segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Doutor Risadinha concorda com Susan Sparks: Riso, Alegria e Espiritualidade devem andar juntos. Amor é sinônimo de Alegria!

Olá Pessoal, tudo beleza? Trago para vocês um artigo publicado no New York Times, que encontrei neste domingo, 12 de dezembro de 2010, sobre uma Pastora humorista que faz enorme sucesso afirmando que RISO, ALEGRIA E ESPIRITUALIDADE andam juntos. Ela se chama Susan Sparks e era advogada. Qualquer semelhança com o Doutor Risadinha é mera coincidência!!! Gostei muito do artigo, pois ele vem reafirmar uma posição que sempre defendo, qual seja, de que a Religião deve andar de mãos dadas com a Alegria e Diversão, pois não podemos conceber o Amor separado da Alegria. Confiram a seguir esta maravilhosa matéria sob o título "Servindo a Deus com humor e consultoria legal".

Foi necessário uma viagem de dois anos ao redor do mundo para que Susan Sparks conseguisse identificar sua missão de vida: encontrar o lado engraçado da religião.

Quinze anos atrás, a hoje pastora Susan Sparks sequer frequentava a igreja. Era uma advogada do Citibank, elaborando contratos e fazendo defesa de processos. Tarde da noite, exercitava seu talento natural para fazer as pessoas rirem, apresentando shows de comédia stand-up em clubes pequenos de Manhattan.

Mas quando ia para a cama à noite, Sparks sentia uma falta de sentido na vida: “Meus pais me ensinaram a deixar as coisas melhores do que as encontrei”, lembra ela. “Costumava me deitar e pensar ‘O que eu deixei melhor hoje?’” Então, decidiu largar seu emprego, arrumou as malas e partiu para encontrar sua verdadeira vocação.

“Fui criada de forma muito conservadora – e alienante – na tradição Batista do Sul dos EUA. Aquilo era tudo o que conhecia”, disse Sparks. “Eu queria me aprofundar em novas religiões”.

Ela passou algum tempo vivendo com uma família hindu na Índia, meditou com os monges budistas no Nepal e visitou um imã muçulmano no Cairo. No entanto, a virada aconteceu no orfanato de Madre Teresa de Calcutá, onde conheceu uma criança surda de 5 anos chamada Anna. Sentada no colo de Sparks, Anna colocava o ouvido contra o peito dela. Sparks riu e Anna, sentindo as vibrações, gritava de alegria. “Fizemos isso durante horas”, diz Sparks. “Foi como se Deus me desse um sinal: “Riso e espiritualidade andam juntos!”

De volta à Nova York, matriculou-se em um seminário, com a esperança de poder usar seu senso de humor para ajudar as pessoas a verem o divino de forma mais alegre.

Desde 2000, Sparks é parte do ministério pastoral da Igreja Batista de Madison Avenue, pregando sobre temas como “O que os cristãos podem aprender com os fãs de Elvis”. Ela garante: “Eles acreditam que o seu rei está vivo, queridos, todos nós podemos ter um pouco mais desse tipo de fé”.

Em maio deste ano, Sparks publicou seu primeiro livro, Laugh Your Way to Grace [Rindo depois de entender a Graça]. “Se você consegue rir de si mesmo, poderá perdoar-se”, diz ela. “E se você consegue perdoar a si mesmo, então poderá perdoar os outros.”

Quando a agenda de sua igreja permite, Sparks percorre o país com o rabino/humorista Bob Alper e o comediante muçulmano Azhar Usman, usando a religião como base para seu show. Em seu repertório, ela brinca com assuntos que são tabus para muitos cristãos, como o sexo.

Sparks explica que humor e ministério fazem a mesma coisa. “Ambos ajudam as pessoas a sentirem-se menos sozinhas. Isso é algo que traz cura.”

http://www.genizahvirtual.com/2010/12/pastora-humorista-faz-enorme-sucesso.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Genizah+%28Genizah%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário