"Impreciso, diria misterioso, indecifrável riso de mulher...” (Olhar 43 - RPM)
No dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Neste dia, do ano de 1857, as operárias de uma indústria têxtil em Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas diárias. Mas infelizmente por ordem de algum maluco, elas foram fechadas na fábrica quando se iniciava um incêndio. Resultado: 129 delas vieram a falecer.
Então em 1910, na II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas realizada em Copenhague, na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o dia 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". Somente em 1975, mais de 100 anos depois daquela tragédia, esta data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas/ONU.
Aproveitando a merecida comemoração desta data, gostaria de presentear-lhes com informações sobre a amigável relação da Mulher com o Riso, sendo o enigmático “Sorriso de Monalisa”, obra do pintor Leonardo Da Vinci, um dos sorrisos femininos mais famoso e indecifrável até hoje.
Monalisa ou Gioconda, chamava-se Lisa Gherardini, esposa do rico mercador florentino Francesco Del Giocondo, 19 anos mais velho do que ela. Existem várias interpretações sobre o seu sorriso. Alguns afirmam que Da Vinci contratou pessoas que cantavam e tocavam para manterem Monalise alegre e que ele levou 4 anos fazendo o trabalho, sendo que jamais chegou a concluí-lo como desejava, pois o marido dela ficou impaciente com a demora, proibindo-a de continuar posando, e ainda por cima, não pagou pela obra.
Já o escritor argentino Rubén Delauro, informa existirem autores que acreditam encontrar em “Gioconda” um autoretrato de Leonardo da Vinci representado como mulher, pois na época sentia-se impossibilitado de mostrar ao mundo suas verdadeiras tendências homossexuais. E você o que acha?
O Som do Riso Feminino. Segundo a psicóloga e pesquisadora do comportamento humano Mariana Funes, a risada das mulheres têm uma freqüência mais elevada (cerca de 502 hertz) do que os homens (cerca de 276 hertz). Para constatar isso na prática, preste atenção durante o almoço, por exemplo, às mesas onde só há colegas mulheres sentadas. Notem que é muito diferente da mesa dos homens, pois nós, com o receio de perdemos a “seriedade”, nos tornamos mais reservados e camuflados.
Eu acho que as mulheres são mais predispostas ao riso. Um estudo proveniente da França, concluiu isso, quando constatou que 30% das mulheres riem às gargalhadas 2 ou 3 vezes ao dia, contra os homens que não chegam a 20%. Estatísticas mostram que 93% das mulheres respondem com um riso a outro riso, contra apenas 67% dos homens.
Outras estatísticas mostram que 72% das mulheres riem instantaneamente pelo riso de outras pessoas (contra 56% dos homens) e 58% respondem por cócegas (contra 43% dos homens). Parece que as mulheres riem muito mais quando estão na presença dos homens e estes dizem mais piadas na presença das mulheres. Daí um dos por quês do dito popular: “Eles nasceram um para o outro”.
Boa Notícia. O Riso Emagrece: Foi apresentada no 14º Congresso Europeu Anual sobre Obesidade realizado em 2005, uma pesquisa realizada na Univ. Vanderbilt, EUA, que constatou que 10 a 15 minutos de boas risadas queimam aproximadamente 50 calorias (equivalente a uma barra média de chocolate), ou seja, 2 kg por ano. “Os participantes queimaram 20% a mais de calorias quando deram gargalhadas do que quando não deram”, disse Maciej Buchowski, chefe do estudo e professor de Bionutrição.
O endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Dr. Márcio Mancini, reforça que “o riso está relacionado a contrações no diafragma e ao aumento no consumo de oxigênio. E essa atividade ajuda a queimar calorias”. E é verdade, pois se eu não desse tantas risadas, já estaria pesando mais de 100 kgs, por que sabem qual é o meu prato preferido: o fundo.
Outra Boa Notícia. O Riso Rejuvenesce. Levar a vida de maneira bem humorada, além de fazer bem para a nossa saúde, ainda funciona como um excelente remédio poderoso contra o envelhecimento da pele. Ao contrário, quando ficamos nervosos, ansiosos ou angustiados, acabamos contraíndo a musculatura do rosto e com o tempo, desenvolvemos as rugas e aceleramos o processo de degeneração da pele.
As mulheres vivem dizendo que não dão muitas risadas porque senão ficam cheias de rugas. Isso já era, pois na verdade o movimento muscular facial e a irrigação sanguínea que o riso e o sorriso produzem é que desenrrugam.
Comenta Marcius Mattos Ribeiro Luz, acupunturista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), "ao sorrir, relaxamos, aliviamos a tensão e colocamos para trabalhar as dezenas de músculos que respondem pelas expressões faciais". Isso melhora a tonicidade e diminui a flacidez da pele.
O sorriso também melhora a vascularização e a oxigenação da pele, deixando-a com uma aparência mais jovem e nutrida. O dermatologista Otávio R. Macedo (SP) concorda: "Rir é uma boa maneira de conservar a beleza. O bom humor dá um brilho ao olhar que ilumina o rosto e deixa qualquer pessoa mais bonita".
E para as mulheres que tem dificuldades para dar umas gargalhadas, eu termino com uma Ótima Notícia: é que já existe no mercado dermatológico, um produto da neurocosmética, à base de extratos de plantas com ação semelhante à da endorfina (hormônio da alegria), chamado: fitoendorfina, que visa melhorar o estado de ânimo da pele, ajudando a retardar o seu envelhecimento.
“Nas duas faces de Eva / a Bela e a Fera / um certo Sorriso / de quem nada quer ...” (Cor de rosa choque – Rita Lee)
Visite o Site: www.doutorrisadinha.com.br e
SORRIA E TENHA UM BOM DIA