenas alegrias nos faz ter essa diferença de outros povos, pontua Mirian.

Atualmente, ela pesquisa as mulheres alemãs. E já constatou: comparadas às brasileiras, elas pouco riem. Por aqui, a gargalhada emancipa quando vem de um mote crítico. Não à toa, tentaram censurar os humoristas durante as recentes eleições, impedindo que charges e caricaturas revelassem o lado patético da corrida ao poder.

— A piada tem sido uma forma importante de crítica e resistência política. Um bom exemplo foi o Pasquim, que, em plena ditadura militar, usou o humor para contestar o regime vigente. A entrevista da Leila Diniz, em 1969, foi tão importante que provocou a criação do Decreto Lei da Censura Prévia, apelidado por muitos de Decreto Leila Diniz. Com humor, é possível dizer coisas que não seriam ouvidas se fossem postas com extrema seriedade.

Qualidades do sorrir

Na tabulação de dados, que gerou diferenciações de gênero, Mirian vê qualidades do riso entre os pesquisados, que gostam tanto de um humor mais simples e cotidiano, como o de A grande família, como de um humor mais sofisticado, como o do CQC.

— O mais importante é que eles consigam se identificar com as situações colocadas. Por exemplo, os de classe média gostam dos seriados Friends e Two and a half men. Os mais pobres não se identificam e não acham graça naquelas situações típicas de classe média, observa.

O riso é mesmo espelho do brasileiro e está em alta na tevê, no teatro, no cinema. A pesquisadora detecta a enorme demanda pela risada. Verifica que 60% das mulheres que entrevistou querem rir mais. Elas adoram comédias e acham a risada algo fundamental para uma vida saudável e feliz.

— O corpo que ri vem desde a nossa origem como nação. Gilberto Freyre mostrou que uma forma dos ex-escravos se aproximarem dos senhores era por meio do sorriso, do toque, do uso do diminutivo. Toda a representação do Brasil como um paraíso tropical, com mais informalidade, uma sexualidade exuberante, corpos desnudos, reforça a ideia de que somos mais livres com os nossos corpos, conta.

Anotações de uma pesquisa

» 84% dos homens riem mais que as mulheres (68%)

» A maioria masculina acha que ri o suficiente. 60% dos homens dizem que não precisam rir mais.

» Já elas querem mais — 60% desejam sorrir mais

» São os homens que provocam mais o riso dos próprios homens e, também, das mulheres.

» Os amigos têm um papel fundamental. Os homens riem dos amigos e com os amigos, no trabalho, no bar, em situações diversas. Dizem que têm bom humor, que são bobos, descontraídos.

» Mulheres também riem mais com homens. As amigas aparecem muito depois dos amigos, namorados e maridos na relação de pessoas que as fazem rir.

» Os homens brincam mais e têm mais espaços para brincar (choppinho com os amigos, futebol, falar besteiras).

» Já as mulheres, muito mais do que eles, riem menos porque se preocupam com a autoimagem, com a postura profissional, com o que os outros vão achar e também por terem menos oportunidades para rir.

» As mulheres têm mais atividades sérias durante o dia, responsabilidades e cuidados com os outros e com elas próprias. (* Dados fornecidos por Mirian Goldenberg)
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2010/11/09/interna_diversao_arte,222306/index.shtml

Doutor Risadinha fala agora sobre a Fisiologia do Riso

Aproveitando que estamos falando sobre a Anatomia do Riso, confiram neste vídeo o que o Doutor Risadinha fala sobre a Fisiologia do Riso. É muito interessante!

Doutor Risadinha apresenta as conclusões de nova pesquisa científica sobre a ANATOMIA DO RISO

Tudo bem Turminha! Olha! o dia hoje está cheio de matérias interessantes sobre o Riso. Confiram esta recente e interessante pesquisa sobre a Anatomia do Riso que foi publicada ontem, dia 12 de novembro.


Pesquisa da Universidade Estadual da Geórgia apresentada na 2ª reunião pan-ibero-americana sobre acústica

WASHINGTON, 12 de novembro de 2010 /PRNewswire-USNewswire/ -- A maioria das pesquisas científicas sobre o riso baseiam-se em gravações de pessoas fingindo rir. Porém, para Michael Owren da Universidade Estadual da Geórgia, em Atlanta, a risada falsa - o som da claque - é uma imitação barata da risada real. Ele estuda o vocabulário completo dos risos, risadinhas e gargalhadas que todos usamos nas situações cotidianas.

