Olá Pessoas risonhas, tudo bem? Para mentira mas o Carnaval 2012 já está chegando.... Encontrei uma escola de samba muito interessante: A Flor de Lótus. Ela irá participar do Carnaval Virtual de 2012 (Vivendo e aprendendo! Eu não sabia que existia esta modalidade de Carnaval!!!!). Tudo muito interessante, assim com será o tema desta escola: ABRAM ALAS PARA O RISO, cujos autores são Sandro Batista e Osvaldo Junior . Muito legal, heim! Acompanhem abaixo a sinopse da Flor de Lótus, publicada ontem (27/10) pela Redação SRZD – Carnaval Virtual.
"ABRAM ALAS PARA O RISO"
A Flor de Lótus apresenta no carnaval 2012 o enredo "Abram alas para o riso", trazendo para a avenida uma visão artística da história da comédia, abordando sua forma e seu papel na sociedade nos diversos períodos da história.
Setor 01 - Celebração Grega - Cultos a Dionísio
A comédia nasce para o teatro na Grécia Antiga, em meio aos cultos ao deus Dionísio, tal qual o deus, que nasceu e renasceu, o teatro se fez assim de duas formas: a comédia e a tragédia.
Setor 02 - A Comédia Romana
A comédia romana se desenvolve baseada na idéia de que ela não precisa estar obrigatoriamente associada à obtenção do riso, mas sim ao prazer das pessoas em assistir aos espetáculos e a partir deles rir. Assim nasce a tragicomédia, que causavam divertimento no povo através de situações que afetavam aos outros. As criticas surgidas nessa época em relação à religião não agradam a Igreja, que ganha força com o início da Idade Média e proíbe a comédia.
Setor 03 - A Commedia Dell’Arte e a Comédia de costumes
Com o fim da Idade Média, o homem avança e ao povo ganha mais força, a comédia então ressurge, revigorada, meio que inocente retratando situações do cotidiano, o fazer rir de si próprio, dos efeitos comuns. Surgem a Commedia Dell’Arte - teatro cômico de improviso - e a Comédia de costumes, que ridicularizava os modos, os costumes e a aparência através da visão satírica da sociedade.
Setor 04 - O mundo em preto e branco - A Comédia no cinema
A Comédia segue mudando de estilo e de cenário, ganha espaço no cinema, com a arte muda e em preto e branco de Charles Chaplin. A comédia combate regimes! É o rir do que parece não ter graça. Mostra a verdade, mesmo que doída. Surge também a comédia pastelão, onde tudo é motivo de graça: o "Gordo" porque é gordo e o "Magro" porque é magro. Os três patetas e suas trapalhadas tão comuns a qualquer um.
Setor 05 - Chanchada e Pornochanchada - Um espetáculo brasileiro
A função da comédia de fazer rir "com" e não "de" ganha força no Brasil também, através das chanchadas. O achar graça de tudo o que é errado, mas está ali, como a mais pura verdade toma conta. É o libertar-se das amarras, o escracho nacional, a tipificação do matuto, a graça do crioulo, do feio, do pobre, do caipira, do matuto, do Brasil.
Setor 06 - O Pasquim - A Comédia que não se cala!
A Comédia também reflete a realidade, é o grito da liberdade, o "pasquim" que anuncia que a política vai mal e que tudo é normal! É a charge exagerada, a caricatura, o exagero do defeito, que nos faz rir de nós mesmos.
Setor 07 - Os comediantes fazem graça - A Comédia Popular Brasileira... Sorria!
Descobrimos-nos a cada momento comediantes, fazedores de riso! Descobrimos a genialidade do artista comum, do meio do povo, que faz graça imitando a um e a outro, tipos comuns que se vê em qualquer canto, em qualquer lugar, em qualquer espelho. Assim é a comédia, quando rimos, fazemos graça mesmo quando temos milhões de motivos para chorar...
Aos compositores - Apesar da cronologia histórica do enredo, a escola visa fazer um desfile leve, mostrando que a comédia vive além da época em que está, através da sua natureza artística. Dessa maneira, o samba não precisa necessariamente seguir a cronologia do enredo, mas sim mostrar a comédia através da sua face artística, do simples, puro e inocente, como o verdadeiro riso. Dêem asas a imaginação e abram alas para o riso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário