Olá Turminha, tudo belê? Lendo a revista Você S/A desta semana me deparei com uma matéria muito interessante e que vem de encontro com o que temos defendido neste Blog, que é o Poder do Otimismo não só em nossa carreira profissional, mas no ambiente corporativo em que vivemos.
Trata-se da matéria "As 8 atitudes de sucesso", produto da pesquisa que a consultoria americana McKinsey conduziu "com mais de 140 presidentes com o objetivo de mapear quais aptidões comportamentais fazem a diferença para que um profissional encontre satisfação pessoal no trabalho e, consequentemente, entregue melhores resultados. Segundo a consultoria, os líderes mais inspiradores têm, pelo menos, duas das cinco seguintes características bem desenvolvidas e reconhecidas por subordinados, colegas e chefes: i) atribuem significado ao trabalho; ii) são otimistas; iii) estabelecem conexões com pessoas diferentes; iv) têm capacidade de engajar os outros e, v) mantém a energia em alta."
Notem que o Otimismo está dentre as 8 atitudes de sucesso, e devemos entendê-lo como "Pensar Positivo". "Encarar as situações de crise com uma atitude positiva rende bons frutos. Os otimistas criam melhores soluções para resolver os problemas do trabalho. Isso porque, segundo o estudo da consultoria, o medo que surge, com o pessimismo faz com que o cérebro crie apenas raciocínios de sobrevivência e pare de exergar as possibilidades reais para contornar situações adversas Quem é otimista se sente mais bem preparado para encarar riscos e liderar mudanças. (...) Mas cuidado: o otimismo é bom desde que seja responsável e distinto da ingenuidade"
CONCLUSÃO DO ESTUDO: 75% DOS GESTORES QUE SE DECLARAM OTIMISTAS SE SENTEM PREPARADOS PARA LIDAR COM MUDANÇAS. O NÚMERO CAI PARA 15% ENTRE OS PESSIMISTAS.
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