Turminha do Riso, tudo belê? Vejam que matéria interessante postada por Letícia Resende em 15 de março no site http://hypescience.com/seja-mais-feliz-para-viver-mais/ . Trata-se de uma fonte científica que comprova o poder do bom humor e da positividade em nossa saúde e longevidade. O título é:
Seja mais feliz para viver mais
O estudo publicado na revista científica Applied Psychology: Health and Well-Being argumentou ser mais fácil ligar a atitude positiva à boa vida e a vida longa que ligar a obesidade à redução da longevidade. “Fiquei quase chocado e, com certeza, surpreso de ver a consistência dos dados”, disse o líder da pesquisa, Ed Diener, professor emérito da Universidade do Illinois.
Diener disse que algumas revisões diziam o contrário, “mas a esmagadora maioria suporta que a felicidade está associada à saúde e à vida longa”. A consulta consistiu em oito tipos diferentes de estudos a longo prazo e testes experimentais em humanos e animais.
Um deles era sobre 5 mil universitários que foram acompanhados por 40 anos. Entre eles, os pessimistas tenderam a morrer mais cedo. No laboratório, atitudes positivas pareceram aliviar o nível de hormônios ligados ao estresse, aumentar a função imunológica e ajudar o coração a se recuperar depois de um esforço.
Com os animais que viviam em condições estressantes como em jaulas ou gaiolas lotadas tinham o sistema imunológico fragilizado e eram mais susceptíveis a doenças cardíacas. Estes também morreram mais cedo que os outros.
O professor disse que os responsáveis por campanhas de saúde pública poderiam mudar um pouco os slogans. Além de divulgar os malefícios da obesidade, do cigarro, dos hábitos alimentares, eles deveriam adicionar “seja feliz e evite mau-humor crônico e depressão”.
Fonte: Reuters - versão original:
Nenhum comentário:
Postar um comentário