Gravando a risada das pessoas enquanto assistem a filmes de comédia e depois reproduzindo os sons para ouvintes, ele tenta desenvolver um modo melhor de desenvolver porque há tantas variações de riso - e como nosso cérebro responde a todos esses sons diferentes.

Para visualizar o release completo, acesse:  http://www.prnewswire.com/news-releases/the-anatomy-of-laughter-revealed-in-new-study-107303393.html

FONTE: Acoustical Society of America Acoustical Society of America
http://br.noticias.yahoo.com/s/12112010/24/economia-negocios-anatomia-riso-revelada-nova.html

Dpoutor Risadinha apresenta junto com as Endorfinas, o Riso das Fases da Vida: de Criança, do Adulto e do Idoso


Já que estamos falando de Riso de Criança. Acompanhem abaixo a matéria sobre as Gargalhadas de Bêbes mais famosas no Youtube.

DOUTOR RISADINHA recomenda: VAMOS VOLTAR A SER CRIANÇAS!

Olá Turminha! Encontrei uma matéria super divertida postada na revista Pais & Filhos desta semana, mostrando os vídeos mais acessados com gargalhadas de crianças. Tenho certeza de que vocês irão se divertir. E aproveito para lembrar que as crianças dão em média 300 risadas por dia e já os adultos não passam de 15. Vamos então aproveitar para recuperar nossas 285 risadas perdidas? Aproveitem e Gargalhem:


Tudo pode ser motivo de risada para os bebês: barulhos engraçados, outro bebê rindo e até um cachorro fazendo cócegas. A risada dos bebês atrai milhares de internautas, que se divertem não só com a gargalhada dos pequenos, mas também com o motivo da diversão: cócegas, vídeo-game e até uma mesma frase, repetida várias vezes. Confira no link  ao final desta postagem, os 23 melhores vídeos de risadas dos bebês:

• Com quase 145 milhões de visualizações, o pequeno que não consegue parar de rir ao ouvir os repetidos “Bu!” encantou os internautas.

• Quando ouve a mãe falar “eu vou te pegar”, o bebê Morgan solta a sua gargalhada... diferente. As reações ao vídeo são diferentes: uns acham bonitinho, outros um pouco assustador. Veja e tire suas próprias conclusões.

• Para Fenrec, é impossível não gargalhar quando sua mãe pigarreia. Vestindo apenas fralda, babador e meias vermelhas, o pequeno quase cai para o lado enquanto ri.

• O pequeno não consegue parar de rir ao receber cócegas de seu... cachorro. Isso mesmo: quem brinca com o menino é o mascote - um cão mais alto que o próprio bebê.

• Aparentemente, assistir ao pai jogando golf no vídeo-game Wii, da Nintendo, é hilário para Theo. A mãe do menino também se diverte ao ouvir as gargalhadas do filho.

• Só de olhar para o pequeno, vestido com uma camisa listrada, mas com a boca toda melecada, o sorriso aparece. Quando ele começa a ter um ataque de riso então...

• O vídeo do Ethan já foi visto mais de 34 milhões de vezes. Não é pra menos: o bebê cai de tanto rir quando o pai rasga o jornal.

• Cara a cara, os gêmeos se divertem: quando um bebê pára de rir, o começa de novo. Parece que a gargalhada não vai acabar tão cedo...

• Tentando imitar os barulhos que a mãe faz, o bebê se assusta com ele mesmo. A mãe não consegue segurar a risada. Veja se você consegue!

• Ao ver sua mãe imitando-o engatinhar pela casa, Luke solta uma longa gargalhada, e até dá tapinhas na própria perna.

• O bebê não consegue parar de rir enquanto o pai...arrota. A mãe tenta se defender, declarando que eles não fazem sempre isso no jantar. Os internautas se dividem: uns acham melhor que a mãe pare de incentivar esse comportamento, outros apóiam a atitude porque a risada do bebê é “muito bonitinha”.

• Com sete meses e meio, Zoe cai de tanto rir quando o pai se joga na cama dando gritinhos. A pequena fica tão ansiosa para ver a palhaçada que não pára de mexer as mãozinhas e os pezinhos.

• Para esse bebê, a graça é ver enquanto sua irmã desce pelo escorregador e cair direto na piscina.

• Imagine uma mistura de risada de bebês, com uma música de batida forte e várias fotos de crianças. O resultado é esse aqui...

• O ator mirim muda totalmente sua expressão quando o pai pede “Me dê o olhar diabólico”. Depois, todos caem na gargalhada, incluindo o pequeno.

• A palavra poopy, que a mãe usa na frase poopy diaper (fralda suja) parece ser um botão para fazer a pequena rir.

• O bebê dá uma risada bem particular ao bater a mamadeira na mesa. Uns falam que soa como o Alvin, do filme Alvin e os Esquilos, outros como o Bob Esponja. Forme a sua opinião também.

• Os irmãos se divertem ao ver a mãe cair. Ela tropeça três vezes, e os dois morrem de rir em todas elas.

• O bebê se diverte procurando com seu pai pela mãe. Quando eles a encontram, Bode não acha mais graça.

• O pai de Ben faz cócegas no pequeno enquanto ele dorme, e ele começa a rir e acorda. Mas assim que o pai pára com a brincadeira, o bebê cai no sono de novo.

• Está na hora de dormir, mas o bebê está bem agitado: quando o pai fala a palavra “bort”, ele não consegue segurar a gargalhada.

• Por três minutos a mulher diz a mesma frase: “Então a bruxa disse: Bu!”, e por três minutos as crianças não param de rir.

• O bebê se diverte pulando, enquanto a mãe grava a diversão. Mas é quando ela deixa cair a câmera que ele não consegue controlar a risada.
http://www.revistapaisefilhos.com.br/voce-viu/1067/para-gargalhar

Doutor Risadinha destaca em MEDICINA DO RISO: Os benefícios do Humor na Artrite Reumatóide

Olá Turminha do Riso, tudo beleza? Olha o que eu trouxe para vocês hoje: um artigo maravilhoso "Medicina do Riso" postado pelo Dr. Carlos Parolini, contanto uma experiência real vivida por ele recentemente num Congresso Médico nos EUA, na semana de 06/nov, que aliás foi o Dia Nacional do Riso no Brasil, sobre o poder no Riso nas doenças reumáticas. Confiram abaixo:

Medicina do Riso - Da tecnologia dos biológicos até os medicamentos de última geração, o HUMOR encontra espaço no tratamento das doenças. Rir é ainda um ótimo medicamento! Ganha espaço a prática da medicina do riso!


Desde o dia 06/11/2010, tenho participado, em Atlanta, capital da Geórgia – USA, do maior evento de reumatologia do mundo: o ACR SCIENTIFIC MEETING 10. São mais de 15.000 congressistas vindos de todas as partes do mundo.

O que se constata é que a reumatologia vem evoluíndo muito nos últimos 10 anos. (...) Ao lado de toda a tecnologia dos medicamentos futurísticos, um dos temas mais curiosos foi apresentado pelo Dr Neil Shulman, sobre o humor como forma de tratamento coadjuvante ao tratamento tradicional.

Ele salientou a importância do humor na vida das pessoas. Assim como o sorriso, o bom humor no dia a dia produz alterações fisiológicas positivas nas pessoas. Existe uma liberação de substâncias que traduzem em bem estar físico e emocional. Quando a pessoa é portadora de uma doença crônica (artrite reumatóide, por exemplo, o humor tem ajudado na recuperação de sua doença, além de melhorar sua qualidade de vida, tornando a pessoa mais feliz.

O Dr Shulman ganhou atenção nacional em 1991 quando sua autobiografia transformou em filme, DOC HOLLYWOOD, uma comédia romântica estrelando o ator Michael J Fox. Ainda hoje, o Dr Shulman é listado como professor de medicina interna da Emory University School of Medicine em Atlanta, escreve livros e artigos científicos. Realiza palestras pelo país, conscientizando o público sobre o valor do humor na manutenção da boa saúde e combate ao stress; além de ensinar as crianças a não terem medo dos médicos. Estar perto de pessoas bem humoradas, alegres e divertidas, enfatiza ele, faz muito bem. (...). (Postado em 10/11/10 pelo Dr. Carlos Eugênio Ribeiro Parolini, médico reumatologista, acupunturista e termalista)
http://saudenastermas.wordpress.com/2010/11/10/a-medicina-do-riso/

sábado, 6 de novembro de 2010

MENSAGEM DO SORRISO PARA COMEMORAR O DIA NACIONAL DO RISO (6/NOV)

  Esta mensagem foi postada hoje no blog do Padre Marcelo Rossi, em comemoração ao Dia Nacional do Sorriso (6/novembro)


O sorriso

Um sorriso tem a força de muitos remédios,
quando o recebemos no leito de um hospital,
quando estamos solitários na doença.
Um sorriso tem o poder de reabilitar as forças,
quando estamos desistindo de alguma coisa,
quando a nossa vontade é vencida pelo desânimo.
Um sorriso tem o dom de acalmar;
a criança que chora, mesmo com fome,
o idoso que se lamenta, mesmo diante da dor,
o homem angustiado, mesmo diante da humilhação,
a mulher desenganada, mesmo diante da cirurgia,
ao animal ferido, mesmo abandonado,
ao cristão abatido, mesmo sem fé,
ao servo humilde, mesmo diante das injustiças.
O sorriso é a porta aberta da felicidade interior,
é dádiva que ilumina não apenas o rosto, mas toda a alma,
é um bem sem preço, que estimula o que recebe,
alimenta quem o dá, e toca sinos lá longe, lá no alto,
direto e sem mistérios, o sorriso é como luz,
é mensageiro divino de uma força amiga,
de um amigo que tudo vê, o amigo Jesus.

NO DIA NACIONAL DO RISO (06/NOV) DOUTOR RISADINHA PRESENTEIA O ESTADO DE SÃO PAULO COM O INÉDITO ESPAÇO DO RISO

São Paulo ganha espaço dedicado ao riso
No Dia Nacional do Riso, o bairro Santana, zona norte da capital paulistana, será o primeiro a ganhar local exclusivo para gargalhadas

São Paulo vai ganhar em novembro um espaço completamente dedicado ao riso e ao bom humor. No próximo dia 06 Marcelo Pinto, chamado Doutor Risadinha vai realizar um grande sonho: inaugurar o Espaço do Riso. Localizado no coração de Santana, zona norte da cidade, o Espaço será um local voltado à tudo aquilo que tem algum tipo de ligação com a gargalhada: desde palestras, consultorias, lojinha, Clube da Gargalhada de São Paulo e até ginásticas do riso. Segundo ele, o principal objetivo é “reduzir a desinformação sobre os benefícios do riso, ajudando a melhorar a capacidade intelectual, a vida social e afetiva e até a saúde e a vida econômica das pessoas. Trazer inovação total no desenvolvimento pessoal de cada um.”

A partir do primeiro final de semana de novembro quem decidir conhecer o Espaço do Riso encontrará diversas atividades dedicadas à alegria, bom humor, descontração e, é claro, muita risada. Será possível assistir palestras rápidas de 30 a 60 minutos sobre o poder do riso no dia-a-dia, comprar artigos e livros sobre o riso, divertir-se com os espelhos destorcidos e ainda, dentre diversas outras atividades, assistir ao programa “Sorria e tenha um bom dia”, apresentado pelo Doutor Risadinha.

O Espaço do Riso funcionará inicialmente as segundas, quartas e sextas das 13h até 19h e aos sábados, das 10h às 16h. O endereço é Rua Leite de Morais, 42 – sala 17, esquina com a Rua Voluntários da Pátria, a apenas alguns metros do Metrô Santana.


Doutor Risadinha

A personagem Doutor Risadinha surgiu a partir dos estudos teóricos do riso feitos por Marcelo Pinto no inicio dos anos 2000. Estes estudos o motivaram a experimentar como o riso funcionava na vida prática das pessoas, então ele iniciou suas atividades com um trabalho voluntário em hospitais para crianças e acompanhantes. Posteriormente, a boa aceitação do público o fez adaptar este material para palestras em empresas, escolas, hospitais e etc.

Hoje Marcelo Pinto, que é advogado e palestrante, já escreveu um livro, “Sorria, você está sendo curado”, apresentou o inédito programa de Tv Web “Sorria e tenha um bom dia”, certificou-se como Líder do Riso fundando o Clube da Gargalhada de São Paulo e é o criador e alimentador do site www.doutorrisadinha.com e do blog Espaço do Riso no http://doutorrisadinha.blogspot.com/, onde quase que diariamente ele posta temas ligados ao riso, alegria e bom humor nos diversos ramos da sociedade, buscando manter sempre o riso na pauta do dia.

A ABEU

A ABEU Comunicação é uma assessoria de imprensa formada por jovens profissionais que se integraram durante o período acadêmico. Seu foco está em micro e pequenas empresas que desejam ter a mídia como ferramenta ativa de trabalho. A agência fornece os serviços de relacionamento midiático, monitoramento de notícias e desenvolvimento de estratégias de comunicação.

Camila Carvalho
ABEU Comunicação
 (11) 7739-2092